sexta-feira, 30 de maio de 2014

         O Método de Shri Mahaprabhu Para Pregar Raganuga Bhakti

A questão que surge é como Cheitanya Deva outorgou Vraja Prema bhakti para as Jivas da Kali yuga? Como podem as pessoas contemporâneas como você e eu receber essa especial bênção hoje, mais que há quinhentos anos? A resposta está claramente esboçada na citação anterior do verso de Shrila Kaviraja Gosvami:

Rasa asvadite ami kaila avatara
Prema rasa asvadila vividha prakara
Raga marga bhakta-bhakti kore je prakare
Taha sikhaila lila acaran dvare
C.C. Adi-4

Tradução:

     “Eu vim para apreciar as doçuras transcendentais. Vou assim saborear muitas formas de Vraja prema rasa. Estabelecendo o exemplo no saborear dessas doçuras através de Meu lila, ensinarei Raganuga bhakti, mostrando o padrão de um Raganuga bhakta, pessoalmente.”
O mistério do aparecimento de Shri Gouranga jaz aqui. Levando Seus associados confidenciais com Ele, o Senhor provou uma e outra vez a essência de Vraja Prema. Seus pitorescos lilas podem roubar as mentes daquelas pessoas afortunadas que os ouvem. Ao mesmo tempo, Shri Gouransundara nos tornou elegíveis para compartilhar o gosto da divina rasa.

Apani korimu bhakta bhava angikar
Apani acari dharma shikaimu sabare
C.C. Adi-3

Tradução:
       Shri Cheitanya Mahaprabhu disse:
      “Eu assumirei o estado mental de um bhakta e assim fazendo, pregarei dharma ao mundo.”
Um ponto interessante aqui é que o Senhor pessoalmente atuou como um pregador de Raganuga bhakti; e assim fazendo assumiu o papel de Jagat Guru. No estado mental de um devoto, Shriman Mahaprabhu executou todos os processos de sadhana que tornam a pessoa elegível para saborear Vraja Prema bhakti, e também inspirou Seus associados para darem igualmente, tanto quanto possível um exemplo ideal para todos.
Através de Sua Rasa Lila e passatempos afins, Shri Krishna mostrou o que é estar aspirando ao reino espiritual, enquanto nosso Gouranga, apresentou os meios para se entrar naqueles passatempos. Com essa compreensão, os devotos podem naturalmente, ansiar as doçuras de Vrindavana e compreender a vantagem de adotar Rupanuga sadhana bhakti. Esse é o comportamento misericordioso de Gourasundara. Enquanto que no Vraja Lila a karuna do Senhor foi exibida em sua fase inicial, essa mesma karuna agora amadureceu o seu fruto nos passatempos de Gouranga.
Alguém pode indagar: ‘De que maneira se relacionam Kali-Yuga-Dharma e Hari Nama Sankirtana?”
A resposta para essa importante questão é que o Senhor não ensinou os princípios de Raga bhakti separados da prática de Harinama. Na verdade, Ele pessoalmente executou Sankirtana. Esse Sankirtana-yajna é exigido para quem seriamente deseja a completa misericórdia do Senhor. Que fique bem claro que Sankirtana é uma ramificação essencial tanto de Vaidhi quanto de Raganuga sadhanas. Na realidade kirtana assume um estilo distinto na tradição Raganuga que é mais poderoso para despertar prema no coração de seus praticantes. Esse siddhanta é apoiado por Shrila Sanatana Goswami em Seu Brihad Bhagavatamrita (2/5/219) como se segue:

Sad dhitad braja krida dhyan gana pradhanaya
Bhakhya sampadate prestha nama sankirtanojjvalam
Tasam braja kridanam bhagavad gokula lilanam dhyanam
Cintanam, ganam sankirtanam te pradhane mukhya
Jasyaastaya bhaktya nava prakaraya prema
Sampadyate susiddhanti genetuykya nama sankirtane
Praptehapi nija priyatama nama sankirtanasya
Premantaranga-tor sadhantvena punarbisesena nirdesha

Tradução:

“Pensamento, meditação e kirtana do Vraja Lila de Shri Krishna são chamados como ‘prema antaranga sadhana’ ou o melhor meio para despertar prema. Mais especificamente no que concerne a kirtana, os nomes do Ista-devata de alguém (os nomes do Senhor que atraem especificamente o coração do devoto) são mais efetivos no despertar de prema.”