domingo, 22 de março de 2015

Um exame geral de Bhakti
(Em formato simples para leigos)

 
A tradição de raganuga-bhakti da escola Gaudiya Vaishnava é, entre muitas religiões devocionais da Índia, a única em seus aspectos. Neste texto, estudaremos os mistérios deste belo caminho de compreensão do amor extático pelo Senhor Supremo, também conhecido como prema.
Esta apresentação em formato simples, para ser entendida por não-iniciados, está baseada principalmente nos trabalhos de Sri Rupa Gosvami, Sri Jiva Gosvami, Sri Krishna Das Kaviraja, e Srila Visvanatha Cakravarti.
 
A palavra  “raganuga” literalmente significa ”seguir com apego amoroso” devoção amorosa direcionado a Deus.
Bhakti é dividida em três importantes categorias de acordo com o desenvolvimento.
  

O estagio inicial de pratica (sadhana) é o momento em que o aspirante começa a cultivar seu relacionamento com Deus. Pratica é compreendida da seguinte forma:
“Aquilo que é realizado através dos sentidos funcionais e através do qual o amor devocional é obtido, chama-se devoção em pratica (sadhana-bhakti). O aparecimento de um perfeito sentimento eterno dentro do coração é conhecido como estagio de perfeição pura”.
 
Com o amadurecimento da pratica, um especifico sentimento de amor (bhava) surge no coração do sadhaka.
  
“Uma distinta manifestação de divina existência, similar ao raio do sol de prema,  suavidade da consciência misturada com diferentes emoções puras – define-se como bhava.”
  
Sentimentos iniciais de amor a Deus são de cinco tipos, (1) pacifico, relacionamento neutro, (2) afeição de um servo, (3) afeição de amigo, (4) afeição de parente, (5) afeição de consorte, esposa ou amante. Com o cultivo continuo de um destes sentimentos, uma refrescante e maravilhosa experiência de amor a Deus (prema) é despertada.
   
“Quando Bhava suaviza o coração, este o capacita com uma abundância de sentimentos de posse em relação a Ele, sendo de natureza extremamente intensa, os sábios denominam isto de prema”
   
Deus, sendo o reservatório infinito de amor, é naturalmente o objeto de variedades de sentimentos amorosos individuais. Ele aparece para cada um em uma forma particular da qual o devoto sincero anseia por Seu darsana (visão). 
 
#ConsciênciaDespertaPREMA  #Prema