domingo, 1 de junho de 2014

Néctar de Srila Bhaktivinoda Thakur

Em seu livro, Sharanagati, Srila Bhaktivinod Thakur explicou o  Namastakam, as oito preces em glorificação ao Santo Nome escritas por Rupa Goswami. A descrição toda é feita com muita beleza.

Ele escreve: "Meu coração é como um deserto, quente com os raios do sol. Esta é a minha condição mental interna. O desejo por coisas mortais não pode me satisfazer pois, por natureza, produz a morte. E não são apenas um ou dois mas milhares de tais desejos produtores de morte que se alojaram em minha mente. Desse modo, a minha região subconsciente está sempre ardendo. Essa é a minha condição

"Mas de algum modo, pela graça do sadhu e do guru, o Santo Nome de Krishna com seu prospecto infinito penetrou os orifícios de meus ouvidos e chegou ao plano de meu coração. E lá, com alguma esperança peculiar, com possibilidades infinitas e auspiciosas, tocou meu coração com um novo tipo de néctar.

"Uma nova esperança é ativada por esse som que, à força, provém do coração rumo à língua. Não é que pelo esforço de minha língua eu estou produzindo esse som­ não! Aquilo que veio do coração de um santo através de meu ouvido, entrou em meu coração, e é isso que forçosamente apareceu em minha língua, e começou a dançar. Esse é o Santo Nome propriamente dito. Descende do alto. Não pode ser produzido pela forma material desta língua. Tem uma origem superior.