quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Quem é Autoridade na Ciência Védica?

No capítulo 15, texto Sete do Bhagavad-gita, o mais conhecido compêndio de instruções védicas em todo o planeta, Sri Krsna, o Supremo Absoluto (ou Deus, na linguagem ocidental), instrui:

sarvasya caham hridi sanisvisto
mattah smritir jñanam apohanm ca

"Estou sentado no coração de todos os seres vivos, e de Mim (DEUS) vem a recordação, o conhecimento e o esquecimento."

No verso acima está descrita a intuição pura, e ela é muito importante para quem manipula a ciência védica.   Mas ela deve ser adequadamente compreendida.  Podemos definir a intuição como uma orientação sutil vinda do interior, da Superalma divina localizada dentro do nosso coração.

É por essa razão que o Bhagavad-gita e muitos outros textos antigos afirmam que o instrutor seja uma pessoa religiosa de hábitos limpos, e que pratique algum tipo de sadhana ou exercício purificador, tal como a recitação diária dos mantras recebido de seu guru (mestre), cuja prática o tornará receptivo às instruções vindas do Supremo Absoluto, que se manifesta como Superalma no seu coração.

Os textos sagrados também alertam que o conhecimento védico só pode ser revelado por um mestre genuíno que esteja numa sucessão discipular fidedigna, em sânscrito denominada de parampara. 

Ao contrário do método ocidental, cujo aprendizado é feito usando os seus sentidos imperfeitos (não purificados), os estudantes da ciência védica recebem a instrução de forma distinta através da iniciação, momento em que o guru (mestre espiritual) concede diksa (conexão) ao discípulo e vai paulatinamente lhe transferindo shakti (poder espiritual, energia espiritual), na medida em que o discípulo avança em sua purificação praticando com sinceridade o seu sadhana (práticas devocionais) e cumprindo com votos feitos ao mestre no dia da sua iniciação.

O estudo acadêmico da ciência védica, de acordo com os próprios vedas, e corroborado pelos mestres védicos, não confere autoridade e nem conhecimento fidedigno a tal praticante.  O que dizer do aprendizado retirado de livros, de fontes duvidosas, ou de cursinhos preparatórios de caráter puramente mercantil?

- o -
Autor: Swami B. S. Radhanti Maharaj é discípulo de Srila Govinda Maharaj, que é discípulo de Srila Sridhar Maharaj, que é discípulo de Sirla Saraswati Maharaj, que é discípulo de Srila Gaurakishora Dasa Babaji, que é discípulo de Srila Bhaktivinoda Thakur, que é discípulo de Srila Jaganatha Dasa Babaji..., e assim por diante, numa sucessão que se iniciou há 5.000 anos com o próprio Sri Krsna e foi restabelecida no século XV pelo mais magnânimo de todos avatares, Sri Chaitanya Mahaprabhu, conhecido como Gauranga, o Avatar Dourado de Amor Divino.

PS:  A nota referente ao autor foi escrita pelo jornal.