quarta-feira, 11 de junho de 2014



A forma do Senhor Jagannatha

Certa noite Si Krishna dormia no Seu palácio em Dvaraka (atual Gujarat), quando as rainhas ouviram Krishna gritar: ‘Onde está Radha, minha querida?’
Assim Sri Krishna começou a chorar e o choro era tão intenso que Rukmini, a chefe das Rainhas, tocou Seus pés acordando-O.   Elas perguntaram por que Ele chorava e por quem?
Sri Krishna sentiu-se envergonhado em responder e simplesmente disse que não sabia o porquê, nem se lembrava do que se tratava e voltou a dormir.
As Rainhas, naturalmente, não ficaram satisfeitas com essa resposta evasiva.
Elas conversaram entre si:
- ‘Bem, o que pode ser isso, quem pode ser essa senhora afortunada que conseguiu capturar o coração de nosso Senhor? Ela deve ser milhares de vezes mais agradáveis do que todos nós. Nós todas somos princesas de sangue real em nossas veias, não somos inferior a nenhuma mulher neste mundo. Como pode ocorrer que nosso Senhor tenha se apaixonado por outra mulher? Isso é muito estranho. Ele pensa nela durante o dia e sonha com ela a noite. Que beleza será esta que nos atira nas sombras e ganha o coração de Krishna?’
Rukmini, então, contou que ouviu falar de uma tal de Radharani, uma camponesa de Vrindavana que Krishna se apaixonara antes de vir para a cidade.
Talvez Ele estivesse pensando nela e não a esquecera mesmo na companhia de todas as rainhas.
Satyabhama a mais espirituosa entre as rainhas dizia que não era possível que ele preferisse uma guardiã de ovelhas a galáxia de princesas de seu próprio harém. Sugeria que procurassem Rohini, a primeira ministra de Krishna em Dvaraka, pois ela estava em Vrindavana e sabia de tudo que havia acontecido lá.
A manhã chegou.   Sri Krishna banhou-se e foi atender a Corte. Ele retornou, sentou-se para o almoço com Uddhava, o primeiro ministro em Dvaraka, e Seus amigos, descansou um pouco e após saiu para as audiências da tarde. Este era o momento em que as Rainhas tinham sua folga e aproveitaram-se disso para ir a Rohini.
Elas eram mulheres e estavam com sua feminilidade ferida e com a curiosidade feminina aguçada ao máximo.  Rohini concordou em contar tudo, mas advertiu-as para que alguém ficasse vigiando no caso da aproximação de Krishna ou Balarama.
Concordando elas colocaram Subhadra, a irmã de Krishna como sentinela na porta para que não deixasse que seus irmãos, Krishna e Balarama entrassem até o fim da reunião.  A mãe Rohini sentou no centro e as rainhas a sua volta.
O encanto do encontro era tanto que Krishna e Balarama foram correndo para o local onde encontraram Subhadra como sentinela.
Eles pediram para que Subhadra os deixasse passar, mas ela os avisou que havia recebido uma ordem de mãe Rohini e ninguém poderia passar naquele momento.
Eles tiveram que obedecer e ficaram ali ouvindo a deliciosa conversa da mãe com as rainhas.
Quando Rohini começou a descrever a Rasa Lila, Krishna dançando com Radha e as gopis, sinais e sintomas de amor se manifestaram no físico de Krishna e Balarama e ao ver isso, torrentes de lágrimas correram pelos olhos de Subhadra.
Todos os três caíram em prantos lágrimas copiosas de amor de alegria.
Rohini começou a explicar o auto esquecimento do amor de Radha e Balarama não mais pode se conter. Ele ficou perdido, os seus membros se retraíam.
Rohini falava a cena do prazeroso romance e Sri Krishna também ficou do mesmo modo perdido e Suas mãos e pés se retraíram para dentro de Seu corpo.
Todos os três ficaram paralisados e a própria arma do Senhor Krishna, a Sudarshna, derreteu-se e ficou a distância.
Neste instante chegava Narada com o propósito de ver o Senhor de Dvaraka.
Ele adentrou no harém e foi até a porta e viu algo incompreensível ficando totalmente perplexo.
O que seria aquilo?  Aquelas formas sem mão ou pernas?
Nisso, Rohini mudava o tema da conversa e falava do sofrimento de Radha após a separação. Eles quatro, Krishna, Balarama, Subhadra e a Sudarshna voltaram à forma original.
Narada iniciou suas preces ao Senhor e o Senhor agradecido lhe disse que poderia pedir qualquer bênção.
Narada lhe pediu que explicasse o que ele vira e pediu ainda que essas formas se manifestassem na Terra para que fosse vista por todos sem discriminação.
Sri Krishna lhe concedeu a bênção dizendo que se manifestaria em madeira em Puri atendendo ao pedido do Rei Indradyumna e o pedido de Devi Vimala para que fizesse arranjos para a livre distribuição de mahaprasada.
Esta é a origem da manifestação da forma quádrupla do Senhor Jagannatha.”

(Extraído da biografia de Sri Radharamana Charan Das Babaji Maharaj, sannyasa guru de Barha Baba foi Gourahari Das Babaji, que por sua vez, foi discípulo de Sri Jagannatha Das Babaji)