sexta-feira, 6 de março de 2015

Ensinamentos Nectáreos de Srila Narayana Maharaj
 
A misericórdia de Krsna vem através do guru. Na verdade a misericórdia de Krsna é a raiz, porque é ela quem está no vaisnava.
Baladeva é o akhanda-tattva guru, o guru indivisível e Ele se manifesta como o guru-parampara, portanto a misericórdia está sempre vindo de Krsna, que é o jagat-guru. Krsna está situado no coração como o caitya-guru e então Ele aparece como diksa e siksa gurus.
Srimati Radharani disse para Krsna: “mande alguém ajudar o meu devoto“ e Krsna, por ordem de Radha, foi quem apareceu para Gopakumara, portanto Krsna está fazendo tudo. No guru-parampara, aqueles que estão praticando de verdade, podem dar a sua misericórdia para qualquer pessoa. Como o meu guru. Mas agora vemos que muitos gurus estão caindo, mas por que? Será que Krsna cai? Não. O siksa e o diksa gurus são respectivamente a svarupa e rupa de Krsna, portanto o guru nunca pode cair. Por isso devemos observar os sintomas do guru no Caitanya-caritamrta e então estaremos habilitados a receber a misericórdia de Krsna da fonte original. Primeiro o caitya-guru diz para a pessoa: “Oh, vá procurar esse vaisnava,” e então o vaisnava irá lhe dizer: “Você deve procurar tal guru.” Então, o caitya-guru que está no coração do guru lhe dirá: “Oh, você deve ajudar essa pessoa.” Para as pessoas em geral, aí estão os termos diksa e siksa, mas na realidade o guru está no nivel elevado de uttama como Narada Muni ou Sukadeva Goswami. O exemplo de alguém no primeiro estágio de uttama adhikari é Narada em sua vida pregressa. Ele teve um darsana de Narayana, mas somente uma aparição, porque ele ainda não era perfeito, mukta. Portanto Narada ainda possuía alguns vestígios de anarthas. Portanto ele podia ser guru, mas não plenamente. (Essa categoria é chamada murcita kasaya. Narada ainda possuía alguns desejos materiais muito sutis nesse estágio). O segundo estágio é o de Sukadeva Goswami. Nele não há nada indesejável (anartha). Nenhum desejo de recompensa, seguidores, dinheiro, nada. (Essa segunda categoria é chamada nirdhuta kasaya e esse é o estágio de svarupa siddhi). Mas quando Narada passou a se mover para todos os locais do mundo material e do mundo espiritual, então ele se tornou realmente guru. Mas isso é raríssimo. (Essa terceira e mais elevada categoria de uttama é chamada bhagavat parsada deha prapta). Aqui Narada situou-se em seu corpo espiritual eterno, no vastu-siddhi.  Portanto, Krsna pode mandar alguém a um madhyama-guru, que nunca cairá, apesar dele não ser ainda parama-mukta. Mas o seu bhakti-sadhana deverá ser muito elevado, como o de Bilvamangala, Citraketu e também o de Bharata Maharaja. Bharata Maharaja estava no nível de bhava bhakti, ele ficou apegado por um veadinho, ele não caiu, mas seu bhakti foi interrompido por 3 nascimentos.
Mas muitos gurus que não são sequer madhyama estão caindo de verdade. Eles se apegam a desejos grosseiramente materiais como vinho, mulheres e dinheiro. Eles imaginam que são pukka-guru mas  não são.

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