terça-feira, 21 de outubro de 2014

KAMA GAYATRI
Klim kama-devaya vidmahe pushpa-banaya dhimahi tan no' nangah prachodayat

É a seqüência do Gopala mantra onde se manifesta a corporificação dos três vedas. Ele é composto de 24  silabas e meia e leva a vivência plena dos passatempos transcendentais mais íntimos de gopijanavallabha.
O kama gayatri representa a Quinta nota da flauta de Krishna , que é a nota especialmente tocada para atrair as gopis.
Brahma após ouvir o som "tapa " duas vezes e após Krishna ter aparecido para ele e falado os 4 versos sementes do Bhagavatam e após ter recebido de Divya Sarasvati, consorte do Senhor Narayana, o Gopala mantra, Brahma se tornou um Vaishnava e sua tapasya foi cantar e meditar no Gopala mantra. Ou seja, Brahma passou a praticar Raganuga sadhana bhakti, visualizando a si mesmo como uma manjari das gopis, cantava o Gopala mantra prestando serviço mental nas 64 artes e trabalhos manuais conforme descrito no Brahma samhita.
Porém , a devoção de Brahma era gauna-bhakti, ainda não pura, mesclada com o desejo de criar o mundo material. Mesmo assim Brahma pode ver Vaikuntha e assim após 1.000 anos celestiais de meditação no Gopala -mantra , o senhor Brahma estava qualificado para ouvir o doce som da transcendental flauta de Krishna , esse som assumiu a forma do GAYATRI MANTRA.
Nesse ponto Brahma alcança o estágio de duas vezes nascido, tendo sido iniciado pelo próprio Krishna .
Esse gayatri é cantado especialmente pela Gaudiya sampradaya onde se marca os folguedos transcendentais de Krishna com as gopis. Pelo canto desse gayatri , Brahma foi elevado a plataforma de madhyama, o que deu a ele uma idéia sobre sua forma espiritual eterna como uma serviçal, além de uma visão pela sua meditação svarasiki de Goloka, descrita por ele no seu Brahma-samhita.
KLIM - rouba a mente das Vraja gopis
KAMADEVAYA - Shyamasundar com suas sedutoras sobrancelhas expressa kama ou Seu desejo roubando a discriminação das Vraja-gopis.. Krishna é o Kamadeva transcendental, que representa a atração que a Superalma exerce na alma individual ( e nada relacionado com corpos de carne e osso), isso é o desejável sexo espiritual. Esse cupido transcendental possui 5 flechas de flores que representam o gosto, visão, som , toque e aroma e também as cinco rasas: santa, dasya, sakhya, vatsalya e madhurya.
VIDMAHE - rendição a Kamadeva em Vraja madhurya rasa.
PUSHPA, BANAYA, DHIMAHI - pushpa-banaya é o nome de Kandarpa ou Kamadeva que atira flechas de luxúria no coração das almas caídas, porém Krishna atira flechas do kama espiritual estimulando o sambhoga rasa das Vraja-gopis.. Dhimahi significa 'meditemos' nos efeitos maravilhosos dessas flechas de Kamadeva.
TAN - significa 'que é ' Ananga o cupido incorpóreo.
ANANGA - o Cupido cujo corpo foi queimado por Shiva, porém aqui se refere a Krishna , que atrai os corações de todas as pessoas. Também pode se referir a Krishna que desmaiou devido ao êxtase ( perdeu a consciência de Seu corpo - Ananga).
PRACHODAYAT - significa 'que se manifeste' . É a oração que se faz a Krishna pedindo ajuda para vivenciar a forma (prachodayat) dEle. É o pedido de se tornar uma serviçal de Radha.
Esse mantra não pertence ao mundo material, e o sadhaka que o canta toma nascimento em Vrajamandala. Os devotos iniciantes que receberam a segunda iniciação devem sempre cantar esse mantra sinceramente e isso gradualmente qualificará o devoto.
MEDITAÇÃO
Shri Krishna é rasaraja, o rei de todas as doçuras do amor conjugal que nos ocupa no seu transcendental serviço amoroso.
A questão das 24, 5 silabas, foi pesquisada a fundo por Vishvanatha Chakravarti que não conseguiu chegar a uma solução, porém recebeu o darshan de Svamini que esclareceu a dúvida . As palavras da própria Shrimati Radhika a Vishvanatha Chakravarti são muito esclarecedoras: "oh Vishvanatha! Oh Hari Vallabha! Por favor, levante-se! O que Krishna Dasa Kaviraja escreveu é verdadeiro, ele também é Meu servo confidencial. Ele sabe tudo sobre meus humores internos por Minha graça. Esse Kama gayatri mantra é o mantra para Minha adoração - Eu posso ser conhecida pelas silabas desse mantra. Porém, sem Minha misericórdia, ninguém pode adentrar nesses mistérios. A solução da meia silaba está no livro conhecido como varnagama-bhasvadi. A letra 'ya'(devaya) que é seguida pela letra 'vi" (vidmahe) é considerada como meia silaba. Isso recai na testa de Krishna que forma o halo de uma meia -lua. "
Shrila bhakti Prajnana Keshava Maharaja deu a seguinte definição do Kama-Gayatri: "o Kama-Gayatri é Radha e Krishna . basta cantar sinceramente e o mantra revelará tudo a vocês."
No svayambhuva -agama shastra menciona-se a seguinte meditação : "Shri Mukunda em êxtase toca Sua Murali enquanto perambula de bosque em bosque na floresta de Vrindavana. Ele está belamente vestido e abraçado por Radha. Tomado de amor por Radhika, Shyama às vezes revela seu humor luxurioso sorrindo e movendo Suas sobrancelhas sedutoramente."
Shrila Krishna Dasa Kaviraja escreveu o seguinte verso para a prática da meditação de Radha Govinda no yoga-pitha.
Divyad vrindaranya kalpa drumadhah
Srimad ratnagara simhasana sthau
Srimad radha srila Govinda devau
Presthalibhih sevyamanau smarami
"Medito nas belas formas indescritíveis de Radha Govinda, sentados em um trono cravejado de jóias no meio de um Kunja confidencial embaixo de uma árvore kadamba no centro de Vrindavana, que está repleto de árvores do desejo. Radha Govinda estão rodeados por suas mais intimas sakhis e manjaris, cujos olhos que são como abelhas estão sorvendo o néctar que verte das faces de lótus do Casal Divino. Em prema, as sakhis prestam vários serviços como abanar, oferecer tambula. Que a minha mente e coração sempre estejam absortos na lembrança desse passatempo maravilhosamente transcendental "(Cc. Antya 1.6)
Esse verso sempre habita o coração de todos os Gaudiya vaishnavas. A prática é lembrar do verso junto com a seguinte meditação : Enquanto se canta silenciosamente o Kama-Gayatri mantra na mente e no coração, o sadhaka deve meditar em Radha e Krishna sentados no meio de um grande trono de flores de lótus cor de rosa, cravejado com jóias preciosas em um templo dourado as margens do Yamuna. Esse local é conhecido como govindasthali ou Vrindavana yoga-pitha. Radhika está oferecendo pan a Krishna e o mestre espiritual em sua forma de Guru-manjari está ao lado esperando para prestar serviço a Shri Radha . O discípulo está ao lado da Guru manjari em sua forma manjari(siddha deha) auxiliando seu Guru ao segurar uma jarra de água aromatizada ou a cchâmara para ser oferecida a Shrimati Radhika.
O canto do kama gayatri traz a vivência da beleza sublime de Krishna , no coração ou se o Senhor desejar o saksad darshan, ve-lO em pessoa externamente. Esse mantra auxilia o devoto a desenvolver as qualidades transcendentais de Krishna e a perceber os passatempos de Radha e Krishna no aprakrita Vrindavana.