Um Método de Práticas Devocionais Fidedígnas
Primeiro
devemos conhecer a nossa meta, o nosso objetivo e depois devemos saber como alcançá-lo começando por sraddha:
adau sraddha
tatah sadhu-sango ‘tha bhajana-kriya
tato ‘nartha-nivrittih
syat tato nistha rucis tatah
athasakis
tato bhavas tatah premabhyudañcati
sadhakanam
ayam premnah pradurbhave bhavet kramah
“A
progressão do desenvolvimento de bhakti no sadhaka até o aparecimento de prema é a seguinte: começando com fé (sraddha),
segue-se a associação com os
devotos (sadhu-sanga), prática de atividades devocionais (bhajana-kriya), cessação de hábitos indesejáveis
(anartha-nivritti), firmeza (nistha),
gosto (ruci), apego (asakti), bhava (o estágio que antecede o amor a Deus) e então finalmente surge o prema (amor puro por
Krsna).”
(Bhakti-rasamrita-sindhu,
1.4.15-6)
pradurbhave
bhavet kramah: (1) por ouvir os sastras,
aparece paramarthika sraddha, ou
a fé transcendental suddha-sraddha. A palavra sraddha aqui se implica firme convicção do significado dos
bhakti-sastras tais como o Srimad
Bhagavatam, o Bhagavad-gita, o Sri Bhakti-rasamrita-sindhu e assim por diante. (2) Com o aparecimento dessa sraddha,
alcança-se sadhu-sanga, e na companhia dos
sadhus, começamos a receber instruções sobre os métodos
de se executar bhajana. (3) Depois disso, assumimos a prática de bhajana (bhajana-kriya) começando com
sri-guru-padasraya e assim por
diante. (4) Pela dedicação constante em bhajana, os anarthas vão desaparecendo gradativamente (anartha-nivritti). (5) Essa
eliminação dos anarthas ocorre em diversos estágios. À
medida que nos tornamos livres dos anarthas, alcançamos nistha e a isenção de
todas as distrações (viksepa).
Os estágios de ekagrata (uni direcionado) e nairantaryamayi (esforço incessante) vão surgindo com a prática de
bhajana. (6) Depois surge ruci
(gosto) ou, em outras palavras, uma avidez intensa (lalasa) para o desenvolvimento do bhajana. (7) Quando ruci se torna bem
profundo isso se denomina asakti. A diferença entre nistha e asakti é que nistha envolve a aplicação da inteligência, enquanto que asakti é
espontâneo. No estágio de nistha,
mesmo que a mente não se sinta atraída, a inteligência faz com que permaneçamos dedicados à prática de bhajana. No entanto,
quando chegamos ao estágio de asakti, não
dependemos mais de nenhum tipo de racionalismo
que surge do emprego da inteligência. Nesse estágio estamos profundamente imersos na realização de bhajana de maneira
espontânea. (8) Depois do estágio de asakti, surge
bhava ou rati. (9) No estágio final se manifesta
prema.
Essa é a
ordem dos estágios que conduzem ao aparecimento de prema no coração do sadhaka segundo o Bhakti-rasamrita-sindhu.
Devemos compreender essas verdades todas e
então adotar o processo correto. E ao mesmo tempo
não devemos pensar que não existem devotos que estejam qualificados para se lembrarem do seu siddha-deha.
Seguramente existem devotos
puros nesse mundo e devemos tentar não perturbá-los criticando-os.
Obviamente
que eles não serão perturbados, mas nós o seremos. Não obtemos qualquer vantagem ao tentar rebaixá-los
artificialmente ao nosso nível. Podem
haver milhares de devotos que estejam qualificados para essa perfeição e que estão agindo de acordo com esta perfeição
no presente momento. Nossa meta deve ser a mesma
que a deles, mas não devemos imitá-los.
Devemos ser pacientes e nos dedicarmos sinceramente ao sadhana e bhajana, então obteremos automaticamente todas as
perfeições (siddhas) espirituais.
Vocês já
ouviram falar de nama-gane sada ruci? Esse é um sintoma
daqueles que
alcançaram bhava-bhakti. nama-gane
sada ruci, laya Krsna-nama “Por sentir
um grande gosto pelo santo nome, o devoto fica inclinado a cantar o mahamantra Hare Krsna constantemente.” (C.c.
Madhya, 23.32)
Parte de uma aula de Srila Narayana Maharaj dada na França, em 1997