terça-feira, 17 de junho de 2014



 Um Método de Práticas Devocionais Fidedígnas

Primeiro devemos conhecer a nossa meta, o nosso objetivo e depois devemos saber como alcançá-lo começando por sraddha:

adau sraddha tatah sadhu-sango ‘tha bhajana-kriya
tato ‘nartha-nivrittih syat tato nistha rucis tatah
athasakis tato bhavas tatah premabhyudañcati
sadhakanam ayam premnah pradurbhave bhavet kramah

“A progressão do desenvolvimento de bhakti no sadhaka até o aparecimento de prema é a seguinte: começando com fé (sraddha), segue-se a associação com os devotos (sadhu-sanga), prática de atividades devocionais (bhajana-kriya), cessação de hábitos indesejáveis (anartha-nivritti), firmeza (nistha), gosto (ruci), apego (asakti), bhava (o estágio que antecede o amor a Deus) e então finalmente surge o prema (amor puro por Krsna).”
(Bhakti-rasamrita-sindhu, 1.4.15-6)

pradurbhave bhavet kramah:  (1) por ouvir os sastras, aparece paramarthika sraddha, ou a fé transcendental ­ suddha-sraddha. A palavra sraddha aqui se implica firme convicção do significado dos bhakti-sastras tais como o Srimad Bhagavatam, o Bhagavad-gita, o Sri Bhakti-rasamrita-sindhu e assim por diante. (2) Com o aparecimento dessa sraddha, alcança-se sadhu-sanga, e na companhia dos sadhus, começamos a receber instruções sobre os métodos de se executar bhajana. (3) Depois disso, assumimos a prática de bhajana (bhajana-kriya) começando com sri-guru-padasraya e assim por diante. (4) Pela dedicação constante em bhajana, os anarthas vão desaparecendo gradativamente (anartha-nivritti). (5) Essa eliminação dos anarthas ocorre em diversos estágios. À medida que nos tornamos livres dos  anarthas, alcançamos nistha e a isenção de todas as distrações (viksepa). Os estágios de ekagrata (uni direcionado) e nairantaryamayi (esforço incessante) vão surgindo com a prática de bhajana. (6) Depois surge ruci (gosto) ou, em outras palavras, uma avidez intensa (lalasa) para o desenvolvimento do bhajana. (7) Quando ruci se torna bem profundo isso se denomina asakti. A diferença entre nistha e asakti é que nistha envolve a aplicação da inteligência, enquanto que asakti é espontâneo. No estágio de nistha, mesmo que a mente não se sinta atraída, a inteligência faz com que permaneçamos dedicados à prática de bhajana. No entanto, quando chegamos ao estágio de asakti, não dependemos mais de nenhum tipo de racionalismo que surge do emprego da inteligência. Nesse estágio estamos profundamente imersos na realização de bhajana de maneira espontânea. (8) Depois do estágio de asakti, surge bhava ou rati. (9) No estágio final se manifesta prema.
Essa é a ordem dos estágios que conduzem ao aparecimento de prema no coração do sadhaka segundo o Bhakti-rasamrita-sindhu. Devemos compreender essas verdades todas e então adotar o processo correto. E ao mesmo tempo não devemos pensar que não existem devotos que estejam qualificados para se lembrarem do seu siddha-deha. Seguramente existem devotos puros nesse mundo e devemos tentar não perturbá-los criticando-os.
Obviamente que eles não serão perturbados, mas nós o seremos. Não obtemos qualquer vantagem ao tentar rebaixá-los artificialmente ao nosso nível. Podem haver milhares de devotos que estejam qualificados para essa perfeição e que estão agindo de acordo com esta perfeição no presente momento. Nossa meta deve ser a mesma que a deles, mas não devemos imitá-los. Devemos ser pacientes e nos dedicarmos sinceramente ao sadhana e bhajana, então obteremos automaticamente todas as perfeições (siddhas) espirituais.
Vocês já ouviram falar de nama-gane sada ruci? Esse é um sintoma
daqueles que alcançaram bhava-bhakti. nama-gane sada ruci, laya Krsna-nama “Por sentir um grande gosto pelo santo nome, o devoto fica inclinado a cantar o mahamantra Hare Krsna constantemente.” (C.c. Madhya, 23.32)

Parte de uma aula de Srila Narayana Maharaj dada na França, em 1997