quarta-feira, 22 de outubro de 2014

“O processo de inquerir”
por Sri Srimad Gour Govinda Maharaja

Como pode uma alma condicionada capturada por maya compreender sua verdadeira identidade? Como ela pode obter esta consciência original, o começo da pureza, a auto-identificação como um servo do Senhor? Ela não pode compreender isto a não ser que Krsna a ensine. Porque Krsna é nosso único amigo e bem-querente, Ele fala o sastra somente para nos ensinar. Mas baseado em nosso próprio mérito, inteligência ou conhecimento mundano, não podemos compreender o sastra. É uma questão de tattva-vicara. Existem dois tipos de considerações, dois tipos de compreensão do sastra: apara-vicara e tattva-vicara, consideração aparente e consideração absoluta. Nossa filosofia vaisnava está baseada somente na consideração absoluta, tattva-vicara. Apara-vicara é condenado. Assim, um guru, um tattva-acarya é necessário.

tad viddhi pranipatena pariprasnena sevaya
upadeksyanti te jñanam jñaninas tattva-darsinah

No Bhagavad-gita é dito que devemos aceitar um tattva-acarya, um tattva-darsinah, aquela pessoa que viu a verdade e conhece a verdade. Tal tattva-acarya pode nos dá tattva-jñana. De outra forma não há como obtermos este conhecimento. Embora o sastra esteja lá, somente por lê-lo não é possível entendê-lo. Krsna ensina através do sastra, do guru e do sadhu. A pessoa deve ser submissa e se aproximar de um vaisnava:

tad-vijñanartham sa gurum evabhigacchet
samit-panih srotiyam brahma-nistham

Para aprender a ciência transcendental, a pessoa deve se aproximar de um mestre espiritual fidedigno, numa linha de sucessão discipular, e que esteja fixo na verdade absoluta.

Se você for muito sério e estiver ansioso por conhecer este tattva-jñana, você deve se aproximar de uma pessoa apropriada. Tal pessoa é um tattva-acarya. Ele conhece tattva. Ele recebeu este tattva-jñana de seu acarya escutando com submissão. Ele vem numa linha de sucessão guru-discípulo autorizada. Você deve se aproximar de tal pessoa. Então, pranipatena pariprasnena sevaya, renda-se completamente aos pés de lótus dele. Sirva-o, satisfaça-o e humildemente lhe faça perguntas sobre tattva. Então, pela misericórdia deste guru, acarya, ele irá colocar todo o conhecimento dentro de você. Este é o começo da pureza da consciência na busca do desejo do Senhor.

Quando você está muito ávido – “Como posso conhecer este tattva-jñana?” – então você deve se associar com um sadhuadau sraddha tatah sadhu-sangah. Você deve ouvir com submissão o que o sadhu tem a dizer. Colocando fé firme nas palavras do sadhu, você deve se render. A não ser que você se renda, você não pode colocar fé completa nas palavras do sadhu. Não! Mesmo que você vá até ele, se sente e ouça, ainda assim você não pode conseguir a sua misericórdia. Você não tem fé nas palavras dele porque você não se rendeu.

Por ouvir de um sadhu apropriado você pode entender qual a sua verdadeira identificação: “Oh, ami krsna-dasa, sou um servo de Krsna”. Aqui é dito que a auto-identificação como um servo do Senhor é o começo da pureza da consciência.


* trecho traduzido do livro Pariprasna – The process of Inquiry de Sri Srimad Gour Govinda Swami Maharaja.

‪#‎ConsciênciaDespertaPREMA‬
GURU GAYATRI MANTRA
AIM GURUDEVAYA VIDMAHE KRISHNANANDAYA DHIMAHI TANNO GURU PRACHODAYAT

O canto desse mantra auxilia a fixar a atenção no que está sendo adorado assim ele desperta a apreciação pelo mestre espiritual podendo realizar a forma feminina do guru pelo poder desse mantra.
A forma de meditação no Guru depende da maturidade do devoto, ou seja, sua realização. Os principiantes vêem o Guru como o próprio Krishna, depois de algum tempo, compreenderão que o Guru é o representante de Krishna dotado de poder, e finalmente o discípulo compreenderá a identidade eterna do Guru como uma serviçal de Radha, ou seja, o discípulo meditará na forma manjari do seu gurudeva, compreendendo que o Guru está no campo de Lalita Sakhi servindo sob as ordens de Rupa manjari no nikunja auxiliando os romances amorosos de Radha-Madhava. Assim o Guru se revela em uma forma variada.
Srila Vishvanatha Thakura cujo nome do seu corpo eterno como uma mocinha serviçal de Radha é Vinoda-vallari manjari mostra em sua canção ao Guru esse conceito de nikunja-yuno rati keli siddyai "Meu gurudeva como uma auxiliar assiste as gopis nos passatempos íntimos conjugais de Radha-Madhava".
Quase a totalidade absoluta dos acharyas da Gaudiya sampradaya está em madhura rasa, ou seja, são eternas mocinhas em manjari bhava, por isso, enquanto se canta esse gayatri, o sadhaka deve meditar na forma de seu Guru em siddha Svarupa, ou seja, como uma manjari.
AIM ou AING - é o bija mantra ou semente que contém a energia do mantra dentro de si com a potência de invocar uma energia especifica tanto dentro quanto fora da pessoa que o pronuncia. Especificamente AIM invoca a potência do conhecimento divino.
Assim a palavra aim descreve o Guru como a fonte do conhecimento transcendental que se origina em Baladeva, o mestre original. Aim também se refere à Radha que se expande como Divya Sarasvati. Uma das missões do Guru é ensinar o discípulo a saborear bem aventurança. Aqui se usa o mula mantra, ou seja, a combinação de bijas que é não diferente da deidade a que se refere.
Esse mantra de forma geral é usado como INVOCAÇÃO ou chamamento seja do Guru ou do Senhor usado na adoração ou puja.
KRISHNANANDAYA - indica o humor do serviço amoroso do Guru a Radha.

Meditação

O sadhaka implora por pela misericórdia do guru com a revelação das identidades do Guru, Gauranga e Radha Giridhari. E medita como o mestre espiritual está outorgando grande bem aventurança a Shrimati Radharani por meio de vários serviços.
O primeiro mantra ao Guru no Gayatri é AIM (AING) GURAVE NAMAH ou o Guru MANTRA onde o discípulo se aproxima presta reverências e se oferece ao Guru.
Misticamente o que se dá é a transferência da shakti do Guru ao discípulo, do seu utsaha (entusiasmo).
Antes de cantar o Guru-gayatri o sadhaka deve meditar no Senhor Cheitanya sentado em um trono dourado e rodeado por Shri Nityananda, Gadadhara e Seus associados íntimos. Meditação na forma do guru no Gaura Lila:
A forma do Guru é refulgente e suave como o brilho de um milhão de luas. Suas duas mãos outorgam bênçãos e concedem destemor ao discípulo rendido. Ele está vestido com uma roupa e uma guirlanda de flores brancas, com decorações de chandana pelo seu corpo. Seu rosto reflete paz interna e satisfação. Ele sempre está absorto na felicidade de Gaura Bhajana. Seu corpo é sat-chit-ananda, com belos olhos de lótus e uma tez dourada refulgente na sua idade eterna de kishora. Ele é um resoluto seguidor de seu próprio gurudeva e do parampara, fiel ao caminho mostrado por Shri Rupa Gosvami. Ele está sempre ansioso para executar todos os tipos de Bhagavat seva, e satisfaz os desejos de seus discípulos. Desse modo, em um estado purificado e límpido o sadhaka deve fixar sua mente em smaranam, ou seja, a lembrança da forma de seu gurudeva. 

Nota:

Shri Jiva Gosvamipada, no seu Bhakti Samdarbha 286 e Anu ou Krama Samdarbha 11/27/29 descreve duas formas do Guru, isto é, o Vyasti Guru e o Samasti Guru.
jha eva bhagavanatra vyasti rupataya bhaktavatarivena
Shri Guru rupo bartate, as eva tatra samastirupataya
svabamapradese sakhad avatartvenapi tadrupo bartate
Tradução: O Senhor Supremo outorga misericórdia às jivas na forma do Guru de duas maneiras: como Vyasti Guru, que descende ao mundo material como um Bhakta Avatara do Senhor e como Samasti Guru que é um Avatara direto do próprio Senhor que permanece do lado esquerdo de Shri Cheitanya Mahaprabhu no yoga pita, no mundo espiritual.
Para uma explicação mais clara podemos dizer que o diksha Guru de uma pessoa é o Vyasti Guru. O Vyasti Guru é o representante do Samasti Guru. Segundo os atos piedosos, karma e conhecimento adquiridos as diversas jivas possuem níveis diferentes de elegibilidade para se aproximarem do Senhor Supremo. Por esta razão, o Vyasti Guru pode assumir várias formas como Bhakta Avatara para elevar as jivas. A forma do Samasti Guru, contudo, permanece eternamente a mesma. Essa forma eterna do Guru no Gaura Lila foi descrita no verso anterior.

Em uma plataforma abaixo de Mahaprabhu e seus associados fica o Guru parampara, todos vestidos de branco em uma forma kishori (jovens e belos meninos) e mentalmente o sadhaka adora seu gurudeva  e o Guru parampara com guirlandas, flores etc., depois se canta o Guru-gayatri.

‪#‎ConsciênciaDespertaPREMA‬