“O
processo de inquerir”
por
Sri Srimad Gour Govinda Maharaja
Como pode uma alma condicionada capturada por maya
compreender sua verdadeira identidade? Como ela pode obter esta consciência
original, o começo da pureza, a auto-identificação como um servo do Senhor? Ela
não pode compreender isto a não ser que Krsna a ensine. Porque Krsna é nosso
único amigo e bem-querente, Ele fala o sastra somente para nos ensinar.
Mas baseado em nosso próprio mérito, inteligência ou conhecimento mundano, não
podemos compreender o sastra. É uma questão de tattva-vicara.
Existem dois tipos de considerações, dois tipos de compreensão do sastra:
apara-vicara e tattva-vicara, consideração aparente e
consideração absoluta. Nossa filosofia vaisnava está baseada somente na
consideração absoluta, tattva-vicara. Apara-vicara é condenado.
Assim, um guru, um tattva-acarya é necessário.
tad
viddhi pranipatena pariprasnena sevaya
upadeksyanti te jñanam
jñaninas tattva-darsinah
No Bhagavad-gita é dito que devemos aceitar um
tattva-acarya, um tattva-darsinah, aquela pessoa que viu a
verdade e conhece a verdade. Tal tattva-acarya pode nos dá tattva-jñana.
De outra forma não há como obtermos este conhecimento. Embora o sastra
esteja lá, somente por lê-lo não é possível entendê-lo. Krsna ensina através do
sastra, do guru e do sadhu. A pessoa deve ser submissa e se
aproximar de um vaisnava:
tad-vijñanartham sa gurum
evabhigacchet
samit-panih
srotiyam brahma-nistham
Para aprender a ciência transcendental, a pessoa deve
se aproximar de um mestre espiritual fidedigno, numa linha de sucessão
discipular, e que esteja fixo na verdade absoluta.
Se você for muito sério e estiver ansioso por
conhecer este tattva-jñana, você deve se aproximar de uma pessoa
apropriada. Tal pessoa é um tattva-acarya. Ele conhece tattva.
Ele recebeu este tattva-jñana de seu acarya escutando com
submissão. Ele vem numa linha de sucessão guru-discípulo autorizada. Você deve
se aproximar de tal pessoa. Então, pranipatena pariprasnena sevaya, renda-se
completamente aos pés de lótus dele. Sirva-o, satisfaça-o e humildemente lhe
faça perguntas sobre tattva. Então, pela misericórdia deste guru, acarya,
ele irá colocar todo o conhecimento dentro de você. Este é o começo da pureza
da consciência na busca do desejo do Senhor.
Quando você está muito ávido – “Como posso conhecer
este tattva-jñana?” – então você deve se associar com um sadhu – adau
sraddha tatah sadhu-sangah. Você deve ouvir com submissão o que o sadhu tem
a dizer. Colocando fé firme nas palavras do sadhu, você deve se render.
A não ser que você se renda, você não pode colocar fé completa nas palavras do sadhu.
Não! Mesmo que você vá até ele, se sente e ouça, ainda assim você não pode
conseguir a sua misericórdia. Você não tem fé nas palavras dele porque você não
se rendeu.
Por ouvir de um sadhu apropriado você pode
entender qual a sua verdadeira identificação: “Oh, ami krsna-dasa, sou
um servo de Krsna”. Aqui é dito que a auto-identificação como um servo do
Senhor é o começo da pureza da consciência.
* trecho traduzido do livro Pariprasna – The
process of Inquiry de Sri Srimad Gour Govinda Swami Maharaja.
#ConsciênciaDespertaPREMA
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