segunda-feira, 18 de dezembro de 2017


Sambandha,  Abhideya e Prayojana Tattva

Essa seçãose destina a converger todas as evidências anteriores a uma conclusão final.
Sambandha (nossa relação com Deus)
jiver svarupa hoy nitya krishna das
"Todas as jivas são servas eternas de Krishna."
Embora verdadeira, essa declaração não está completa em si mesma. Devido a que Krishna possui formas ilimitadas como Narayana, Nrisimha, Vamana, Rama, ou mesmo Dvarakadisha Mathura e Shri Nandanandana, etc.. Cada Bhagavat Svarupa também possui ilimitados tipos de devotos. Portanto, a questão que surge é a seguinte: "Que tipo de servo e de qual Krishna eu sou?" Com relação a essa filosofia Shri Jiva Gosvami é o Adi Acharya da sampradaya de Cheitanya Mahaprabhu. Sua obra aclamada Sat Samdarba em seis volumes desenvolve em detalhes o tema Sambandha Abhideya Prayojana Tattva. Os primeiros quatro volumes tratam de Tattva, Bhagavat, Paramatma e Krishna Sandarbha exclusivamente lidando com Sambandha Tattva. No final do Shri Krishna Sandarbha, Shri Jiva Prabhu acrescenta um toque refinado aos seus sambandha tattva ao declarar:
atah sarvetopi sandrananda camatkar sri krishna
prakasho sri vrindabanehapi paramadbhuta
prakashah sri radhaya jugaletastu sri krishna iti
Tradução: "Entre as formas ilimitadas de Deus, a de Krishna - Rupa - é a original, possuindo sandra, ananda - camat caritva (potência de prazer assombrosa) entre muitas manfiestações de Krishna, a Sua Vrindavana Svarupa é a mais soberba e em Vrindavana a forma yugala de Krishna abraçada por Shrimati Radharani reina suprema.
Quando Radha Krishna são vishaya (meta) dos devotos prema, o ashraya (abrigo daquele amor) será encontrado nas manjaris. Por essa razão Shriman Gourasundara promoveu manjari bhava upasana por meio de Seus seguidores líderes, os seis Gosvamis. Em quase todos os casos, portanto, os Vaishnavas rupanugas atingem a perfeição como serviçais de Shri Shri Radha Madhava. Este é o seu nitya-sambandha. Como Bhaktivinodha Thakura diz:
ami tosvananda sukhada vasi
sri radhika madhava carana dasi
C.C. Madhya 22
"Eu sou charana dasi de Radha Madhava e uma eterna residente de Svananda Sukhada Kunja (no Shri Radha Kunda).
Abhideya (os meios para alcançar Deus)
No Cheitanya Charitamrita Gouranga Mahaprabhu declara que sadana bhakti é o único abhideya.
abhidheya sadhana bhakti sunaha bicara
sarva jana desh kala dasate byapta jara
dharmadi visaya jaiche ei cari bicar
sadhana bhakti ei cari bicarer para
C.C. Madhya 25
Tradução: "Shri Cheitanya Deva disse: Oh Sanatana ouça meu veredicto. Para a execução apropriada dos deveres religiosos ou atividades piedosas deve-se sempre levar em consideração a pessoa adequada, o lugar, a hora e a circunstância. Todavia o sadana bhakti transcende todas as considerações porque qualquer pessoa em qualquer hora ou lugar e em qualquer situação pode executá-lo."
Existem dois tipos de sadana bhakti
eito sadhana bhakti duito prakara
eka vaidhi bhakti, raganuga bhakti ara
C.C. Madhya-22
"Vaidhi e Raganuga são as duas formas de sadana bhakti."
Foram fornecidos exemplos que demonstram que em Vaidhi bhakti falta a potência para despertar Vraja prema. Assim, Raganuga bhakti é prescrita para as jivas que desejam alcançar Krishna em Vrindavana.
Na opinião dos acharyas Gaudiyas, lila Smarana é o principal ramo de Raganuga Bhakti:
smaran syatra raganugaayam mukhyaaatvam ragasya manodharmatvat
- Shri Visvanatha Chakravarti (Ragavartma-chandrika)
"Da mesma forma que Raga (apego pronfudo) é o dharma da mente, assim também é Smarana. Portanto, Smarana é o principal braço de Raga-marga."
A conclusão é que qualquer um que deseje alcançar Vrajendra nandana, Shri Krishna pode executar lila Smarana, em qualquer local, hora ou sob qualquer circunstância. Nenhuma restrição nas escrituras é necessária nem desejada aqui porque esse é o direto shastriki vidhi de Cheitanya Mahaprabhu que lila Smarana deva sempre ser executada. Uma vez que a mente controla as atividades do corpo e dos sentidos, lila Smarana pode influenciar todas as outra atividades devocionais que a pessoa executa, limpando a mente e a inteligência. Na realidade, lila Smarana é o elo de ligação do sadhaka com o esplendor de Goloka Vrindavana. Quando se adentra nessa dimensão, (por meio do manasi seva) todas as formas de sadhana externo se tornam sasanga (completas) com a potência para alcançar o seu ponto de conexão.
Em Goloka Vrindavana os nitya lilas de Goura e Govinda se desdobram em sequências regulares dia e noite. Os Gaudiyas Vaishnavas acharayas portanto recomendam que se medite em cada lila na hora em que ele acontece. Assim, o asta-kala-lila Smarana foi apresentado e o Shri Govinda Lilamrita de Shri Kaviraja Gosvami, Shri Krishna Bhavanamrita de Shrila Visvanatha Chakravarti e Shri Krishna Aneka Kaumudhi de Shri Kavikarnapura são os livros mais autorizados para aprender como seguir o asta-kala-lila do Senhor. 
Shrila Kaviraja Gosvami aconselha:
caitanya lilamrita pura krishna lila sukarpura
dohe meli hoy sumadhurjya
sadhu guru prasade taha jei asvade
sei jane madhurjya pracurjya
je lilamrita bine, kaya jadi anupane
tabu bhakter durbal jivan
jara eka bindhu pane utphulla tanu mane
hase gaya koraye nartana
ei amrita koro pan jaha sama nahi anal
citte kori sudridha visvasaa
na poro kutarka-garte amedhya karkasabarte
jate potile hoy sarva-nasa
C.C. Madhya 25
Tradução: "A morada de Cheitanya Lilamrita mesclada com a cânfora do Krishna Lilamrita se torna a combinação mais saborosa. Com a graça de Guru e sadhu prove esse néctar supremo. Não negligencie esse Lilamrita e confie em outras formas de dieta, para que sua vida espiritual não enfraqueça. Por outro lado, uma simples gota desse lila rasa pode grandemente revigorar a mente e o corpo e fazer você dar gargalhadas, cantar e dançar em êxtase. Portanto, saboreie o lila rasa e mantenha a fé firme no processo. Pois nada se compara a esse sadhana, advertido-se a não cair na rede dos argumentos conflitantes, porque tudo estaria perdido."
Durante o festival, a bebida anupana é tomada como digestivo, e aqui Shrila Kaviraja Gosvami comparou o Gour Govinda Lilamrita com a refeição em si ou a dieta principal para nutrir o sadhana de alguém. O Anupana se compara a todas as outras formas de sadhana. Em resumo, ele quer dizer que se a pessoa toma o aperitivo digestivo sem a refeição principal, resultará por certo em fraqueza.
O conselho do Kaviraja é muito claro e preciso. Os Vaishnavas que desconsideram essa preciosa instrução são de fato desafortunados. Não vamos cair no poço das argumentações antagônicas e seguir resolutamente a dieta e o remédio como foi prescrito pelo Kaviraja.
ei amrita koro pan, jaha sama nahi ana
citte kori sudrdha visvasa
"Sempre beba o néctar incomparável do Gour Govinda Lila mantendo fé inabalável nesse processo!"
No seu famoso comentário ao Cheitanya Caritamrita Shri Radha Govinda Nath explicou o significado do verso de Shri Rupa Gosvami.
'seva sadhaka rupena siddha-rupena catra hi'
"O Raganuga sadhana divide-se em duas partes: interna e externa. Uma vez que o smarana é o braço principal ele é pochya (mantido); enquanto shravana kirtana ou qualquer um dos 64 tipos de sadhana bhakti são pochak (mantenedores). Em outras palavras, todos os outros tipos de vidhi se destinam simplesmente a nutrir lila Smarana e proteger a pessoa da queda. Esta interpretação é corroborada por um dos mais proeminentes versos do Bhakti Rasamrita Sindhu:
smartabhya satatam vishnu vismartabya na jatucit
sarva vidhi nisedhas syuretayor iva kinkarah(B.R.S. 1/2/28)
"O Senhor Vishnu (Shri Krishna) sempre deve ser lembrado e nunca esquecido. Todas as regras e regulações dos shastras são servos desse Raja Vidhi e Nisedha (rei das regras e proibições)."
É importante destacar agora a relação entre Smarana sadhana e Sankirtana. Shri Visvanatha Chakravarti deixou um lembrete aos sadhakas de Raganuga.
atra raganugayam janmukhyasya tasyapi smaransya
kirtanadhinatvam svasyam -Ragavartma candrika
"Embora Smarana seja o ramo principal para aqueles que praticam Raganuga bhakti ainda assim o Smarana deve permanecer subordinado ao kirtana.
Smarana e kirtana são ambos extremamente importantes ramos do Bhakti sadhana. Os bhaktas raganugas que se apegaram ao Smarana sadhana devem sempre executar kirtana também, lembrando que o próprio Shri Cheitanya Deva promoveu o movimento de Sankirtana. Por outro lado, aqueles que apenas enfatizam o canto devem também se lembrar que o nosso Gouranga cantava com a sua mente fixa em Shri Vrindavana! Devotos experientes não distinguem Smarana de kirtana, eles ligam os dois processos como uma forma ideal de sadhana. Isso é o mesmo que dizer que Smarana está contido no canto inofensivo e dentro do lila Smarana intensivo o Nome também caminha. Consultemos agora Shri Thakura Bhaktivinoddha na sua obra Harinama Chintamani que é um manual exclusivamente devotado ao nama sadana. No último capítulo, Bhaktivinodha compara o nome a um botão em flor. O nama kusuma floresce em estágios revelando, rasa, rupa, guna e lila madhurya de Krishna. O lila representa o esplendor plenamente manifesto do nome:
purna prasphutita nama kusuma-sundar
asta-kala nitya lila prakritir para
"A flor do nome revela completamente sua beleza quando os astakala nitya lilas divinos de Krishna são incluídos." Dessa declaração aprendemos que o exclusivo nama sadhana ou o canto do nome nunca está completo sem o lila Smarana. De fato, Shrila Visvanatha Chakravarti também afirma o mesmo na sua obra Krishna Bhavanamrita ao declarar
"Os passatempos diários óctuplos de Radha Govinda são como uma japa mala cravejadas de jóias quando se combinam, pois cada lila representa uma conta de pedra preciosa." Assim, o sadhaka experiente não só vai cantar o maha-mantra em uma japa mas também vai contemplar mentalmente o astakala-lilas de Radha Govinda.
Shri Bhaktivinodha sintetiza a essência de todos os conselhos ao dizer:
lajjya chari krishna nama sada gan kore
krishner madhura lila sada citte smare
Bhajan-rahasya Cap. 6
"Evite a covardia! Sempre cante os nomes de Krishna ao mesmo tempo se lembrando de seu madhura lila.
"Como podem ser saboreados os nomes ou lilas de Krishna? Shriman Mahaprabhu instrui:
karma japa joga jnana vidhi bhakti tapa dhyana
iha hoite madhurjya durlabha
kebal je raga marge, bhaje krishna anurage
tare krishna madhurjya sulabha
C.C. Madhya 25
"Oh Sanatana, o madhurya de Krishna não pode ser vivenciado por karma, nem pela recitação de mantras silenciosamente, nem pelo sadhana de yoga. Sua doçura permanece totalmente desconhecida mesmo para os que praticam vidhi bhakti, tapasya ou meditação impessoal. Apenas por adorar com anuraga (apego profundo) através do processo de Raganuga bhakti pode-se experimentar o sabor do Krishna madhurya."

Prayojana (Objetivo da Vida)
amate je priti sei prema prayojan-C.C. Madhya 25
"Krishna diz: 'O amor a Mim é o objetivo da vida.'
Prema Pumartho Mahan
Prema é o o param purusharta (supremo objetivo da vida).
Prema é a perfeição do sadhana bhakti; sem ele o darshan de Krishna permanece impossível. Assim, prema é o prayojana (necessidade) para todas as jivas que desejam darshan de Krishna e seu nitya seva.
Shri Cheitanya Deva informou Sanatana Gosvami do seguinte:
bhakti vina krishne kabu nahe prema udaya
prema vina krishna praptianya hoite noya-C.C. Antya 4
"Oh, Sanatana, sem bhakti, prema nunca desperta. E sem prema Krishna é inatingível."
Significado: Muitos Vaishnavas podem ficar sob a impressão de que Krishna prapti (alcançar Krishna) aguarda aos que morrem após completar uma vida de devoção. Sim, assim é, para os bhaktas alcançarem prema. Na referência anterior Cheitanya Mahaprabhu expressou essa opinião. Aqueles que deixam seus corpos após uma vida de devoção, outra vez nascem no mundo material, se um bhakta afortunado alcança o estágio de bhava (quando a potência shuddha sattva do Senhor entra no coração) então Krishna se revela a esse devoto através de sphurti (visão espiritual). Recebendo esse sphurtis regularmente o prema desperta fazendo com que Krishna se revele. Esses kripa siddha ou sadhana siddha bhaktas alcançam o Senhor ao abandonarem os corpos materiais. Esse sidhanta é confirmado pelo poeta mahajana Shri Premananda que é um associado direto do Senhor Gouranga."
sadhana ekane, siddhio ekane bhaver gocar se
ekane jadi ta, dekhite na pao, marile dekhibe ke -Mana-siksha
"O sadhana é para este mundo, siddhi também acontece aqui, podendo ser percebido em bhava. Assim, se nós não vemos Krishna aqui, como o veremos após a morte?"
Existem muitos tipos de Krishna bhaktas e assim muitos níveis de Krishna prema. Falando comparativamente, o Madanakya Mahabhava prema de Shri Radhika Rishabhanu Nandini é supremo. As sakhis e manjaris de Radha também possuem mahabhava, porém é levemente menos potente que o de Radha. O mahabhava prema é o prayojana (necessidade) para os seguidores rupanugas de Cheitanya Mahaprabhu. Devotos desse mundo podem gradualmente se elevar pelos estágios de shraddha, sadhu-sanga, bhajana kriya, anartha nivrtti, nishta, ruci, bhava e finalmente alcança o prema. Esse prema, contudo, é bem inferior ao padrão de mahabhava das sakhis e manjaris de Radharani. Após o despertar de prema existem estágios progressivos: sneha, mana, pranaya, raga, bhava e mahabhava.
Tradução: Uma dúvida pode surgir agora: ao abandonar o corpo material onde o sadhana siddha bhakta fica antes de alcançar o seu Gopi Svarupa? A resposta é a seguinte: esses premika bhaktas mesmo antes de alcançar sneha, mana, pranaya, etc., instantaneamente alcançam o seu acalentado desejo pelo nitya seva (um exemplo é o modo como Shri Narada recebeu a perfeição). O corpo espiritual de Gopi que o devoto recebe é dado pela graça de Yogamaya e toma nascimento no ventre de uma Vraja Gopi. Não há espera uma vez que o bhauma lila de Krishna é eterno. Tal devoto é imediatamente transferido para o universo onde o bhauma lila de Krishna está manifesto. 
Dirigindo-se aos ansiosos raganugas sadhakas Shri Visvanatha Chakravarti conclui: "não se preocupem! O futuro de vocês será auspicioso."