Sambandha, Abhideya e Prayojana Tattva
Essa
seçãose destina a converger todas as evidências anteriores a uma
conclusão final.
Sambandha
(nossa relação com Deus)
jiver svarupa hoy nitya
krishna das
"Todas
as jivas são servas eternas de Krishna."
Embora
verdadeira, essa declaração não está completa em si mesma. Devido a que Krishna
possui formas ilimitadas como Narayana, Nrisimha, Vamana, Rama, ou mesmo
Dvarakadisha Mathura e Shri Nandanandana, etc.. Cada Bhagavat Svarupa também
possui ilimitados tipos de devotos. Portanto, a questão que surge é a seguinte:
"Que tipo de servo e de qual Krishna eu sou?" Com relação a essa
filosofia Shri Jiva Gosvami é o Adi Acharya da sampradaya de Cheitanya
Mahaprabhu. Sua obra aclamada Sat Samdarba em seis volumes desenvolve em
detalhes o tema Sambandha Abhideya Prayojana Tattva. Os primeiros quatro
volumes tratam de Tattva, Bhagavat, Paramatma e Krishna Sandarbha
exclusivamente lidando com Sambandha Tattva. No final do Shri Krishna
Sandarbha, Shri Jiva Prabhu acrescenta um toque refinado aos seus sambandha
tattva ao declarar:
atah sarvetopi sandrananda
camatkar sri krishna
prakasho sri
vrindabanehapi paramadbhuta
prakashah sri radhaya
jugaletastu sri krishna iti
Tradução:
"Entre as formas ilimitadas de Deus, a de Krishna - Rupa - é a original,
possuindo sandra, ananda - camat caritva (potência de prazer assombrosa) entre
muitas manfiestações de Krishna, a Sua Vrindavana Svarupa é a mais soberba e em
Vrindavana a forma yugala de Krishna abraçada por Shrimati Radharani reina
suprema.
Quando
Radha Krishna são vishaya (meta) dos devotos prema, o ashraya (abrigo daquele
amor) será encontrado nas manjaris. Por essa razão Shriman Gourasundara
promoveu manjari bhava upasana por meio de Seus seguidores líderes, os seis
Gosvamis. Em quase todos os casos, portanto, os Vaishnavas rupanugas atingem a
perfeição como serviçais de Shri Shri Radha Madhava. Este é o seu
nitya-sambandha. Como Bhaktivinodha Thakura diz:
ami tosvananda sukhada
vasi
sri radhika madhava carana
dasi
C.C. Madhya 22
"Eu
sou charana dasi de Radha Madhava e uma eterna residente de Svananda Sukhada
Kunja (no Shri Radha Kunda).
Abhideya
(os meios para alcançar Deus)
No Cheitanya Charitamrita Gouranga Mahaprabhu
declara que sadana bhakti é o único abhideya.
abhidheya sadhana bhakti
sunaha bicara
sarva jana desh kala
dasate byapta jara
dharmadi visaya jaiche ei
cari bicar
sadhana bhakti ei cari
bicarer para
C.C. Madhya 25
Tradução:
"Shri Cheitanya Deva disse: Oh Sanatana ouça meu veredicto. Para a
execução apropriada dos deveres religiosos ou atividades piedosas deve-se
sempre levar em consideração a pessoa adequada, o lugar, a hora e a
circunstância. Todavia o sadana bhakti transcende todas as considerações porque
qualquer pessoa em qualquer hora ou lugar e em qualquer situação pode
executá-lo."
Existem
dois tipos de sadana bhakti
eito sadhana bhakti duito
prakara
eka vaidhi bhakti,
raganuga bhakti ara
C.C. Madhya-22
"Vaidhi
e Raganuga são as duas formas de sadana bhakti."
Foram
fornecidos exemplos que demonstram que em Vaidhi bhakti falta a potência para
despertar Vraja prema. Assim, Raganuga bhakti é prescrita para as jivas que
desejam alcançar Krishna em Vrindavana.
Na
opinião dos acharyas Gaudiyas, lila Smarana é o principal ramo de Raganuga
Bhakti:
smaran syatra raganugaayam
mukhyaaatvam ragasya manodharmatvat
- Shri Visvanatha Chakravarti
(Ragavartma-chandrika)
"Da
mesma forma que Raga (apego pronfudo) é o dharma da mente, assim também é
Smarana. Portanto, Smarana é o principal braço de Raga-marga."
A
conclusão é que qualquer um que deseje alcançar Vrajendra nandana, Shri Krishna
pode executar lila Smarana, em qualquer local, hora ou sob qualquer
circunstância. Nenhuma restrição nas escrituras é necessária nem desejada aqui
porque esse é o direto shastriki vidhi de Cheitanya Mahaprabhu que lila Smarana
deva sempre ser executada. Uma vez que a mente controla as atividades do corpo
e dos sentidos, lila Smarana pode influenciar todas as outra atividades
devocionais que a pessoa executa, limpando a mente e a inteligência. Na
realidade, lila Smarana é o elo de ligação do sadhaka com o esplendor de Goloka
Vrindavana. Quando se adentra nessa dimensão, (por meio do manasi seva) todas
as formas de sadhana externo se tornam sasanga (completas) com a potência para
alcançar o seu ponto de conexão.
Em
Goloka Vrindavana os nitya lilas de Goura e Govinda se desdobram em sequências
regulares dia e noite. Os Gaudiyas Vaishnavas acharayas portanto recomendam que
se medite em cada lila na hora em que ele acontece. Assim, o asta-kala-lila
Smarana foi apresentado e o Shri Govinda Lilamrita de Shri Kaviraja Gosvami,
Shri Krishna Bhavanamrita de Shrila Visvanatha Chakravarti e Shri Krishna Aneka
Kaumudhi de Shri Kavikarnapura são os livros mais autorizados para aprender
como seguir o asta-kala-lila do Senhor.
Shrila
Kaviraja Gosvami aconselha:
caitanya lilamrita pura
krishna lila sukarpura
dohe meli hoy sumadhurjya
sadhu guru prasade taha
jei asvade
sei jane madhurjya
pracurjya
je lilamrita bine, kaya
jadi anupane
tabu bhakter durbal jivan
jara eka bindhu pane
utphulla tanu mane
hase gaya koraye nartana
ei amrita koro pan jaha
sama nahi anal
citte kori sudridha
visvasaa
na poro kutarka-garte
amedhya karkasabarte
jate potile hoy sarva-nasa
C.C. Madhya 25
Tradução:
"A morada de Cheitanya Lilamrita mesclada com a cânfora do Krishna
Lilamrita se torna a combinação mais saborosa. Com a graça de Guru e sadhu
prove esse néctar supremo. Não negligencie esse Lilamrita e confie em outras
formas de dieta, para que sua vida espiritual não enfraqueça. Por outro lado,
uma simples gota desse lila rasa pode grandemente revigorar a mente e o corpo e
fazer você dar gargalhadas, cantar e dançar em êxtase. Portanto, saboreie o
lila rasa e mantenha a fé firme no processo. Pois nada se compara a esse
sadhana, advertido-se a não cair na rede dos argumentos conflitantes, porque
tudo estaria perdido."
Durante
o festival, a bebida anupana é tomada como digestivo, e aqui Shrila Kaviraja
Gosvami comparou o Gour Govinda Lilamrita com a refeição em si ou a dieta
principal para nutrir o sadhana de alguém. O Anupana se compara a todas as
outras formas de sadhana. Em resumo, ele quer dizer que se a pessoa toma o
aperitivo digestivo sem a refeição principal, resultará por certo em fraqueza.
O
conselho do Kaviraja é muito claro e preciso. Os Vaishnavas que desconsideram
essa preciosa instrução são de fato desafortunados. Não vamos cair no poço das
argumentações antagônicas e seguir resolutamente a dieta e o remédio como foi
prescrito pelo Kaviraja.
ei amrita koro pan, jaha
sama nahi ana
citte kori sudrdha visvasa
"Sempre
beba o néctar incomparável do Gour Govinda Lila mantendo fé inabalável nesse
processo!"
No seu
famoso comentário ao Cheitanya Caritamrita Shri Radha Govinda Nath explicou o
significado do verso de Shri Rupa Gosvami.
'seva sadhaka rupena
siddha-rupena catra hi'
"O
Raganuga sadhana divide-se em duas partes: interna e externa. Uma vez que o
smarana é o braço principal ele é pochya (mantido); enquanto shravana kirtana
ou qualquer um dos 64 tipos de sadhana bhakti são pochak (mantenedores). Em
outras palavras, todos os outros tipos de vidhi se destinam simplesmente a
nutrir lila Smarana e proteger a pessoa da queda. Esta interpretação é
corroborada por um dos mais proeminentes versos do Bhakti Rasamrita Sindhu:
smartabhya satatam vishnu
vismartabya na jatucit
sarva vidhi nisedhas
syuretayor iva kinkarah(B.R.S.
1/2/28)
"O
Senhor Vishnu (Shri Krishna) sempre deve ser lembrado e nunca esquecido. Todas
as regras e regulações dos shastras são servos desse Raja Vidhi e Nisedha (rei
das regras e proibições)."
É
importante destacar agora a relação entre Smarana sadhana e Sankirtana. Shri
Visvanatha Chakravarti deixou um lembrete aos sadhakas de Raganuga.
atra raganugayam
janmukhyasya tasyapi smaransya
kirtanadhinatvam svasyam
-Ragavartma candrika
"Embora
Smarana seja o ramo principal para aqueles que praticam Raganuga bhakti ainda
assim o Smarana deve permanecer subordinado ao kirtana.
Smarana
e kirtana são ambos extremamente importantes ramos do Bhakti sadhana. Os
bhaktas raganugas que se apegaram ao Smarana sadhana devem sempre executar
kirtana também, lembrando que o próprio Shri Cheitanya Deva promoveu o
movimento de Sankirtana. Por outro lado, aqueles que apenas enfatizam o canto
devem também se lembrar que o nosso Gouranga cantava com a sua mente fixa em
Shri Vrindavana! Devotos experientes não distinguem Smarana de kirtana, eles
ligam os dois processos como uma forma ideal de sadhana. Isso é o mesmo que
dizer que Smarana está contido no canto inofensivo e dentro do lila Smarana
intensivo o Nome também caminha. Consultemos agora Shri Thakura Bhaktivinoddha
na sua obra Harinama Chintamani que é um manual exclusivamente devotado ao nama
sadana. No último capítulo, Bhaktivinodha compara o nome a um botão em flor. O
nama kusuma floresce em estágios revelando, rasa, rupa, guna e lila madhurya de
Krishna. O lila representa o esplendor plenamente manifesto do nome:
purna prasphutita nama
kusuma-sundar
asta-kala nitya lila
prakritir para
"A
flor do nome revela completamente sua beleza quando os astakala nitya lilas
divinos de Krishna são incluídos." Dessa declaração aprendemos que o
exclusivo nama sadhana ou o canto do nome nunca está completo sem o lila
Smarana. De fato, Shrila Visvanatha Chakravarti também afirma o mesmo na sua
obra Krishna Bhavanamrita ao declarar
"Os
passatempos diários óctuplos de Radha Govinda são como uma japa mala cravejadas
de jóias quando se combinam, pois cada lila representa uma conta de pedra
preciosa." Assim, o sadhaka experiente não só vai cantar o maha-mantra em
uma japa mas também vai contemplar mentalmente o astakala-lilas de Radha
Govinda.
Shri
Bhaktivinodha sintetiza a essência de todos os conselhos ao dizer:
lajjya chari krishna nama
sada gan kore
krishner madhura lila sada
citte smare
Bhajan-rahasya Cap. 6
"Evite
a covardia! Sempre cante os nomes de Krishna ao mesmo tempo se lembrando de seu
madhura lila.
"Como
podem ser saboreados os nomes ou lilas de Krishna? Shriman Mahaprabhu instrui:
karma japa joga jnana
vidhi bhakti tapa dhyana
iha hoite madhurjya
durlabha
kebal je raga marge, bhaje
krishna anurage
tare krishna madhurjya
sulabha
C.C. Madhya 25
"Oh
Sanatana, o madhurya de Krishna não pode ser vivenciado por karma, nem pela
recitação de mantras silenciosamente, nem pelo sadhana de yoga. Sua doçura
permanece totalmente desconhecida mesmo para os que praticam vidhi bhakti,
tapasya ou meditação impessoal. Apenas por adorar com anuraga (apego profundo)
através do processo de Raganuga bhakti pode-se experimentar o sabor do Krishna
madhurya."
Prayojana (Objetivo da Vida)
amate je priti sei prema
prayojan-C.C. Madhya 25
"Krishna
diz: 'O amor a Mim é o objetivo da vida.'
Prema Pumartho Mahan
Prema
é o o param purusharta (supremo objetivo da vida).
Prema
é a perfeição do sadhana bhakti; sem ele o darshan de Krishna permanece
impossível. Assim, prema é o prayojana (necessidade) para todas as jivas que
desejam darshan de Krishna e seu nitya seva.
Shri
Cheitanya Deva informou Sanatana Gosvami do seguinte:
bhakti vina krishne kabu
nahe prema udaya
prema vina krishna
praptianya hoite noya-C.C. Antya 4
"Oh,
Sanatana, sem bhakti, prema nunca desperta. E sem prema Krishna é
inatingível."
Significado:
Muitos Vaishnavas podem ficar sob a impressão de que Krishna prapti (alcançar
Krishna) aguarda aos que morrem após completar uma vida de devoção. Sim, assim
é, para os bhaktas alcançarem prema. Na referência anterior Cheitanya
Mahaprabhu expressou essa opinião. Aqueles que deixam seus corpos após uma vida
de devoção, outra vez nascem no mundo material, se um bhakta afortunado alcança
o estágio de bhava (quando a potência shuddha sattva do Senhor entra no
coração) então Krishna se revela a esse devoto através de sphurti (visão
espiritual). Recebendo esse sphurtis regularmente o prema desperta fazendo com
que Krishna se revele. Esses kripa siddha ou sadhana siddha bhaktas alcançam o
Senhor ao abandonarem os corpos materiais. Esse sidhanta é confirmado pelo
poeta mahajana Shri Premananda que é um associado direto do Senhor
Gouranga."
sadhana
ekane, siddhio ekane bhaver gocar se
ekane jadi ta, dekhite na
pao, marile dekhibe ke -Mana-siksha
"O
sadhana é para este mundo, siddhi também acontece aqui, podendo ser percebido
em bhava. Assim, se nós não vemos Krishna aqui, como o veremos após a
morte?"
Existem
muitos tipos de Krishna bhaktas e assim muitos níveis de Krishna prema. Falando
comparativamente, o Madanakya Mahabhava prema de Shri Radhika Rishabhanu
Nandini é supremo. As sakhis e manjaris de Radha também possuem mahabhava,
porém é levemente menos potente que o de Radha. O mahabhava prema é o prayojana
(necessidade) para os seguidores rupanugas de Cheitanya Mahaprabhu. Devotos
desse mundo podem gradualmente se elevar pelos estágios de shraddha,
sadhu-sanga, bhajana kriya, anartha nivrtti, nishta, ruci, bhava e finalmente
alcança o prema. Esse prema, contudo, é bem inferior ao padrão de mahabhava das
sakhis e manjaris de Radharani. Após o despertar de prema existem estágios
progressivos: sneha, mana, pranaya, raga, bhava e mahabhava.
Tradução:
Uma dúvida pode surgir agora: ao abandonar o corpo material onde o sadhana
siddha bhakta fica antes de alcançar o seu Gopi Svarupa? A resposta é a
seguinte: esses premika bhaktas mesmo antes de alcançar sneha, mana, pranaya,
etc., instantaneamente alcançam o seu acalentado desejo pelo nitya seva (um
exemplo é o modo como Shri Narada recebeu a perfeição). O corpo espiritual de
Gopi que o devoto recebe é dado pela graça de Yogamaya e toma nascimento no
ventre de uma Vraja Gopi. Não há espera uma vez que o bhauma lila de Krishna é
eterno. Tal devoto é imediatamente transferido para o universo onde o bhauma
lila de Krishna está manifesto.
Dirigindo-se aos ansiosos raganugas sadhakas
Shri Visvanatha Chakravarti conclui: "não se preocupem! O futuro de vocês
será auspicioso."