domingo, 14 de setembro de 2014

A Volta

No último 28 de junho viajei de Porto Alegre com destino a Maceió, sob os auspícios dos queridos devotos de Krishna e discípulos de Srila Narayana Maharaj, Srimati Vrajesvari d.d. e seu esposo Sripad Yasonandana Prabhu.  Não tenho as melhores e suficientes palavras para expressar meus sinceros agradecimentos ao casal amigo que me proporcionou a oportunidade de obter associação com devotos tão sinceros, como eles, e de falar para tantas pessoas interessadas em ouvir sobre Consciência de Krishna a despeito da minha total incapacidade de expressar-me sobre temas tão elevados. Foram dias inesquecíveis na cidade onde apresentamos diversos hari-kathas mais uma longa e proveitosa entrevista para a Rádio Educadora local, em um programa cultural de grande audiência, pelo que soube.
Dali fui a Cotia obter a associação de Sripad Vyasa Prabhu e sua devocional família. Foi muito bom rever esse amigo de muitas jornadas, sincero discípulo de Srila Prabhupada, e compartilhar com ele uma semana de profundas meditações ante suas queridas e bem cuidadas Thakurajis. Prabhuji também me proporcionou uma visita ao templo Gangamatas Gaudiya Matha de São Paulo exatamente no dia em que o calendário vaishnava marcava o guru purnima, uma das mais importantes comemorações dos devotos de Krishna.  Fui tão bem recebido pelos devotos que, mesmo eu não sendo merecedor de tantas distinções, me honraram como se eu fosse um visitante ilustre e elevado, embora tão caído e às duras penas procurando de alguma maneira servir adequadamente aos devotos.
Minha última, mas muito importante estada, foi no templo Gopinatha Ashram Penedo Brasil. Ali passei alguns dias simplesmente perfeitos, associado com Srimati Ranga Devi, seu querido filho Moser e, é claro, com a linda e extremamente muito bem atendida deidade de Srimam Mahaprabhu.  Minha amiga de tantos anos, tendo inclusive me visitado em Porto Alegre anos atrás, essa grande e sincera devota de Mahaprabhu me proporcionou a oportunidade de muitos e inesquecíveis hari-kathas.  Seus alunos são devotos muito queridos e muito interessados em aprender sobre Consciência de Krishna.  Falar para uma audiência assim fica muito fácil, até mesmo para um vaishnava nada qualificado como eu.
Voltando a Porto Alegre me envolvi e estou até agora profundamente envolvido com mudança.  Tive que entregar a casa onde mantinha meu bhajana-kutir e fui para uma área semi rural da cidade. Bem distante do centro e das facilidades, como boa Internet, alcance de telefone celular, etc. Até o momento não me senti seguro para retornar as atividades devocionais que costumava executar on-line, como leitura do Jaiva Dharma e Estudos do Bhagavad-gita para iniciantes.  No momento em que estou a escrever este texto, por exemplo, estou há mais de duas horas sem Internet. Freqüentemente fica-se sem acesso por aqui, às vezes com interrupções de poucos minutos e outras bem mais longas como esta de hoje.  É provável que eu talvez tenha que gravar as aulas e leituras e postar no meu canal no Youtube: RadhantiMaharaj
 https://www.youtube.com/user/RadhantiMaharaj/videos 
Meu canal no Youtube está sem atividades desde que eu iniciei meu pequeno tour devocional por Maceió-São Paulo-Resende (Penedo), isto porque a instabilidade da Internet me deixou inseguro para gravar on-line, como eu costumava fazer.  Pretendo retomar ainda esta semana as atividades se possível, mas me permitirei fazer uma profunda alteração na forma de apresentar os temas dos próximos vídeos que gravarei na minha velha câmera fotográfica e filmadora marca Sony. Ao invés de falar sobre temas filosóficos vaishnavas para os vaishnavas eu vou falar preferencialmente para tentar atingir o público em geral, usando linguagem bem comum, informal e com o mínimo possível de sânscrito.  O mesmo farei doravante aqui pelo blog, facebook e outros canais virtuais que se me apresentarem favoráveis.  Mesmo assim imploro o apoio dos vaishnavas avançados. E antes que alguém interprete mal, aviso que não pretendo mudar absolutamente nada da consciência de Krishna e da puríssima filosofia vaishnava passada pelos nossos amados mestres da divina sucessão discipular. Apenas vou me expressar o máximo possível em português casual, me inspirando em Bhaktivinodha Thakur que apresentava para os aldeões de sua vila suas lindas canções e elevados textos vaishnavas escritos no idioma deles: o bengali.

Hare Krishna!