segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Gopala mantra ou Krishna mantra
klim krishnaya govindaya gopijanavallabhaya svaha


Com 18 letras - O Ishta deva deste mantra é Gopala Krishna, para os devotos que almejam madhurya, medita-se em uma forma específica de Krishna como Kishora Gopala que agrada os sentidos de Suas amadas Kishoris.

É o mais importante e confidencial dos dikshas mantras porque manifesta Krishna e induz que o vraja madhurya rasa flua no coração e é por isso o mais doce dos mantras secretos. É também chamado Krishna mantra porque descreve Krishna em Gokula. Por isso, alguns acharyas Gaudiyas recomendam que se cantem esse mantra em uma japa especial, 108 vezes com a meditação que será abaixo detalhada.

Esse mantra de tão poderoso que é pode satisfazer os desejos materiais e também os espirituais porque contém o kama-bija (a semente dos desejos), foi com esse mantra que Brahma satisfez seu desejo da criação material. Isso se dá porque a dimensão espiritual se reflete na dimensão material e assim o kama bija possui um aspecto duplo: um satisfaz os desejos materiais e o outro os espirituais. Por isso esse mantra é cantado até pelos semideuses.
A meditação que se faz durante o canto desse mantra é o da forma, qualidades e passatempos de Krishna além da própria forma espiritual do sadhaka, estabelecendo o sadhaka no serviço eterno ao Casal Divino. Esse mantra é o que dá o darshan de Radha e Krishna, rodeado por Lalita, Vishaka e as sakhis. E ao sadhaka será dada a oportunidade de servir o casal divino. Esse mantra trabalha em conjunto com o Kama gayatri, o que o Gopala mantra desperta é totalmente revelado com o kama gayatri.

No bija mantra OM que representa Radha e Krishna a realidade transcendental está em forma oculta mas no bija mantra KLIM as verdades dos doces passatempos são mais reveladas e manifestadas.

Para visualização interna existem dois métodos: svarasiki e mantra upasana (adoração através do canal do mantra mantra-mayi):

mantra upasana - meditar ou cantar um mantra em particular que causa a manifestação de apenas um passatempo de Krishna . Aqui o sadhaka medita em uma forma especifica de Krishna (rupa-dhyana) ou em uma cena de um dos Seus passatempos. A forma mais comum é a meditação no Vrindavana yoga-pitha no govindasthali. Lá, Radha-Govinda estão sentados em um trono dourado cravejado de pedras preciosas, rodeado pelas ashta-sakhis e manjaris que ficam cantando enquanto Lalita oferece o artik. Normalmente se usa o que os acharyas chamam de "o melhor verso do Srimad Bhagavatam" para lembrar de Krishna neste processo de mantra upasana.

barhapidam nata-vara-vapuh karnayoh karnikaram
bibhrad vasah kanaka-kapisam vaijayantim ca malam
Randhran venor adhara sudhayapurayan gopa vrndair
Vrindaranyam sva-pada ramanam pravisad gita–kirtih

"com uma pena de pavão em Sua cabeça, flores amarelas karnikara nas Suas orelhas, vestes reluzentes amarelas e a guirlanda Vaijayanti, Krishna exibe Sua forma supremamente cativante, como o melhor dos dançarinos enquanto Ele se embrenha na encantadora floresta de Vrindavana, tornando-a ainda mais bela com as marcas de Seus pés de lótus. ele preenche os buracos de Sua flauta com o néctar de Seus lábios. Os vaqueirinhos seguem logo atrás d'Ele cantando Suas glórias que purifica todo o mundo" (SB 10.19.5)

‪#‎ConsciênciaDespertaPREMA‬