sábado, 15 de novembro de 2014

Descoberto manuscrito de Srila Gurudeva:  
Upadesavali (Instruções Essenciais)
- completo -

Postado em novembro de 2014 no site http://backtobhakti.com e re-postado no site bhaktabhandhav.com, em seis de novembro do mesmo ano, de onde retiramos para traduzir para o português.

Nos anos 90 Srila Gurudeva imprimia seus livros e as Bhagavad Patrikas (revista mensal em híndi) na gráfica de seu discípulo Radha Madhava Prabhu, também conhecido como Ajay Kapoor,  no Ambassador Traders – Impressoras e Papelarias, em Connaught Place, Delhi.
Em uma manhã de abril de 1966, enquanto Srila Gurudeva estava na casa de seu discípulo em Delhi, Radha Madhava Prabhu pediu: “Gurudeva, por favor, escreva algumas instruções que tenhamos como um ideal a ser seguido em nossas vidas.”
Então Srila Gurudeva apanhou um papel e escreveu dezoito instruções com suas próprias mãos.
Esse Upadesavali foi mais tarde extraviado e permaneceu inédito. Agora, quase duas décadas depois o documento original escrito de próprio punho por Srila Gurudeva reapareceu tendo sido redescoberto por Radha Madhava Prabhu.   Hoje, 5 de novembro de 2014, o documento original foi mostrado a Sripada Premananda Prabhu e os devotos em Bhaktabandhav Dham, Bhava Vrindavana e uma cópia escaneada foi entregue a Premananda Prabhu.
Sripada Premananda Prabhu instruiu-me para traduzir imediatamente o Upadesavali, e depois publicá-lo no Bhaktibandhav.com. Juntamente com Giridhari Prabhu e Govardhana Prabhu, eu prontamente iniciei o serviço de cuidadosamente traduzir o texto manuscrito para o inglês.  Pela misericórdia de Srila Gurudeva agora nós publicamos seu maravilhoso colar de jóias na forma de instruções para beneficiar e incentivar os devotos do mundo inteiro.

Um servo de Bhaktabandhav,
Rasik Mohan Das

O Upadesavali – Instruções Essenciais

       de  Paramaradhyatama Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja
[Escrito por Srila Gurudeva, em Delhi, no mês de abril de 1996, na residência de Radha-Madhava Prabhu. Publicado pela primeira vez.]

1)    Aqueles que não adoram Bhagavan, que é o pai de todo o universo e o mantenedor de todos, são tolos ignorantes e assassinos do seu próprio eu.

2)    Bhagavad-bhakti é o tema exposto nos Vedas, Upanisads, Smirtis e Puranas.

3)    A natureza constitucional,  svarupa-gata-dharma, dos seres vivos é o serviço a Bhagavan.  Por causa de uma circunstância particular as entidades vivas esqueceram-se  de servir  Bhagavan e, desde tempos imemoriais, elas caíram no ciclo de nascimento e morte, onde nascem envolvidas pelas três misérias da existência material.                  
Pela misericórdia de Bhagavan ou de seus bhaktas, as entidades vivas podem seguir o caminho de Bhagavad-bhakti, e então novamente se situarem na sua svarupa-dharma onde elas experimentarão a bem-aventurada rasa de servir Bhagavan.

4)    O canto congregacional dos nomes de Sri Hari, harinama-sankirtana é o sadhana mais elevado, prática disciplinada e sadhya, meta dos seres vivos.

5)    harernama harernama harenama evakevalam
      kalau nastyeva nastyeva nastyeva gatiranyatha

Nesta era de desavenças e hipocrisias, o único meio de salvação é cantar o santo nome, cantar o santo nome, cantar o santo nome do Senhor. Não há outra maneira, não há outra maneira, não há outra maneira.

6)    Vrajendranandana Sri Krsna é a manifestação última do Supremo Absoluto. Ele é o oceano de doçuras nectárias e possuidor de todas as potências.

7)    Vrajendranandana Sri Krsna está além de Maya; Ele é o reservatório de todas as qualidades transcendentais; Ele é um oceano da misericórdia incondicional sem causa, e Ele é bhakta-vatsala, afetuoso com Seus devotos.

8)    Transcendental a Maya, a forma transcendental intrínseca de Vrajendranandana Sri Krsna é de um jovem dançarino que se veste com roupas de menino vaqueirinho segurando uma flauta.

9)    Fé firme em Sri Gurudeva é a espinha dorsal do bhajana. Sem servir ao sad-guru e dele receber sua misericórdia, nunca alguém poderá  ingressar no reino de bhakti.

10)      O mestre espiritual bona fide é perito e realizado na literatura Védica;  Ele é possuidor da realização completa em Bhagavan; ele está à parte dos objetos dos sentidos materiais; e ele é a jóia suprema dos devotos que estão sempre absortos em cantar os nomes de Bhagavan. Aceitando o abrigo de tal sad-guru é possível ingressar na prática de sudha-bhakti, o serviço devocional puro, caso contrário não.

11)      Esforçar-se em agradar as mentes dos desfrutadores dos sentidos; acumular objetos materiais e permanecer absorto no gozo dos sentidos; fomentar o desejo de realizar o céu ou a liberação — estas não são as características de um mestre espiritual genuíno. Deve-se permanecer distante de tais impostores (os quais estão engajados nas atividades acima enquanto posam de gurus).

12)      Krisna-prema é o primeiro e único objetivo final para todas as entidades vivas.

13)      O Srimad-Bhagavatam é a evidência impecável para toda a humanidade.

14)      A adoração de Krishna pelas Vraja-gopis é a mais elevada forma de adoração.

15)      A adoração a Deus só é possível na forma humana de vida. Outras espécies vivem para o único propósito de gozo. Para aqueles que estão na forma humana de vida é auspicioso adorar Bhagavan desde a infância.

16)      O primeiro e único dharma na Kali-yuga é o canto congregacional dos santos nomes de Bhagavan. Pelo desempenho de sankirtana, os seres vivos podem facilmente obter auspiciosidade. Abandonando sankirtana, aqueles que instruem os outros e que estão pessoalmente inclinados a realizar sacrifícios, austeridades, yoga e cultivo de jnãna (a concepção que se funde com o Brahman) — todas as atividades dessas pessoas são em vão. Isto é o que as escrituras proclamam.

17)      Se você almeja o seu próprio bem-estar, nunca critique os bhaktas.  Criticando os Vaishnavas sua destruição é inevitável.

18)      A causa raiz de bhakti é ouvir hari-katha enquanto em sat-sanga. Sem sat-sanga os seres vivos nunca podem alcançar auspiciosidade

Assina, Sri Bhaktivedanta Narayana

(Tradução para o português em 14/11 2014 – por TSBS Radhanti)
‪#‎ConsciênciaDespertaPREMA‬
Descoberto manuscrito de Srila Gurudeva:  Upadesavali 
(Instruções Essenciais) – PARTE DOIS

3)  A natureza constitucional,  svarupa-gata-dharma, dos seres vivos é o serviço a Bhagavan.  Por causa de uma circunstância particular as entidades vivas esqueceram-se  de servir  Bhagavan e, desde tempos imemoriais, elas caíram no ciclo de nascimento e morte, onde nascem envolvidas pelas três misérias da existência material.                  
Pela misericórdia de Bhagavan ou de seus bhaktas, as entidades vivas podem seguir o caminho de Bhagavad-bhakti, e então novamente se situarem na sua svarupa-dharma onde elas experimentarão a bem-aventurada rasa de servir Bhagavan.

4)    O canto congregacional dos nomes de Sri Hari, harinama-sankirtana é o sadhana mais elevado, prática disciplinada e sadhya, meta dos seres vivos.

5)    harernama harernama harenama evakevalam
      kalau nastyeva nastyeva nastyeva gatiranyatha

      "Nesta era de desavenças e hipocrisias, o único meio de salvação é cantar o santo     nome, cantar o santo nome, cantar o santo nome do Senhor. Não há outra maneira, não há outra maneira, não há outra maneira."

6)    Vrajendranandana Sri Krsna é a manifestação última do Supremo Absoluto. Ele é o oceano de doçuras nectárias e possuidor de todas as potências.

7)    Vrajendranandana Sri Krsna está além de Maya; Ele é o reservatório de todas as qualidades transcendentais; Ele é um oceano da misericórdia incondicional sem causa, e Ele é bhakta-vatsala, afetuoso com Seus devotos.

8)    Transcendental a Maya, a forma transcendental intrínseca de Vrajendranandana Sri Krsna é de um jovem dançarino que se veste com roupas de menino vaqueirinho segurando uma flauta.

9)    Fé firma em Sri Gurudeva é a espinha dorsal do bhajana. Sem servir ao sad-guru e dele receber sua misericórdia, nunca alguém poderá  ingressar no reino de bhakti.

10)    O mestre espiritual bona fide é perito e realizado na literatura Védica;  Ele é possuidor da realização completa em Bhagavan; ele está à parte dos objetos dos sentidos materiais; e ele é a jóia suprema dos devotos que estão sempre absortos em cantar os nomes de Bhagavan. Aceitando o abrigo de tal sad-guru é possível ingressar na prática de sudha-bhakti, o serviço devocional puro, caso contrário não.

11)    Esforçar-se em agradar as mentes dos desfrutadores dos sentidos; acumular objetos materiais e permanecer absorto no gozo dos sentidos; fomentar o desejo de realizar o céu ou a liberação — estas não são as características de um mestre espiritual genuíno. Deve-se permanecer distante de tais impostores (os quais estão engajados nas atividades acima enquanto posam de gurus).

12)      Krisna-prema é o primeiro e único objetivo final para todas as entidades vivas.

13)      O Srimad-Bhagavatam é a evidência impecável para toda a humanidade.

14)      A adoração de Krishna pelas Vrja-gopis é a mais elevada forma de adoração.

15)      A adoração a Deus só é possível na forma humana de vida. Outras espécies vivem para o único propósito de gozo. Para aqueles que estão na forma humana de vida é auspicioso adorar Bhagavan desde a infância.

16)      O primeiro e único dharma na Kali-yuga é o canto congregacional dos santos nomes de Bhagavan. Pelo desempenho de sankirtana, os seres vivos podem facilmente obter auspiciosidade. Abandonando sankirtana, aqueles que instruem os outros e que estão pessoalmente inclinados a realizar sacrifícios, austeridades, yoga e cultivo de jnãna (a concepção que se funde com o Brahman) — todas as atividades dessas pessoas são em vão. Isto é o que as escrituras proclamam.

17)      Se você almeja o seu próprio bem-estar, nunca critique os bhaktas.  Criticando os Vaishnavas sua destruição é inevitável.

18)      A causa raiz de bhakti é ouvir hari-katha enquanto em sat-sanga. Sem sat-sanga os seres vivos nunca podem alcançar auspiciosidade

       Assina, Sri Bhaktivedanta Narayana