sábado, 29 de novembro de 2014

Comportamento Humano Versus Comportamento Animalesco
(mais um néctar do Jaiva-Dharma)

O comportamento animalesco é descrito por nossos sábios Arianos, como tendo quatro propensões instintivas: ahara (comer), nidra (dormir), bhaya (temer) e maithuna (acasalar-se). A disposição humana é manifesta unicamente quando alguém supera estas propensões animalescas e de­senvolve a racionalidade (dharma-vrtti). Filósofos ociden­tais também declaram que os homens são seres racionais. No entanto, é essencial notar que o significado da racionali­dade na filosofia ocidental é consideravelmente limitada.

Na filosofia Ariana, a palavra dharma é extrema­mente abrangente. Somente num aspecto de seu signi­ficado, ela encerra o conceito filosófico ocidental de racionalidade e vai muito além e inclui a tendência de adorar a Deus. O dharma é a verdadeira característica que identifica a natureza humana, e as entidades vivas que são desprovidas de dharma são designadas como animais. Esta dito no Hitopadesa (25):

ahara-nidra-bhaya-maithunan ca
samanyam etat pasubhir naranam
dharmo hi tesam adhiko viseso
dharmena hinah pasubhih samanah


Os seres humanos são iguais aos animais na questão de comer, dormir, temer e acasalar. Ainda que, a qua­lidade da religião seja unicamente para os seres hu­manos. Sem religião, eles não são melhores do que os animais.

#ConsciênciaDespertaPREMA