segunda-feira, 27 de outubro de 2014

O que é mayavada?

A palavra maya geralmente refere-se à jada-sakti (potência material ou externa) ou avidya-sakti, que é o reflexo da svarupa-sakti do para-tattva (potência divina de Sri Bhagavan). Maya é a deidade regente do mundo material. Esta potência faz com que a entidade vivente em seu cativeiro material se identifique com o corpo material considerando como seus os objetos relacionados com o corpo e aceita o refúgio da mayavada.

A doutrina mayavada propõe que o Brahman é um espírito homogêneo ou não diferenciado, desprovido de potências ou atributos. Desta perspectiva não pode existir então uma potência maya separada com a função característica de criar uma ilusão. Não obstante, os mayavadis afirmam também que a jiva é, na realidade, o Brahman e que a existência aparente de uma entidade vivente separada de Brahman é apenas uma ilusão criada pela influência de maya ou avidya. A jiva existe enquanto exista maya. Neste sentido, os mayavadis consideram que a potência maya existe. Segundo a doutrina mayavada, maya tem a característica específica e peculiar de ser tanto sat como asat e é, portanto, indescritível. As pessoas que sustentam essa opinião enganosa são conhecidas como mayavadis ou impersonalistas. Segundo a concepção mayavada, Isvara, é igual à jiva, se encontra nas garras de maya. Afirma também que, não obstante, a diferença entre Isvara e a entidade vivente é que esta é forçada a aceitar os frutos de suas ações enquanto que Isvara não tem que aceita-los quando é coberto por maya. Os vaishnavas acharyas têm afirmado que essa idéia é contrária tanto aos sastras como na lógica.


O autor do Vedantra-sutra, o onisciente Sri Krsna-dvaipayana Vedavyasa, que dividiu os Vedas, declara no Padma Purana, outra obra sua, que a mayavada é falsa e contrária aos Vedas.


‪#‎ConsciênciaDespertaPREMA‬