quinta-feira, 12 de março de 2015

O Avadutha Nityananda

Mahaprabhu descreveu a verdadeira natureza de Nitai como Ananda, a personificação da bem-aventurança. Ele disse:
- Nityananda é Ananda de nome e Ananda de forma. Ele é a própria personificação de Ananda. Todo o seu comportamento, ao comer, beber, mover-se e o que quer que ele faça, é pleno de Ananda (C. Bh. Madhya, 12. 19). Às vezes ele mergulha tão profundamente no oceano de Ananda que permanece inconsciente por três ou quatro dias (C. Bh. Madhya, 12. 9). Às vezes ele não usa nenhuma roupa e não percebe que está nu.  Ele vive tão absorto em si mesmo como Ananda que não pode falar coisas inteligíveis. Eu pergunto: ’Shripada! Por que você está nu?’ Ele responde: ’Sim, sim.’ Aí eu digo: ‘Ponha as suas roupas.’ Ele responde: ‘Estou com fome.’ Quando falo: ‘ Eu lhe pergunto alguma coisa  e você responde coisas sem sentido. Por que você faz isso?’ Ele diz: ‘Sim, sim. Já fui dez vezes.’” (C. Bh. Madhya, 11. 71/74/76)
O avadhuta Nityananda era simples, descompromissado e brincalhão como uma criança. Às vezes ele brincava com as crianças de Nadia, às vezes ia para a casa de Shacimata e se comportava como se fosse o seu filho mimado. Uma vez, carregado por uma corrente de loucura divina, ele corria para a casa de Mahaprabhu (C. Bh. 12. 11-2). Mahaprabhu e Vishnupriya estavam sentados no quintal. Shacimata estava dentro de casa. De repente Vishnupriya correu para dentro de casa e trancou a porta por dentro. Shaci ficou apreensiva e disse:
- Por que? O que aconteceu?
Vishnupriya respondeu:
- Vá olhar o seu filho mais velho.
 Shaci saiu e começou a rir ao ver Nityananda completamente nu.
Mahaprabhu atou o seu turbante em volta da cintura de Nityananda (C. Bh. 12. 15). Fez com que Nityananda sentasse ao seu lado e indagou:
- Shripada! De onde você vem? O seu corpo está todo coberto de poeira.
Shripada respondeu:
- Sim, sim!
E começou a olhar para os lados, como um louco. Nisso foram chegando os companheiros de Mahaprabhu, um por um. Mahaprabhu disse para Nityananda:
- Shripada! Me dê o seu prasadi kaupin (o turbante de Gaura que estava sendo usado como peça a única de roupa) .
Nityananda deu. Mahaprabhu o atou em volta da cabeça como objeto adorável. Então ele o rasgou em pedacinhos e deu um pedaço para cada um dos seus companheiros dizendo:
- Cuidem bem disso. Esta é uma prasada valorosa. Amarrem isso em volta das suas cabeças que vocês alcançarão Krishna-bhakti.
Depois disso ele lavou os pés de Nityananda, aplicou pasta de sândalo em seu corpo e o adorou com flores. Ele tomou a caranamrita e a distribuiu para os outros, dizendo:
- Agora vamos alcançar Krishna-bhakti. Somos abençoados.

#ConsciênciaDespertaPREMA  #Prema