quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Seguir o "Id"?

No Bhagavad-gita (4.34), o Senhor Krsna diz a Arjuna:

tad viddhi pranipatena
pariprasnena sevaya
upadeksyanti te jñanam
jñaninas tattva-darsinah

"Tenta aprender a verdade aproximando-te de um mestre espiritual. Faze-lhe perguntas com submissão e presta-lhe serviço. As almas auto-realizadas podem te transmitir o conhecimento porque elas próprias viram a verdade."

Ver a verdade que está em nossos corações por enquanto é muito difícil. Por isso Krsna aconselha que nos aproximemos de um mestre espiritual competente, dentro da linha de sucessão discipular que vem do próprio Sri Krsna.

O Senhor é o mestre espiritual original e todas as manifestações do caitya-guru (guru interior), diksa-guru (que dá iniciação), siksa-guru (que dá instruções), etc., mas Krsna aconselha a seguir um mestre espiritual de carne e osso, presente no planeta numa forma audível e diretamente visível. Este guru é a manifestação de Krsna para as almas condicionadas, que ainda não são auto-realizadas para poderem ouvir e ver o guru interior, que está em nossos corações.

Krsna diz para fazer perguntas com submissão (saranagati). Primeiro é necessário saranagati, ou rendição ao guru. Quem não está rendido ao guru vai seguir a mente alucinada, a inteligência contaminada e o falso ego. Esse conjunto sutil, que também é "interior" é aquilo que alguns psicólogos chamam de "Id." O conjunto dos corpos sutis materiais, que vivem dando instruções equivocadas. Quem segue as instruções do "id" é o id-iota, onde o sufixo "iota" quer indicar literalmente "aquele que segue."  

Portanto esta palavra derivada do grego, "idiota", define perfeitamente quem segue os ditames da mente, inteligência material e do falso ego, sem jamais aceitar saranagati, ou rendição a Krsna na forma do seu representante de carne e osso, o Guru.

Além de saranagati, submissão ao guru, Krsna recomenda anugatya, ou a prestação de serviço ao guru em rendição plena e o discípulo deve servi-lo como um servo humilde, sem falso prestígio. A satisfação do mestre espiritual é o segredo do progresso na vida espiritual, quer seja na fase vaidhi-bhakti quer seja na fase de raganuga-bhakti.

Não existe o manah-seva, ou serviço mental sem que haja anugatya. O guru é sempre aquele quem veicula todo e qualquer serviço a Krsna. Quem pretende realizar qualquer processo de bhakti por conta própria, fabricando o seu próprio processo, acaba sendo apenas mais um "id-iota." Está seguindo o seu "Id", que nada tem a ver com o caitya-guru. O caitya-guru permanece passivo, observando as divagações dessa entidade viva e concedendo-lhe os frutos de sua atividade, como todo e qualquer processo karmico. Pois quem não segue o Guru, pratica apenas karma e nada mais.

Se não houver saranagati, ou rendição plena ao guru, as perguntas a ele feitas, por mais eruditas que sejam não trazem qualquer benefício espiritual, pois estarão sendo feitas para a satisfação do "Id": mente, inteligência e falso ego materiais.

Ao observar as qualificações de saranagati e anugatya do discípulo, o mestre espiritual concede-lhe a verdadeira compreensão espiritual, e então o discípulo poderá acompanhar o mestre espiritual até as mais elevadas realizações de prema-bhakti.

Nesse verso Sri Krsna também está condenando a obediência cega e as perguntas absurdas, que são apenas a supressão do "id", ou a outra face da moeda. Ninguém é um verdadeiro saranagati e anugatya apenas porque suprimiu artificialmente os anseios da mente, da inteligência e do falso ego materiais.

Não é necessária apenas a rendição, mas é necessário obter do guru uma compreensão clara, uma realização das metas espirituais, que é alcançada com submissão, serviço e indagações. Devemos ter um relacionamento harmonioso e amoroso com o Guru, para que estas permutas sejam bem-sucedidas.


E quando o discípulo alcançar a auto-realização, quando estiver apto para se relacionar diretamente com o caitya-guru, verá que a sua condição eterna é ser discípulo, sempre seguindo o guru, pois a sua posição eterna é a de servo de Krsna, e não de servo do "Id" um "id-iota."

‪#‎ConsciênciaDespertaPREMA‬