terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Aula proferida em 26.5.97 em New Vraja por Bhaktivedanta Narayana Maharaj (Livro: Em cada gota, um oceano):

"Vou começar contando-lhes uma história. Certa vez dois Vaishnavas chegaram a uma cidade. Um deles fez suas acomodações para viver debaixo de uma árvore da bengala. Próximo dessa árvore morava uma prostituta no segundo andar de um prédio muito belo. E o outro vaishnava foi viver em um templo bem no centro dessa cidade. O vaishnava da figueira tinha um humor próprio, diferente do estado mental do que foi morar no templo. O do templo pensava "Aquele vaishnava está ficando com a prostituta, e notava que muitas pessoas iam e vinham do local. E o Vaishnava que vivia próximo da prostituta pensava "Eu sou tão tolo e desafortunado que nem posso morar no templo. Meu amigo é que é feliz pois está sempre próximo das Deidades, executando kirtana cantando e se lembrando". E o vaishnava do templo continuava a pensar na prostituta e criticar o outro vaishnava. "eu sou muito sortudo, consegui ficar no templo e ele é muito miserável porque teve que ficar lá fora". Desse modo a mente do vaishnava do templo estava sempre absorta em críticas.
A inexorável morte veio para o devoto do Templo. Esse vaishnava viu que três figuras horrendas vinham na sua direção, ele indagou
  • "quem são vocês?"
  • "nós somos a morte. Somos os Yamadutas e viemos para levá-lo"
  • "Ah, vocês estão enganados, não sou quem vocês estão procurando. Essa pessoa vive ali com uma prostituta, eu sou um santo que vive no templo."
  • "Não, não. Estamos cientes de tudo isso. É você mesmo que estamos procurando."
  • "então, para onde vocês me levarão, para Swarga?"
  • Não, não. Nós o levaremos para um local dos mais degradados e lá o puniremos, porque você fica sempre criticando aquele outro vaishnava. E no entanto, o caráter dele é de sadhu, ele sempre pensa em você como alguém muito afortunado, pois, você mora no templo e está sempre cantando os santos nomes. "
Por fatos assim eu os aconselho a seguir as instruções de Rupa Gosvami de nunca criticar ninguém. Se alguém está executando atividades más, o único prejudicado é ele mesmo. E se você se por a criticar alguém, ficar olhando para o lado negativo do caráter de alguém, a conseqüência é que todas as más qualidades do criticado virão para o crítico que terá que encontrar com Yamaraja que irá puni-lo primeiramente. Por isso, tente sempre ver as boas qualidades dos Vaishnavas, e sempre se absorva em ouvir, cantar e lembrar de Krishna . Mesmo que se trate de pessoas que sejam sem casta e sem credo, se elas são más, ainda assim você não deve criticá-las. Tente sempre se lembrar de algo bom que existe nelas e sempre glorifique os devotos.

Esse é caminho correto. Rupa Gosvami e Swamiji (Shrila Prabhupada) nos dizem que devemos nos acautelar contra o criticismo.

#ConsciênciaDespertaPREMA  #Prema  #NarayanaMaharaj