sexta-feira, 6 de junho de 2014


Samadhi, o quarto estado de consciência

No Uddhava-gita, no décimo-primeiro canto do Srimad Bhagavatam, Sri Krsna explica a Uddhavaji quais são os quatro estados de consciência ­ vigília, sonho, sono profundo e samadhi.

A famosa "Consciência de Krsna" nada mais é do que o quarto estado de consciência, ou samadhi. Segundo Srila BV Narayana Maharaja, samadhi significa sama = mesmo, dhy = consciência. A igualdade da consicência com a cosnciência transcendental. O Smadhi acontece no momento em que a mente material é ofuscada e a mente transcendental se revela à jiva.

Nesse estado a entidade viva condicionada passa a ter a compreensão absoluta do que vem a ser a realidade transcendental, e recebe a realização de que o nome, a forma, qualidades e passatempos de Sri Krsna são absolutos e são não-diferentes dEle.

No seu Krsna-samhita, Srila Bhaktivinoda Thakura alerta para aquilo o que ele esclarece ser o falso samadhi, o samadhi adquirido por meios artificiais, através de artifícios da yoga mística (dhyana) e técnicas equivocadas de tentar apreciar as lilas de Sri Krsna com artifícios imaginários, como o falso siddha-pranali.

Para se alcançar a meta imediata do sadhana, bhava-bhakti e poder prestar o verdadeiro manah-seva com um corpo espiritual puro, a condição essencial é estar perfeitamente sintonizado com este quarto estado de consicência, o estado de samadhi, ou como advogam alguns, o transe místico.

Este quarto estado de consicência é um estado tão real quanto o estado de vigília, onde a jiva contempla a criação de Maya. No estado de samadhi, a jvia passa a poder contemplar diretamente a criação de Yogamaya, a potência criativa interna de Krsna, que cria o universo cit, ou transcendental.

Ao se receber a diksa de um guru competente, que possui a realização desse quarto estado de consciência, através de um arranjo transcendental, a entidade viva condicionada recebe o passe, o ingresso para essa realidade.

Ao praticar o processo de diksa atavés do sadhana, esse ingresso se efetiva e a entidade viva acaba adentrando no quarto estado de consicência no seu devido tempo. Nesse estado ela tem a realização do seu siddha-deha, ou corpo espiritual perfeito,  e por informação do guru passa a ter consciência do seu serviço eterno a Sri Sri Radha Krsna Yugala, ou siddha-pranali.

No entanto, todas as autoridades competentes no assunto, esclarecem que o única maneira eficiente de se entrar nesse quarto estado de consciência é através de sadhana-bhakti. Não existem atalhos para essa rota.