Pensamentos Védicos
O plano material é o plano do embuste e do equívoco,
mas não há equívoco no plano superior. (Swami B. R. Sridhar)
As disciplinas espirituais objetivam purificar o
coração. Quando o coração se purificou — o amor (prema) que já vive ali — simplesmente se manifesta. (Radharaman Charan Das)
O estágio em que a consciência da entidade viva está
atraída pelos três modos da natureza material (bondade - paixão - inércia) é
chamado vida condicionada. Mas, quando
essa mesma consciência fica atraída pela Pessoa Suprema, ela fica situada na
transcendência, na consciência de liberação. (Srimat
Bhagavatam, 3-25.5)
Não tente compreender os assuntos inconcebíveis (acintya) com a lógica mundana, pois o
significado de acintya é estar além
da natureza material. (Mahabharata, Bhisma-parva,
5.22)
Quem comete pecados apoiando-se na força de cantar o
santo nome (mantras) não pode ser
purificado mesmo praticando as regras e regulações da yoga por milhares de anos. (Padma Purana,
Brahma Khunda, 25.16)
Na prática, sempre haverá alguma perturbação em
nossa vida, mas não ligamos para isso.
Quem procura servir tem que se deparar com perturbação neste plano
mundano. (Swami B.S. Govinda)
Se ninguém vier com você, você deve prosseguir só,
sem levar sequer um bastão na mão. (Tagore - citado por Swami B.
R Sridhar)
Posição é apenas como um selo-legal, enquanto que o
homem é o ouro que lastreia o selo.(Swami B. R. Sridhar)
A alma jiva
é eterna e possui um relacionamento eterno com o Senhor por um tempo que não
tem começo nem fim; ela é parte da energia superior e transcendental. (Sri Brahma Samhita, 5.21)
A mente é um elemento material cuja densidade é
muito tênue; por conseguinte, abstrações ditas elevadas não são mais
espirituais do que rochas duras. (Swami B. R. Sridhar)
Em geral, as pessoas seguem os exemplos de homens
superiores: o que estes aceitam torna-se o padrão. (Bhagavad-gita
3.21)
As leis não existem para as pessoas perfeitas, mas
para pecadores e pessoas ofensivas. Entretanto, todos devem seguir as regras e
os regulamentos, de modo a não perturbar o meio ambiente deste plano mundano. (Swami B. S. Govinda)
A pessoa que deseja atravessar por sobre o
lamentável oceano do sofrimento material pode fazê-lo com muita facilidade
aceitando o abrigo do barco do Bhagavad-gita. (Sri Vaishnaviya-tantra-sãra, sloka 7)
As misérias causadas por uma maldição ou por rituais
de magia negra jamais entram numa residência onde se adora o Gita. (Sri Vaishnaviya-tantra-sãra,
sloka 29)
Tal como uma flor de lótus não se molha apesar de
estar dentro d'água, aquele que está desapegado oferece todas as suas ações ao
Senhor Supremo sem ser afetado por reações pecaminosas ou pias. (Bhagavad-gita, 5.10)
Pensa-se, em geral, que a evolução seja algo
objetivo. Mas a evolução objetiva é uma percepção equivocada da realidade. Evolução baseia-se, de fato, na consciência,
que é subjetiva. Entretanto, para o ignorante a evolução subjetiva parece ser
evolução objetiva. (Swami B. R. Sridhar)
Tal como as misérias sofridas durante um sonho são
imaginárias, este universo, mesmo não sendo real, parece ser devido à ilusão criada pelo Senhor
Supremo. (Srimat Bhagavatam, 10-14.22)
O imperfeito tem que depender do perfeito, a
realidade última. E o imperfeito deve ser assim produzido por ele, a forma de
provar a sua perfeição. (Swami B. R. Sridhar)
Qualquer concepção material pressupõe uma concepção
espiritual dessa coisa em particular. (Swami B. R.
Sridhar)
Se a brahmananda,
ou a felicidade de tornar-se uno com o Supremo, é multiplicada por um trilhão,
ainda assim não pode ser comparada com uma fração atômica da felicidade que se
obtém do oceano de Bhakti — serviço
devocional. (Srila Rupa Goswami)
Todos sentem a necessidade de obter alguma posição
neste mundo material e tem a tendência a inferiorizar os demais: isso é ego. (Swami B. S.
Govinda)
Quando vem a alegria, esta é seguida pela dor. Depois de nascer, o sol se põe; e novamente
ele nasce e se põe. Do mesmo modo, vem a felicidade e logo a tristeza; depois a
alegria e novamente a tristeza. Portanto, não há falta de felicidade temporária
neste mundo material. (Swami B. S. Govinda)
Uma pessoa sábia e autocontrolada que pode subjugar
o ímpeto de falar, a agitação da mente, o ataque da ira, a veemência da língua,
as exigências do estômago e a agitação dos genitais, pode instruir o mundo
inteiro. (Sri Upadesamrta - sloka 1)
Existem três tipos de paixões avassaladoras
observadas nas entidades vivas mundanas apegadas ao desfrute material: os
impulsos da fala, da mente e do corpo. (Srila
Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura)
Quando os sadhakas
(principiantes) ainda são afetados pelos obstáculos (anarthas) que impedem o progresso na vida devocional, suas mentes
ficam inquietas e perturbadas. Por essa razão,
não é fácil que eles desenvolvam um sabor pelo nome de Bhagavam (Senhor Supremo) e pelas outras
atividades devocionais. (Sri Radha-ramana dasa
Goswami)
Se o santo nome do Senhor é lançado aos ateus que
têm luxúria pelo corpo, pelas posses materiais e pela família, ele não irá
produzir o fruto do amor por Ele rapidamente. (Svarga-khanda,
48.56)
Todos sofremos de um interesse separado, de conflito
e reação, bem e mal, prazer e dor, felicidade e sofrimento. Mas lá no domínio
espiritual, tudo é consciente e repleto de felicidade. (Swami B. R. Sridhar)
Concentre-se plenamente no cumprimento de seu dever
e não no resultado de seu trabalho. O resultado fica para Mim (o Supremo); toda
responsabilidade é Minha. (Bhagavad-gita, 2.47)
Nosso meio ambiente é produzido conforme nosso karma. Portanto, aquilo a que estamos
culpando foi produzido pelo nosso próprio karma.
(Swami B.R. Sridhar)
Regando-se a raiz de uma árvore, todas as folhas e
galhos são automaticamente nutridos. Similarmente, por suprir alimento ao
estômago, todos os membros do corpo são nutridos. Da mesma maneira, ao satisfazermos
o conceito central do Supremo Absoluto, todas nossas obrigações são
automaticamente satisfeitas. (Srimad-Bhagavatam, 4.31.14)
Para entender o destino de uma pessoa na hora da
morte, devemos perguntar: "Qual era a mentalidade dela?" (Swami B. R. Sridhar)
O conhecimento acima da mortalidade é conhecimento
adequado. O conhecimento mundano não tem valor, pois não perdura. (Swami B. R. Sridhar)
Abandona todas as variedades de deveres religiosos e
simplesmente sirva a Mim (Senhor Supremo).
Eu o libertarei de todas as reações pecaminosas. Não tenha medo. (Bhagavad-gita, 18.66)
Conhecimento é informação recolhida das escrituras,
e ciência é compreensão prática deste conhecimento. O conhecimento é científico quando é
recolhido das escrituras através do mestre espiritual genuíno, porém, ao ser
interpretado pela especulação é invenção mental. (Swami Maharaj Prabhupad)
As almas condicionadas, desde o Senhor Brahma, o engenheiro deste universo
material, até uma insignificante formiga, estão todas criando algo, mas nenhuma
delas é independente do Senhor Supremo.
O materialista equivoca-se ao pensar que não existe criador além dele
mesmo, e isto se chama maya ou
ilusão. (Swami Maharaj Prabhupad)
Através de uma consideração cuidadosa sobre os fatos
históricos dos povos de diferentes países e continentes, será evidente que a fé
em Deus é naturalmente comum entre os homens. (Srila
Bhaktivinoda Thakur)
Religião significa ajuste adequado. Tudo já foi dado mas é preciso fazer o ajuste
adequado: entender quem somos; qual é o nosso dever; quem é Krishna (Deus), e quem é Seu servo. (Swami B. S. Govinda)
A natureza do plano mundano é que a morte é certa
para aquele que nasceu. (Bhagavad-gita, 8.6)
As tendências de toda a vida, bem como de vidas
passadas, virão a nós na hora da morte e receberemos outro corpo conforme a
nossa lembrança. (Bhagavad-gita, 2.27)
A natureza dos universos mundanos faz com que os
seres vão aos planetas celestiais praticando boas ações e aos infernais através
de más ações. Podemos dizer, resumindo,
que existem três níveis de mundos aqui neste plano. (Swami B. S. Govinda)
Quando adquirimos algo e damos em troca o seu mesmo
valor, não nos envolvemos com o karma
de quem o fez. (Smitri-Shastra)
As religiões onde prevalecem os males do ateísmo,
ceticismo, materialismo, negação da alma, como epicurismo, panteísmo,
politeísmo e monismo da não-distinção, não devem ser consideradas pelos
devotos. Devem ser vistas como anti-religiões, pseudo-religiões e religiões
falsas. (Srila Bhaktivinoda Thakur)
A única associação desejável é a dos sadhus (santos) de coração puro, que
estão sempre alheios a toda variedade de más companhias. Pela influência de sua
associação, as contaminações adquiridas pelas más companhias podem ser
erradicas. (Kapiladeva)
O equívoco ou maya
é um sentimento de exploração; o humor de tomar para si e para sua egocêntrica
satisfação. (Swami B. R. Sridhar)
A alma é uma partícula de consciência dotada de
livre arbítrio, independência.
Eliminando o livre arbítrio, só resta a matéria grosseira. Sem independência, a alma não consegue
progredir do cativeiro à liberação, e sua salvação final seria impossível. Mas seu espírito de exploração é uma força alheia,
um intoxicante — um erro de cálculo que envolve sua independência. (Swami B. R. Sridhar)
Um sábio explicou em seu sutra que as epidemias que
assolam as massas devem-se à contaminação do éter causada pelo som impuro. (Swami B. R. Sridhar)
Existe uma crença comum de que através da expansão
da mente poderemos conceber o infinito, mas esse processo é defeituoso. (Swami B. R. Sridhar)
Até que alguém tenha despertado o desapego pelos
resultados das atividades fruitivas, ou até que desenvolva fé em ouvir
discursos relacionados coMigo, deve desempenhar suas atividades diárias e
ocasionais obrigatórias. (Srimad Bhagavatam, 11.20.9)
Assim como uma prostituta saqueia a riqueza de um
libertino, as conversas mundanas roubam a riqueza da boa inteligência da
entidade viva. (Sri Manah-siksha, sloka 4)
A influência da associação é demonstrada com o
seguinte exemplo: assim como um cristal reflete a cor dos objetos próximos, uma
pessoa também adquire as qualidades daquela com quem se associa. (Bhakti-rasamrta-sindhu 1.2.229)
Aqueles que abandonam o imperecível pelo perecível
perdem tanto o perecível quanto o imperecível. (Chanakia
Pandit)
Todos nós ansiamos pelo prazer. As entidades vivas, como o Senhor, são plenas
de consciência, e buscam a felicidade. (Srimat
Bhagavatam, 1-1.12)
Esta minha morada não está iluminada pelo sol nem
pela lua, nem pela eletricidade. E qualquer um que a alcance jamais retorna
este mundo material. (Bhagavad-gita, 15.6)
O processo de deixar este corpo e obter outro corpo
no mundo material também é organizado. A
pessoa morre depois que se tenha decidido que forma de corpo terá na próxima
vida. Autoridades superiores, e não a
própria entidade viva, tomam esta decisão. (Swami Maharaj Prabhupad)
A mente é inquieta por natureza, indo sempre daqui
para ali, mas ela pode descansar na vibração do som de Krishna, de modo que é preciso meditar no param purusham, a Pessoa Suprema. (Swami Maharaj Prabhupad)
Aquele que não resolve os problemas da vida como um
ser humano e que, dessa forma, deixa este mundo como os gatos e os cachorros,
sem compreender a ciência da auto-realização, é um avaro. (Garga
Upanishad)
Os kripanas,
ou pessoas avaras, desperdiçam seu tempo ao serem demasiadamente apegados à
família, à sociedade, ao país, etc., na concepção material de vida. (Swami
Maharaj Prabhupad)
Não importa se a pessoa é um vipra, sábio védico, ou se ela nasceu numa família inferior, ou se
ela está na ordem renunciada de vida — se ela é mestre na ciência de Krishna, é o mestre espiritual perfeito
e genuíno. (Caitanya-caritamrta, Madhya
8.127)
O aparecimento temporário de felicidade e sofrimento
e seu desaparecimento no devido curso, são como o aparecimento das estações de
inverno e verão. Ele surge da percepção sensorial e é preciso aprender a
tolerá-lo sem se perturbar (Bhagavad-gita, 2.14)
Quando a ponta de um fio de cabelo é dividida em cem
partes, e essas partes são novamente divididas por cem, cada uma das partes
resultantes corresponde à medida da dimensão da alma espiritual. (Svetasvatara Upanishad, 5.9)
A alma é atômica em tamanho e pode ser percebida
pela inteligência perfeita. Ela flutua nos cinco tipos de ares do corpo (prana, apana, vyana, samana e udana), está situada dentro do coração e
espalha sua influência pelo corpo inteiro das entidades vivas. (Mundaka Upanishad, 3.1.9)
Pessoas de pouco conhecimento são apegadas às
palavras floridas das escrituras, muitas das quais recomendam atividades
fruitivas para elevação aos planetas celestiais, que resultam em bom
nascimento, poder e daí por diante. Desejosas de gratificar os sentidos e obter
vida opulenta, elas dizem que não há nada mais além disso. (Bhagavad-gita, 2.43)
O conhecimento do 'eu' e do Eu Supremo é muito
confidencial e misterioso, estando velado por maya (ilusão), mas tal
conhecimento e realização específica podem ser compreendidos se explicados pelo
próprio Senhor. (Srimat Bhagavatam, 2-9.31)
Uma pessoa pode alcançar o estágio perfeito de
liberação do nascimento e da morte simplesmente por conhecer a Pessoa
Suprema. (Svetasvatara
Upanishad, 3.8)
No princípio, é preciso ter um desejo preliminar
para auto-realização. Isto levará a pessoa ao estágio de tentar se associar com
pessoas que são elevadas espiritualmente.
Na fase seguinte, a pessoa é iniciada por um mestre espiritual elevado
e, sob suas instruções, começa o processo de Bhakti — serviço devocional.
(Bhakti-rasamrta-sindhu, 1.4.15-16)
Após sairmos do ventre, encaramos o mundo com muitos
medos enraizados. Haverá segurança? Existirá felicidade? Paz? A resposta é a semente básica: OM, que, neste sentido, significa um
grande e espiritual SIM. OM... SIM. Uma resposta positiva. (Swami B. R. Sridhar)
O dharma
supremo para a sociedade humana é a devoção para adhokshaja, a Pessoa Transcendental. Esta devoção deve estar livre
de motivações ulteriores e deve ser praticada constantemente para a completa
satisfação do eu. (Srimat Bhagavatam, 1-2.6)
A alma não pode ser danificada por nenhuma arma,
queimada pelo fogo, umedecida pela água
ou ressecada pelo vento. A alma é
eterna, mas o corpo está sujeito à morte. Portanto, não fique muito preocupado
com o corpo (Bhagavad-gita,
2.23)
Assim como a miséria é obtida sem qualquer esforço,
a felicidade também vem por conta própria no devido curso de tempo. Portanto,
as pessoas inteligentes não se esforçam nenhum pouco por dharma, artha, kama, moksha (religião, riqueza, prazeres sensorias e liberação) e tudo
mais. Elas só se esforçam por bhakti (devoção imaculada) que é o
tesouro mais raro dentro dos quatorze sistemas planetários. (Bhajana-rahasya, 4.15)
Pensando em si mesmo como sendo inferior e mais
desprezível do que a insignificante grama, que é pisoteada por todos, sendo
mais tolerante do que uma árvore, sendo sem orgulho e oferecendo respeito aos
outros, de acordo com suas respectivas posições, deve-se cantar incessantemente
o santo nome de Sri Hari, o Supremo
Absoluto. (Sri Chaitanya Mahaprabhu)
A misericórdia supera a justiça, que somente existe
onde há necessidade de leis, regras, etc. Mas na região do Absoluto Autocrata,
que é o Bem Absoluto, nem ao menos se percebe qualquer temor a Seu respeito.
Ele é o Bem Absoluto, e Bem Absoluto é Amor e Afeto Absolutos. (Swami B. R. Sridhar)
A raiz "Krish"
expressa a Existência Todo-Atrativa, e a sílaba "na" exprime o Êxtase Supremo.
Os dois combinados dão o nome Krishna,
determinando o Param Brahma — a
Suprema Verdade Absoluta, a Divindade, Deus. (Mahabharata)
As almas pertencem ao tatastha-sakti, ou a potência marginal do Senhor. Elas não nascem, mas se manifestam pela
vontade do Senhor. Isto é aceito por
todas as escrituras. Quando assim se
manifestam, aparecem de muitas formas. (Swami B. S. Govinda).
A causa da manifestação deste mundo material sendo
vista de diferentes ângulos e distâncias de percepção, dão origem as diferentes
concepções religiosas que estão sendo pregadas no mundo. (Swami B. S. Govinda)
Srila Rupa
Goswami aconselhou-nos a seguir o caminho intermediário — yukta vairagya — onde não há nem
renúncia nem apego material. Devemos
prosseguir sem perturbação sem muita
atração ou muita aversão e desenvolver apego à consciência de Krishna. (Swami B. S.
Govinda)
É impossível podermos servir ao Guru, ou mestre espiritual, e
aos Vaishnavas, ou devotos de Krishna, somente após terminarmos todas
as tarefas mundanas. (Srila Bhaktivinoda Thakur)
Ó meu Senhor,
sustentador de tudo o que vive!
Seu verdadeiro rosto está coberto por Sua refulgência deslumbrante. Por favor, remova esta cobertura e revele-se
ao Seu devoto puro. (Sri Isopanishad, mantra 15)
Nesta era é inútil a prática de meditação, de
sacrifício e de adoração no templo. Mediante o simples cantar do santo nome de Krishna, pode-se alcançar
auto-realização perfeita. (Vishnu Purana, 6.2.17)
É Minha promessa e dever dar toda a proteção a quem
se rende a Mim sem reservas. (Ramayana, lankã-kãnda, 18.33)
Todos os rituais, mantras e conhecimentos védicos
estão resumidos em oito palavras: Hare
Krsna, Hare Krsna, Krsna Krsna, Hare Hare. (Nàrada-pancharatra)
As dezesseis palavras — Hare Krsna, Hare Krsna, Krsna Krsna, Hare Hare / Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare
— destina-se sobretudo a anular as contaminações de kali. Para salvar-se da contaminação de kali (era de irreligiosidade que ora vivenciamos), não há outra alternativa senão recitar estas dezesseis palavras. (Kalisantarana Upanishad)
Nos primórdios da Dvapara-yuga (era anterior a esta atual Kali-yuga), dirigidos por Minhas ordens, muitos sábios confundirão
as pessoas em geral por meio da filosofia impersonalista mayavãdi. (Shiva Purana)
A vida está também presente dentro das espécies não
humanas, e ela não é menos qualificada que a posição humana, mas no decurso de
seu movimento evolutivo a alma pode ser atirada em um corpo de animal como
resultado do karma. (Swami B. R. Sridhar)
Qualquer um que esteja fazendo algo para a
satisfação de Narãyana (Deus) e
queira alguma coisa em troca, não é um servo, mas um mercador. Essa pessoa quer dar algo ao Senhor e então
cobrar um preço em troca. (Srimat Bhagavatam, 7-10.4)
Sob a ordem de um devoto, devemos praticar o ato de
nos entregar. A abnegação e dedicação do
ego são necessárias. Esse humor positivo
receberemos de um devoto. Se a criança
recebe caneta e papel no começo, isto não será frutífero, e assim dá-se uma
pedra, e na terra ela pratica a escrita. (Swami B.R.
Sridhar)
Krishna, que é conhecido como Govinda, é a Suprema Personalidade de
Deus. Ele tem um corpo espiritual
eterno e bem aventurado. Ele é a origem de tudo mas não tem origem, pois Ele é
a causa primordial de todas as causas. (Sri
Brahma-samhitã, 5.1)
Filosofia sem religião é especulação árida; e
religião sem filosofia é sentimentalismo e, muitas vezes, até fanatismo. (Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupad)
Sãdhana-bhakti, ou a prática do serviço
devocional, é o meio para se atingir o objetivo — prema-bhakti, a devoção amorosa. De tudo que existe de auspicioso,
nada há além de prema-bhakti. Ela
traz em seu séquito o júbilo extático divino e pode dar-Me a Meu devoto. (Sri Brahma-samhitã, 5.60)
Consciência e personalidade são as bases universais
da realidade. Tudo que existe é
consciente. O reflexo de um objeto
material está dentro de mim, e o plano dentro de mim é consciente. O sujeito é consciência e qualquer coisa que
o objeto seja, projeta seu reflexo no
plano da consciência. O observador de qualquer realidade objetiva está
envolvido somente com consciência, do começo ao fim, e não pode ter nenhuma
concepção da matéria à parte da consciência. (Swami B. R.
Sridhar)
Sem água, ar, luz do sol e tudo mais, as sementes
germinadas não podem manifestar completamente as suas formas potenciais
inerentes. Por outro lado, também é verdade que, apesar de expostas à mesma
associação dos elementos naturais, diferentes tipos de sementes manifestam suas
naturezas inerentes como diferentes tipos de árvores que possuem as suas flores
e frutos característicos. (Swami B. R. Sridhar)
Quem rejeita o verdadeiro significado de uma
instrução e segue um significado equivocado fica atraído pela gratificação dos
sentidos e é forçado a permanecer no caminho maléfico da auto-ilusão. Acaba até
amealhando uma grande fortuna para satisfazer o paladar com boa comida e passa
os seus dias e noites em propósitos carnais na companhia de pessoas do sexo
oposto. Anseia, também, por camas
confortáveis e casas luxuosas. (Sri Chaitanya Mahaprabhu)
O pensamento é progressivo. O pensamento deve
progredir na forma de correção ou de desenvolvimento. O melhor crítico é aquele
que pode mostrar o desenvolvimento posterior de um pensamento antigo; mas o
mero denunciante é um inimigo do progresso e conseqüentemente da natureza. O
progresso é certamente a lei da natureza, e devem existir correções e
desenvolvimentos com o passar do tempo. Mas progresso significa ir além ou
elevar-se. O crítico superficial e o leitor infrutífero são os dois maiores
inimigos do progresso. (Srila Bhaktivinoda Thakur)
O orgulho nos conduz ao inferno, portanto devemos
evitá-lo escrupulosamente. Torne-se humilde e renda-se aos pés de lótus de Sri Sri Radha e Govinda e experimente a maior alegria (Prema-vivarta, Srila Jagadananda Pandit)
Aquele que com fé ouve sobre os folguedos de Vishnu com as gopis, e que os descreve, rapidamente alcança a devoção mais elevada ao Senhor e facilmente destrói a luxúria, a doença do coração. (Srimat Bhagavatam, 10-33.39)
Eu
me rendo à nuvem de chuva Krsna Chaitanya
que imediatamente destrói o mundo da escuridão e refresca o universo inteiro
pelas sucessões de aguaceiros de Sua beleza que é como a beleza de milhões de
deusas do amor. (Krsna-bhavanamrta,
1.1)
Uma entidade viva condicionada é essencialmente um
ser materialista grosseiro, que está sempre inclinado a se associar com o
fenômeno material e experimenta continuamente a felicidade e aflição materiais.
Está constantemente interagindo com a natureza material esquecido da realidade
espiritual e não tem conhecimento ou experiência da natureza divina. (Prema-vivarta, Srila
Jagadananda Pandit)
A progressão do desenvolvimento de bhakti no sadhaka até o aparecimento de prema
é a seguinte: começando com fé (shrarada),
segue-se a associação com os devotos (sadhu-sanga),
prática de atividades devocionais (bhajana-kriya),
cessação de hábitos indesejáveis (anartha-nivritti),
firmeza (nistha), gosto (ruci), apego (asakti), bhava (o estágio
que antecede o amor a Deus) e então finalmente surge prema, o
amor puro por Krishna. (Bhakti-rasamrita-sindhu, 1.4.15-6)
Bhukti são os incontáveis desejos
materiais que povoam o coração e mukti
é o desejo de se liberar desse mundo sem servir a Krihsna. Essas duas condições impedem o desenvolvimento de Bhakti —
devoção imaculada. (Srila Bhaktivinoda Thakur)
Todo e qualquer tema que seja meditado
constantemente durante o sadhana,
será a meditação proeminente na hora da morte e ele atrairá o citta (coração). (Sri Prema Bhakti-candrika
5.8)
Link para o canal PREMA no Youtube:
https://www.youtube.com/user/radhantiMaharaj
#ConsciênciaDespertaPREMA #Prema
https://www.youtube.com/user/radhantiMaharaj
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