A
Unidade e a Diversidade das Filosofias dos Quatro acharyas das Quatro
Sampradayas
Extraído do
Premapradipa, uma novela por Srila Bahaktivinoda Thakur
Naren Babu
perguntou humildemente:
- Babaji Mahashaya,
quantas são as seitas principais no vaishnavismo? Em que tópicos suas
filosofias concordam?
Babaji disse:
- No vaishnavismo
existem, na verdade, quatro sampradayas,
Os nomes são: Shri-sampradaya, Madhva-sampradaya, Vishnusvami-sampradaya e a
Nimbarka-sampradaya. Ramanujacarya, Madhvacarya, Vishnusvami e Nimbarkacarya
são os pregadores iniciais destas quatro filosofias. Todos eles nasceram no sul
da Índia. Todas as sampradayas
concordam nos seguintes pontos:
(1) O Senhor Supremo é o único sem um segundo.
Ele possui potências transcendentais e controla todas as leis.
(2) O Senhor Supremo tem uma maravilhosa forma
espiritual todo-auspiciosa. N’Ele todas as contradições são reconciliadas
maravilhosamente. Apesar d’Ele ter uma forma, Ele é todo penetrante. Apesar de
estar situado em um lugar, Ele está simultaneamente em todos os lugares.
(3) Tanto a criação animada quanto a inanimada
nascem de Suas energias. Ele é o criador, mantenedor e destruidor do tempo,
lugar e das leis.
(4) A constituição da entidade viva é
espiritual, mas pelo desejo do Senhor ela está condicionada pela natureza
material, e desta maneira desfruta ou sofre conforme as leis da natureza
material. No entanto, pelo processo de serviço devocional ela pode se libertar
das algemas materiais.
(5) Os caminhos de jñana e karma estão
cheios de dificuldades. Quando jñana
e karma servem aos propósitos de bhakti, não há discrepâncias. Mas,
diferentemente de karma e de jñana, bhakti é completamente independente.
(6) O dever da entidade viva é o de se
associar com os sadhus e discutir o
serviço devocional.
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