terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

        Capturado por Doce Força
Inundação do Coração com um Nectáreo e Estranho Sumo

Ao final desta explicação, Srila Sridhar Maharaj conclui dizendo: "Krishna Krishna, Hare Hare. Esta é uma tentativa frágil. Quê posso fazer! Até certo ponto, é uma aparadha,  vyakhya aparadha minha explicação é tão vaga,  escassa e representa tão mal que é quase uma ofensa à verdadeira explicação da grandeza do Santo Nome. O que fazer? Impossível controlar. Krishna, Gaura Hari, Gaura Hari, Gaura Hari, Gaura Hari, Gaura Hari."
Em seu livro, Sharanagati, Srila Bhaktivinod Thakur explicou o  Namastakam, as oito preces em glorificação ao Santo Nome escritas por Rupa Goswami. A descrição toda é feita com muita beleza.
Ele escreve: "Meu coração é como um deserto, quente com os raios do sol. Esta é a minha condição mental interna. O desejo por coisas mortais não pode me satisfazer pois, por natureza, produz a morte. E não são apenas um ou dois mas milhares de tais desejos produtores de morte que se alojaram em minha mente. Desse modo, a minha região subconsciente está sempre ardendo. Essa é a minha condição.
"Mas de algum modo, pela graça do sadhu e do guru, o Santo Nome de Krishna com seu prospecto infinito penetrou os orifícios de meus ouvidos e chegou ao plano de meu coração. E lá, com alguma esperança peculiar, com possibilidades infinitas e auspiciosas, tocou meu coração com um novo tipo de néctar.
"Uma nova esperança é ativada por esse som que, à força, provém do coração rumo à língua. Não é que pelo esforço de minha língua eu estou produzindo esse som não! Aquilo que veio do coração de um santo através de meu ouvido, entrou em meu coração, e é isso que forçosamente apareceu em minha língua, e começou a dançar. Esse é o Santo Nome propriamente dito. Descende do alto. Não pode ser produzido pela forma material desta língua. Tem uma origem superior.
E por meio de um agente do Absoluto, chega ao coração passando pelo ouvido. E no coração, o Santo Nome reúne alguma simpatia e então forçosamente aparece sobre a língua e começa a dançar. Com grande força, esse doce som chega à ponta da língua e começa sua dança."
Aqui, foram descritos os verdadeiros efeitos do Nome Divino. Se for um Nome vivo e real, a voz ficará embargada, haverá tremor pelo corpo, e as pernas serão incapazes de se manter de pé. Algumas vezes, lágrimas fluirão numa torrente pelo corpo, e nossos cabelos se arrepiarão. Algumas vezes, mudanças de cor serão vistas pelo corpo, e seremos incapazes de encontrar qualquer rastro de mente ou de consciência. Poderemos mergulhar num desmaio, e o corpo inteiro e a mente parecerão como se estivessem sendo atacadas, despedaçadas e influenciadas de diversas formas. Aparentemente, poderá parecer que muitos problemas estão sendo criados no corpo e na mente, mas o coração mesmo é que está transbordando com um tipo de sumo particular, estranho e doce.
Algumas vezes, a pessoa pensa: "Encontro-me num oceano de néctar. Minha inteira existência encontra-se dentro de um oceano de líquido nectáreo. Encontro-me além de mim mesmo. Não posso compreender onde estou. Onde estou eu? O que é isto? O que é tudo isto à minha volta? Isto quase que me enlouqueceu. Sou um louco? Onde está a minha experiência do passado, minha seriedade, minha gravidade, onde estão essas coisas? O que sou eu?
"Fui convertido integralmente por algo estrangeiro. Sou um boneco nas mãos de uma força grandiosa, que também é tão afetuosa comigo. Não posso determinar como isto é possível, que por minha fé entrei neste grandioso e desconhecido ambiente nunca antes experimentado.
"E por último, descubro que fui cativado. Todo meu ser, interna e externamente, foi capturado por uma força doce particular. Não posso impedir ser presa de tal doce poder. Não posso oferecer qualquer descrição apropriada disto. Eu vim para me abrigar nEle e aceitá-lO como meu guardião; agora, em Suas mãos, estou sendo tratado de forma tão despótica e sem misericórdia. Ainda assim, sinto que tudo é agradável, além de minha experiência. O que é isto?
"Não posso mais resistir. Fui totalmente capturado. Que meu destino me leve a qualquer lugar; não consigo sair. Estou cativo nas mãos de um doce amigo; toda minha independência se foi. Não há mais nada que eu possa fazer a não ser render-me. Sou incapaz de descrever a minha posição real. Descubro que Ele é um autocrata. O que Ele desejar fazer, Ele fará. Desde que me é impossível oferecer qualquer resistência, devo render-me. Devo cooperar com o que Ele ficar feliz em fazer. Caso contrário, o que posso fazer? Estou impotente.
Às vezes, descubro que a doçura do Nome está condensada como um broto de flor, e flui dEle uma doce e muito maravilhosa corrente. O Santo Nome contém em Si tantas formas doces e variadas, e está se expressando de modo maravilhoso em diversas formas. Algumas vezes, Ele emana um tipo peculiar de cor e imagem e desaparece.
"Tantos aspectos encantadores são exibidos como se fosse para a minha visão interna, e Ele à força me leva a render-me aos pés desse altar. Ele se mostra em Sua forma madura, em Vrindavan, em Sua Vraja lila, com Radharani, e me leva para lá. Descubro que me encontro em meio à Sua parafernália peculiar e muito doce e amorosa. E Ele diz: 'Você vê! Eu possuo coisas assim tão maravilhosas. Este é seu lar. Eu não sou mera imaginação, mas a realidade concreta. Você descobrirá aqui que o ambiente é muito favorável e doce. Você deve viver aqui.'
"Eu vejo que lá Ele está lidando de diferentes maneiras com Seus associados, em diferentes rasas. E descubro que tenho outro corpo que emergiu de meu corpo anterior, e que possui um lugar permanente aqui em Seu serviço. Descubro aqui essa vida nova. E então, descubro por fim que desvaneceu qualquer consideração de minha vida e experiência passadas. E é verdade: minha verdadeira vida encontra-se aqui. Isto é apropriado, e aquilo é uma fraude, essa vida desapareceu.
"Então, descubro que cantar o Santo Nome me oferece novo encorajamento, um novo prospecto, uma nova esperança. Tudo o que desejamos, qualquer que seja nossa demanda interior, é suprido pelo Santo Nome. Se tomamos o Nome, todos os nossos anseios interiores serão preenchidos. É eterno, é o mais puro do mais puro, e está repleto de êxtase. Agora, descubro que fui completamente convertido.
"Agora, meu anseio interior é este: que desapareça eternamente do mundo aquilo que for em contra desse doce Nome. Se algo se opõe a esta doce vida, deixe que desvaneça, e se for necessário, darei a minha vida para fazê-lo desaparecer do mundo para sempre. Assim, as pessoas serão capazes de saboreá-lo à vontade. Não haverá qualquer obstáculo a esse preenchimento da vida. É sem igual. Desse modo, todos podem vir até aqui, e se for necessário, sacrificarei a mim mesmo para acabar com toda oposição, para que todos possam suavemente, pacificamente e sem perigo algum, desfrutar desta vida absoluta, doce e bem-aventurada."
Esta é a afirmativa de Srila Bhaktivinod Thakur, na canção final de seu livro, Sharanagati (Rendição).

#ConsciênciaDespertaPREMA  #Prema