sábado, 17 de maio de 2014

Aparadha, Ofensa Aos Vaishnavas



O desenvolvimento etimológico da palavra aparadha é radhat arthat aradhanat-apagatah, que significa “estar distanciado da adoração”.
As ofensas cometidas aos pés de lótus dos Vaishnavas, os devotos, distanciam qualquer pessoa do serviço devocional ao Senhor Supremo.
         Contudo, no sentido mais elevado, aparadha significa ser removido do serviço de Sri Radha. Todos os serviços divinos a Krishna são conduzidos sob Sua direção. Ofender os servos de Srimati Radharani é tornar-se incompatível com Seu serviço. Todo o objetivo da Consciência de Krishna é radha-dasyam, o divino serviço a Sri Radha, e ofensa aos pés de lótus dos Vaishnavas torna a pessoa incompatível com tal serviço.
         O Senhor é excessivamente protetor de seus devotos (bhakta vatsalya) e não tolera nenhuma ofensa contra eles. Esses excelsos devotos possuem devoção (bhakti) e podem despertá-la em nossos corações.
         Bhakti é o único meio para atrair Krishna, que é um escravo da devoção. O mesmo se diz de Sri Cheitanya Mahaprabhu. O Cheitanya Bhagavata declara:
         “Uma pessoa pode alcançar o abrigo de Mahaprabhu somente pela graça de um Vaishnava superior. As práticas religiosas e mesmo o cantar dos Santos Nomes sem devoção são inúteis.”
         Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada escreve em seu comentário:
          “Sem o desenvolvimento de um espírito de serviço, o canto do Santo Nome é em vão. A verdadeira devoção somente pode ser cultivada quando alguém recebe as bênçãos de um devoto imaculado.”
         Vrindavana Dasa Thakura diz:
         “Se uma pessoa comete uma ofensa aos pés de lótus de uma Vaishnava, muito embora possa ter recebido a misericórdia de Krishna, ela nunca alcançará o amor divino, prema.”
         Srila Prabhupada escreve:
          “Mesmo sendo um Vaishnava,  se  alguém comete ofensa aos Santos Nomes, torna-se inadequado para render devoção sem vestígio de interesse pessoal. Apesar de parecer estar sendo favorecida pelo Senhor, pois continua fazendo um espetáculo de canto sem dificuldade, Krishna  está, de fato, muito desgostoso com tal pessoa por causa do seu antagonismo em relação aos devotos. Para abandonar a ofensa contra o nome do Senhor (nama aparadha), devemos, primeiramente, abandonar a propensão de encontrar defeitos nos devotos (sadhu-ninda)”.
         A respeito da frase “muito embora tenha recebido a misericórdia de Krishna” (Krishna kripa hoileo), Srila Sarasvati Thakura comenta:
          “As pessoas podem pensar que, como um ofensor pareça continuar o canto sem dificuldade, o Senhor ainda deve estar favorecendo-o; contudo, tal pensamento é incorreto. O Senhor não está sequer levemente tocado por essa devoção fingida.”
         O autor do Sri Cheitanya Bhagavata, Vrindavana Dasa Thakura, diz que essas declarações não são apenas suas; são o veredicto dos Vedas. Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura não tolera nenhum desrespeito aos Vaishnavas genuínos. Sri Cheitanya Mahaprabhu também condena enfaticamente qualquer insulto dirigido aos devotos Vaishnavas.
         Para compreender a seriedade da ofensa aos devotos (vaishnava-aparadha), devemos apreender a natureza multifacetada e multidimensional da Suprema Personalidade de Deus, Sri Krishna Cheitanya Mahaprabhu.
         Mahaprabhu é a fonte de todas as encarnações na Kali-yuga, e é o liberador de todas as almas. Ele é Krishna, o filho de Maharaja Nanda, plenamente embelezado com o brilho e o humor de Sri Radha.
Estraído do livro Coração de Krishna (Srila B.P. Puri Maharaj)
Para Meditar

" Seja humilde e ofereça respeito a todos os seres. Sempre cante o santo nome de Krishna, e com sua mente, ofereça serviço a Râdhâ-Krishna em Vraja"  (C.C. Antya 6.237)