domingo, 22 de fevereiro de 2015



O Que é Krsna Prema?

Extraído do "Bhakti-rasamrita-sindhu-bindu", um comentário de Srila Visvanatha Cakravarti Thakura  do "Bhakti-rasamrita-sindhu" de  Srila Rupa Goswami, com comentários de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, apresentado e comentado por Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaja:

Krsna-prema é uma realidade eternamente estabelecida; ele não ocorre devido ao sadhana. Ele se manifesta automaticamente no coração purificado pela realização dos vários processos (angas) de bhakti tais como sravana, kirtana, etc.

Bhava é o estágio inicial, indistinto, de prema, e também é conhecido como prema-ankura, ou o broto de prema. A condição madura, ou altamente intensificada de bhava é denominada prema. Portanto, a bhava a que nos referimos também é uma realidade estabelecida eternamente (nitya-siddha-vritti).

A palavra bhava tem sido usada no sentido de upalaksana. Upalaksana significa o ato de implicar algo que não foi expresso distintamente. Upa é um prefixo que significa literalmente em direção a, ao lado de, juntamente com, etc. Quando ao se descrever uma determinada característica (laksana) uma segunda característica é implicada simultânea e indiretamente, isso de chama upalaksana. Portanto a palavra bhava também implica as angas de bhakti, tais como sravana, kirtana, empreendidas como anubhavas ou ações resultantes de bhava-bhakti.

Apesar de Sri Krsna ter “aparecido” na casa de Vasudeva, não devemos imaginar que Vasudeva fez Krsna nascer. Isso é incorreto. Analogamente, não devemos imaginar que o sadhana faz bhava nascer. Isto é, bhava se manifesta automaticamente, por si mesma, nos ouvidos, na língua e noutros sentidos que foram purificados pelo sadhana.

 Nessa ocasião, as atividades de sadhana como sravana e kirtana, estando completamente constituídas de bhava, se igualam à sua natureza. Então elas passam a ser nitya-siddha sendo anubhavas de nitya-siddha-bhava-bhakti. Portanto, as angas de sravana, kirtana, etc., se manifestam por si mesmas automaticamente na língua, nos ouvidos e nos demais sentidos das pessoas que se dedicam às nitya-siddha-angas de bhakti. Isso ocorre devido ao fato de bhakti ser uma função especializada da svarupa-sakti de Bhagavan. 

#Prema #DespertandoConsciênciaPREMA