É Devoção ou é Emoção?
(Uma Aula de Srila Govinda Maharaj)
Na
última vez, eu conversava sobre devoção e até que ponto a devoção pode se
elevar até a misericórdia de Radharani. Mas aqui surge uma dúvida: é devoção ou
emoção? Ouvimos tantas coisas sobre o mundo espiritual, ouvimos tanto, lemos
tantos livros, livros espirituais, e, nisso, obtivemos algum conhecimento. Mas
não conseguimos esperar por isso e desejamos começar imediatamente nossa vida
de praticantes e, se agirmos assim, na maioria das vezes, isso irá para o lado
emocional. Na realidade, é preciso diferenciar devoção de emoção, caso
contrário seremos enganados. Srila Saraswati Thakur expressou muito bem o caráter
da devoção: "Devemos estar sempre prontos para servir conforme o desejo do
Mestre, fazer isso será devoção.”.
Não
cabe a nós oferecer ao Mestre qualquer coisa segundo nosso próprio gosto, pois
isso poderá não receber a Sua aprovação. Devido a não ser tão pura, esta
situação material nos faz depender sempre da aprovação do Mestre Espiritual.
Ele faz parte da fonte de toda potência. Ele é o agente predominador e nós
somos o agente predominado. Não temos qualquer outro dever além de cuidar de
cumprir os desejos do Mestre. Não precisamos restringi-lO. Ele é o proprietário
de tudo e tudo se encontra dentro de Seu âmbito. Não precisamos pô-lO sob o controle
de algumas restrições, como se Ele fosse um produto da natureza e a natureza
não fosse um de Seus produtos. Devemos viver sempre conforme as regras da ordem
civil, caso contrário poderá surgir alguma inquietação ou perturbação dentro da
sociedade.
Nas
transações com nossos amigos, devemos lembrar a máxima: "Faça aos outros o
que deseja que lhe façam". Mas a causa é diferente em nossos
relacionamentos com o Absoluto. O Absoluto exige tudo para Si como
proprietário, e, portanto, todas as propriedades destinam-se apenas para Seu
serviço e não para servir a ninguém mais. Uma vez que somos dependentes,
devemos ser restringidos por todos os modos, mas não precisamos restringir o
Mestre. Obtivemos alguma independência, mas não devemos indulgir nessa independência
de modo a restringir o Mestre. Não devemos pensar n’Ele como pensamos sobre
Suas criaturas. Quando o Absoluto deseja algo, estamos moralmente comprometidos
a oferecer-Lhe nossos serviços e a cuidar de Suas necessidades. Se Ele pensa
que é o esposo, todos devem ser Suas esposas. A alma deve adornar seu corpo
segundo o gosto de seu Esposo. Ela deve equipar-se de tal modo que satisfaça
seu Mestre. Não devemos pensar que o Supremo deva ser um agente predominado
para servir a nossos objetivos. Não podemos pô-lO sob nosso controle. Não nos é
permitido fazer isso. Por sermos tão pequenos, somos incapazes de fazer isso.
Não temos o poder de torná-lO nosso dependente. Não devemos pensar que Ele deva
atuar como nosso pai e servo, tal como fazem nossos pais mundanos desde o
início de nossas vidas. Precisamos servir e adorar a Bala Krishna, a criança
Krishna, e a Seus pais.
Não
preciso ler muitos livros religiosos para resolver qualquer problema. Deixe que
as pessoas que têm muito medo dos problemas deste mundo leiam os Vedas. Não
penso que a tendência pessimista de minha mente tenha de me envolver na leitura
desses livros. Trata-se de transações sem vida. Desejo pela coisa viva. Vejo
que Nanda, como pai de Krishna, obteve o privilégio de nutrir e criar a criança
Krishna desde o começo. Assim, é melhor para mim ter a Nanda como meu
preceptor, em vez de todos esses livros. A criança Krishna é vista engatinhando
no corredor da casa de Nanda. Eu também vou adorá-lO como Seu pai-servo.
Portanto, o pai-servo deve ser meu preceptor. Não devo pedir a Ele que se torne
meu amigo, mas, em vez disso, devo me tornar Seu amigo. Preciso render meus
serviços a Ele como um amigo. Eu também gostaria de ser conhecido como Seu
amigo confidencial e não como um Seu amigo reverente. Aduladores costumam
adular o mestre, posando a si mesmos de amigos. Não devo ser Seu amigo
adulador. Preciso gostar de ser Seu amigo confidencial. Não hesitarei em
oferecer-Lhe qualquer comida que eu já tenha saboreado para ver se era saborosa
ou não. Somente se achar que a comida é boa, eu a levarei diante do Senhor Supremo
- enquanto que nosso amigo reverente não permitiria tal conduta que em muito
contraria as ideias dos adoradores reverentes do Senhor. Mas Sri Krishna
Chaitanya nos disse que devemos ser Seu amigo confidencial em vez de posarmos
como amigos num humor reverente. O humor reverente estabelece uma espécie de
cortina entre nós. O Absoluto tem o direito de receber os diversos serviços
prestados por Seus servos. O Senhor diz que está sempre pronto para aceitar o
serviço de Seus servos não importa a forma como sejam oferecidos.
Pessoas
comuns não entendem o que seja religião. A maioria das pessoas apenas tolera a
hipótese do serviço, exceto pela escola da devoção. Os impersonalistas desejam
submergir na Personalidade de Deus. Outros pensam que podem se livrar de todas
as misérias aniquilando sua personalidade individual. Os adoradores de muitos
deuses pensam que, a longo prazo, atingirão um estado onde não existem
características manifestas ou designadas. Os devotos referem-se a tais pessoas
como não devotos, ateus e céticos. Também existem pessoas que tentam se elevar
por meio de seus próprios esforços. Elas declaram que conseguiram um objetivo
definitivo pelo qual trabalhar, caso contrário, seriam chamados de desvairados
ou loucos. Essas pessoas realizam seu trabalho para obter algo em troca.
Então,
devemos tentar diferenciar e realizar sabiamente a respeito de nossa devoção e
emoção. A devoção nos ajudará, se formos submissos a nosso Senhor, submissos a
nosso Mestre – a devoção sempre nos ajudará. As Escrituras dizem que a devoção
concede devoção. Não precisamos temer, mas devemos ser cuidadosos, desse modo
não perderemos um momento que seja para a emoção. Lágrimas podem surgir no
serviço a Krishna e os devotos também precisam restringir isso, pois, nesse
caso, a nossa realização também será apontada: trata-se de devoção ou de
emoção? Saraswati Thakur disse que, se tentarmos desse modo sob a orientação de
nosso Mestre Divino, obteremos a verdadeira devoção e as atividades do serviço
devocional ao Senhor.
Jay
Gurudev! Jay Sri Guru Maharaj!
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