domingo, 28 de outubro de 2018


                         Sentimentos de Estima  

                        Não é segredo que anterior a sua descoberta por Sri Gaurasundar, o livro Sri Brahma-samhita  não estava disseminado na Índia como estava a Grande Literatura anteriormente exposta na floresta de Naimisa - o Tratado Transcendental Srimad-Bhagavatam. A palavra Brahma (ou Brahman) significa Vedas e a Realidade Substancial estabelecida pelos Vedas é Purusottama, o Preponderante Definitivo ou Personalidade Masculina. Qualquer filosofia que ignora a Personalidade Definitiva ao mesmo tempo que se adota o termo apauruseya, significando 'divino', 'supramundano' ou 'super humano' a fim de invalidar conceitos terrenos, deve cair dentro da categoria de doutrinas ou religiões periféricas.
                        Além mesmo de qualquer consideração do mundano, os Ensinamentos de Devoção para a Realidade Suprema - a Suprema Personalidade de Deus - que se revelou dentro do coração de Brahma de quatro cabeças a partir das Antologias Supramentais(Vedas), estão descritas em um dos cem capítulos que formam o Tratado Brahma-samhita. Como este quinto capítulo é de benefício supremo para a alma ele adveio para ser dono da posição Mais Adorável para os Gaudiya Vaisnavas ou devotos fieis na linha de Sri Chaitanyadev. A esse respeito, é digno de nota que na Filosofia da Sucessão Divina que se origina do Senhor Brahma, pela Graça do Senhor Supremo, a Verdade substancial ou Axiomática revela-se dentro dos quatro slokas(catuh-sloki) fundamentais do Srimad-Bhagavatam.
                        Não se levanta a questão de a Suprema Personalidade ou Predominador, Purusottama, ser da mesma categoria de qualquer outra pessoa ou predominadoras( masculinos ou purusas) deste mundo terreno. Eles são claramente distintos um do outro no que se refere a que a Suprema Personalidade de Deus Sri Krsna é sob todos os aspectos o Senhor Absoluto ou Predominador do fator feminino ou predominado(prakrti), ao passo que a essência viva ou jiva está severamente algemada pelo fator predominado na forma da natureza material, e apenas através de sua identificação com o plano mundano deve se referir as revelações do Senhor Supremo como 'supramundanas'. Sri Dhama, mencionado no primeiro sloka  * do Srimad-Bhagavatam, não possui relação com as questões da dimensão terrena. O significado da palavra dhama é 'refúgio'e 'luz'. Nada é visível sem a ajuda da luz. A base da luz que se destina a ser adorada e vista dentro da revelação estabeleceu-se como tendo a natureza de uma pessoa. Superior a relatividade condicional e mutável encontrada na esfera da concepção mundana da 'personalidade', a eternidade do Amparo Pessoal da luz em si, situa-se na Sublime Dimensão.
                        O ponto de vista da não diferenciação, onde o que vê e o que é visto são no final das contas considerados como uno, é governado por padrões de medida incompletos e corruptos no reino terrestre. Maya-sakti , ou a potência mundana encantadora e enganosa, não dispõe do poder de restringir a Infinitude de seu Senhor de potência imensurável, Mahesvara( Visnu) . Ao descrever o Objeto Adorável do quinto capítulo deste livro, a filosofia falaciosa e de fabricação profana da não diferenciação foi invalidada.
                        O significado traçado no Brahma- samhita é mais favorável ao salvar-nos das atribuições da visão mundana de vulgaridade na concepção criadora quando elucidada em termos de causa eficiente ou material e instrumental. Este livro é totalmente desprovido de conotações vulgares que excitaria as mentes pobres daqueles obcecados pelo reles. Ao contrário, devemos saber que o objetivo deste Sagrado Texto é  suprir novas forças e alivio para aquele exaurido em sua energia vital devido sua tendência depravada.
                        Pela misericórdia da filosofia Perfeita ( sudarsana), um estudo dos cinco slokas conclusivos do Livro nos concederá sabedoria eterna, sendo intencional o ensinamento meticuloso da revelação genuína do Supremo Elemento de Deus ao mesmo tempo que elucida como esse Elementos é observado distorcidamente através do ênfase que se dá na doutrina quadrupla alternativa (do dharmma, artha, kama e moksa - religiosidade, ganho material, desejo material e liberação), trazendo a tona a doutrina da adoração quíntupla(pancopasana). Com o advento de tal sabedoria eterna no coração, não se pode mais acalentar animosidade na direção da Morada Sagrada, Sri Dhama, e a necessidade para se defender pela pregação da doutrina da não diferenciação não mais será sentida.
                        É pela boa fortuna que alguém pode vivenciar, além das dimensões de Devi-dhama e Mahesa -dhama, a variedade Transcendental do domínio Divino que é a Morada Pessoal do Senhor - o Plano onde a decepção não pode se posicionar. Sem que se dependa do inerente engano do plano condicional, em consideração ao Desfrute eterno na
      Transcendência de Deus nós perceberemos Seu Reino como sendo os afazeres do Transcendental. De tal arte, o Tratado que descreve todas essas matérias Transcendentais é conhecida como Apauruseya-samhita. É impossível para as pessoas de coração impuro ser libertadas do desfrute mundano pelo poder da prática da vida devocional (sadhana -bhakti). As pessoas absortas no gozo mundano ou exploração são incapazes de se refugiarem na Devoção ou Bhakti. Elas estão sempre aflitas, amarradas as estacas dos feitos mundanos (karmma). Tais pessoas não podem ser libertadas da obsessão pela luxúria terrena por qualquer outro método a não ser o de cantar as Glórias de Kamadeva, o Transcendental Senhor de todos os Desejos. Contudo, um fruto adverso virá para aqueles que consideram kamadeva na mesma categoria de suas luxúrias ilícitas. Quando se alcança a Misericórdia do Senhor Supremo por seguir fielmente o Senhor Brahma de quatro cabeças, e quando se torna recipiente adequado da Graça do Senhor Supremo como resultado do canto com um coração puro das Canções Divinas de Suas Glórias infindáveis, neste momento será conhecido a posse genuína de nossa leitura, recitando ou cantando o Brahma-samhita.
                        Assim, estaremos aptos a saber que no mais elevado Plano do Serviço Divino (Seva) do Deus Supremo Concreto encontra-se a Realidade, o Belo Sri Radha-Govinda em sua mesmíssima forma de Sri Gaura. O hemisfério abaixo da divina Morada de Goloka é a Dimensão que abrange duas partes e meia do total de cinco das Disposições de Serviço Divino (Rasas). Mais abaixo ainda situa-se a Morada conhecida por Mahesa-dhama e abaixo temos Mahesa-dhama que é o mundo material de catorze planos chamado Devi-dhama. Os desejos terrenos dos residentes de Devi-dhama que vagam pelo universo são mantidos longe em Mahesa-dhama. Contudo, a concepção de não ansiedade ilumina-se pelo agente purificante do Serviço. Este agente purificador na forma deste Brahma-samhita revelou o Apogeu do Amor Nectáreo por Sri Radha-Govinda ao esclarecer a quinta meta da vida humana; e o coletor deste Néctar, Sri Gaurasundar, o Belo Senhor Dourado, distribui-os para as almas neste mundo, mostrando-nos sua Natureza de Magnanimidade Suprema e Seus Passatempos de outorga do mais precioso Presente do Amor Divino por Krsna.

                                                                                  - Sri Siddhanta Saraswati