segunda-feira, 19 de maio de 2014

 Qualidades de Um Devoto Puro de Krishna
Jaya Radhe!

No Mahabarata, udyoga parva, encontramos Vidura iluminando seu irmão Drtarastra, que era cego tanto físca quanto espiritualmente. Ele diz: "O caminho da evolução interior se baseia em 8 pilares: a austeridade, o estudo, a caridade e os sacrifícios (yajña). A compaixão (ou misericórdia), a verdade, a alegria e o perdão.
Os quatro primeiros ítens muitas vezes são executados por uma questão de orgulho e falso prestígio. Todavia, os quatro últimos só podem ser encontrados naqueles que, de fato, são grandes almas.
A sociedade humana é estruturada de tal forma que impele a todos os vaishnavas e aspirantes a praticarem os quatro primeiros ítens, mas os restantes são elementos que só se desenvolvem à partir do esforço individual e imotivado de almas que sinceramente ambicionam o estado de consciência de Krishna puro, o qual não é possível se obter por meio de nenhuma estrutura institucional. Estudo, caridade, austeridade e yajñas (sacrifícios) são qualidades que se encontram em pessoas dotadas de natureza brahminica, ao passo que misericórdia, verdade, perdão e alegria - juntamente com as outras - são características da mais rara e elevada classe de seres: os shudhas bhaktas, vaishnavas Jaya Radhe!

No Mahabarata, udyoga parva, encontramos Vidura iluminando seu irmão Drtarastra, que era cego tanto físca quanto espiritualmente. Ele diz: "O caminho da evolução interior se baseia em 8 pilares: a austeridade, o estudo, a caridade e os sacrifícios (yajña). A compaixão (ou misericórdia), a verdade, a alegria e o perdão.
Os quatro primeiros ítens muitas vezes são executados por uma questão de orgulho e falso prestígio. Todavia, os quatro últimos só podem ser encontyrados naqueles que, de fato, são grandes almas.
A sociedade humana é estruturada de tal forma que impele a todos os vaishnavas e aspirantes a praticarem os quatro primeiros ítens, mas os restantes são elementosque só se desenvolvem à partir do esforço individual e imotivado de almas que sinceramente ambicionam o estado de cosnciência de Krishna puro, o qual não é possível se obter por meio de nehuma estrutura institucional. Estudo, caridade, austeridade e yajñas (sacrifícios) são qualidades que se encontram em pessoas dotadas de natureza brahminica, ao passo que misericórdia, verdade, perdão e alegria - juntamente com as outras - são características da mais rara e elevada classe de seres: os shudhas bhaktas, os vaishnava devotos puros de Krishna!

Com afeto.

A Unidade e a Diversidade das Filosofias dos Quatro Acaryas das Quatro Sampradayas
(Extraído do Premapradipa, uma novela por Shrila Bhaktivinoda Thakura)

Naren Babu perguntou humildemente:
- Babaji Mahashaya, quantas são as escolas principais no vaishnavismo? Em que tópicos suas filosofias concordam?
Babaji disse:
- No viashnavismo existem, na verdade, quatro sampradayas,  Os nomes são: Shri-sampradaya, Madhva-sampradaya, Vishnusvami-sampradaya e a Nimbarka-sampradaya.   Ramanujacarya, Madhvacarya, Vishnusvami e Nimbarkacarya são os pregadores iniciais destas quatro filosofias. Todos eles nasceram no sul da Índia. Todas as sampradayas concordam nos seguintes pontos:
(1)    O Senhor Supremo é o único sem um segundo. Ele possui potências transcendentais e controla todas as leis.
(2)       O Senhor Supremo tem uma maravilhosa forma espiritual todo-auspiciosa. N’Ele todas as contradições são reconciliadas maravilhosamente. Apesar d’Ele ter uma forma, Ele é todo penetrante. Apesar de estar situado em um lugar, Ele está simultaneamente em todos os lugares.
(3)       Tanto a criação animada quanto a inanimada nascem de Suas energias. Ele é o criador, mantenedor e destruidor do tempo, lugar e das leis.
(4)       A constituição da entidade viva é espiritual, mas pelo desejo do Senhor ela está condicionada pela natureza material, e desta maneira desfruta ou sofre conforme as leis da natureza material. No entanto, pelo processo de serviço devocional ela pode se libertar das algemas materiais.
(5)       Os caminhos de jñana e karma estão cheios de dificuldades. Quando jñana e karma servem aos propósitos de bhakti, não há discrepâncias. Mas, diferentemente de karma e de jñana, bhakti é completamente independente.
(6)       O dever da entidade viva é o de se associar com os sadhus e discutir o serviço devocional.