terça-feira, 20 de maio de 2014


NASCIDO PARA AMAR

(Palestra proferida por Shrila Narayana Maharaja em 17 de maio de 1998 em Washington)

Atualmente tem havido muitos discussões sobre qual o método de se alcançar o nosso objetivo final (sadhya) e toda atenção está colocada nisso. Todavia, temos que decidir primeiro, com clara compreensão, qual é o nosso objetivo.
Ora, primeiro devemos decidir aonde vamos e depois é que vem o como chegar lá.
Por isso, Shrila Krishna das Kaviraja no Cheitanya Charitamrita explicou primeiro prayojana (Adi lila –capitulo 3 e 4), ali está qual é o amor e afeição máximos na existência e após ele fala sobre o método de se alcançar esse objetivo( excelso amor).
Obviamente o nosso objetivo (prayojana) não é o darshan (visão) de Radha e Krishna . Nunca. Muitos demônios tiveram essa visão. Não é o que buscamos. Nossa ânsia reside no sentir amor e com esse amor servir a Radha e Krishna . O amor que queremos florescer é o amor que as servas de Radha (manjaris) sentem. E essa é a missão de Cheitanya Mahaprabhu, regar a semente do amor nessa direção de serviço a Radha e Krishna .
Bhakti-yoga é transcendental mesmo desde o início. Nós temos que nos preparar para o objetivo, servir Radha e Krishna. Bhakti é chamada anyabhilasita sunyam.
Você embora esteja executando serviço a Krishna , não consegue ver Krishna , nem sente alguma percepção dEle. Ainda assim, você está aí cantando japa, lembrando um pouco dEle, mas saiba que mesmo essa bhakti é transcendental. Estamos praticando bhakti com nossos sentidos e corpo na associação com devotos mais qualificados.
Você olha para o mundo e vê homens trabalhando arduamente, dia e noite em busca do prazer do mundo, mas sabemos que eles nunca irão conseguir felicidade, por isso seguimos cantando nossa japa e práticas devocionais.
Se não está havendo resposta é porque nós não temos uma fé estabelecida. Por isso nossa Bhakti é fraquinha.
A questão que emerge em seguida é como melhorar a qualidade de nossa fé? É ouvindo a glorificação dos devotos que possuem tal fé, é retornando a nossa natureza original de amar, mudando nossos hábitos e colocando-nos no serviço de um shuddha Vaishnava, e pela influência de tal vaishnava maya será erradica rapidamente e você poderá servir a Suprema Personalidade de Deus feliz para sempre.
Foi para isso que Cheitanya Mahaprabhu veio, ele não veio para matar demônios e sim para nutrir essa capacidade de amar e de sentir afeto. Todos nós temos que estar preparados para isso.
Nós viemos da tatastha shakti (energia marginal), assim a potência prema está inata, não amadurecida, em uma forma constitucional coberta.  Isso é fácil de constatar, se pensamos que estamos separados de Krishna podemos tentar sentir isso. Todavia Mahaprabhu destaca que nayanam galad asru dharaya, vadanam gadgada ruddhaya gira ...quando esse dia chegará que ao cantar os nomes de Krishna chorarei pesarosamente e meu corpo apresentará sintomas de amor (sattvika bhavas).  Essa é a percepção de que se está realmente separado de Krishna. Nós apenas temos conhecimento intelectual disto; estou separado de Krishna "e até posso querer chorar, mas as lágrimas não vêem.

A propensão de amar e de se zangar são manifestações do amor. Às vezes o amor se expressa na zanga. Vemos Yashoda amamentando e acarinhando seu filho, Krishna , mas às vezes a vemos puxando Suas orelhas. É a mesma coisa. Isso provém da natureza própria da alma de amar.
Às vezes Krishna desaparece da dança da rasa e as gopis ficam procurando por Krishna, como alguém vai sentir o que é separação se não tiver contato direto. Se a mãe não estiver ligada ao seu filho por amor, não poderá sentir nenhuma saudade quando ele for embora.
A nossa situação (de alma, jiva) é que nunca soubemos o que é o amor. Se uma criança se separa de seus pais, tal criança necessariamente vai sentir saudades, o relacionamento vai estar lá.
Se não há saudade é porque o amor não existe e sem amor não há saudade. Assim temos que tentar desenvolver esses sentimentos ouvindo todos os passatempos de Radha e Krishna e Gouranga Mahaprabhu. Essa é a única maneira para progredirmos na direção do amor. Essa é a misericórdia sem causa de Cheitanya Mahaprabhu. Por isso temos que nos esforçar para chegar a uttama bhakti.
Krishna das Kaviraja escreveu muitas literaturas vaishnavas, Cheitanya Charitamrita , Govinda Lilamrita etc., ele mesmo estava temeroso no início; são livros tão elevados, as pessoas não serão capazes de compreender-los, todavia, ele sabia que se não escrevesse os devotos sofreriam, por isso ele escreveu e considerou que não-devotos sequer leriam esses livros, pois não teriam gosto por tal literatura e não se sentiriam atraídos.
Qual o devoto que não sente seu coração nutrido pelas histórias de Krishna na dança de rasa com as gopis?  Krishna estava dançando e cantando, mesmo as semideusas com seus maridos estavam lá observando e tocando instrumentos musicais a partir de seus veículos voadores.
A voz de Krishna se juntou a voz de Lalita e das outras sakhis. O próprio Krishna começou a dançar como nunca se havia visto e nunca se ouvira falar e doces canções emanavam. As tornezeleiras e cintos badalavam seus sinos suavemente acalentando a mente das gopis com as doçuras espirituais. Foi formado um círculo, as gopis batiam palmas. Então Krishna cantou uma canção descrevendo o semblante de Shri Radharani e após, uma depois da outra, as gopis dançavam, nem mesmo prema, a personificação do amor divino, poderia descrever essa cena. Krishna estava em contato com cada uma delas (união), de repente, desapareceu do meio das gopis na dança da rasa. Todas as gopis estavam sofrendo de saudade e enlouqueceram totalmente, elas diziam:   Onde está Krishna ? O que ele foi fazer? Só nos resta morrer!
Assim, elas choravam às margens do rio Yamuna. Ali onde estavam não havia árvores, a lua iluminava as areias brancas da praia. Todas se lamentavam:
- "Nós deixamos tudo por Você, deixamos nossa mãe, nosso pai, irmãos e maridos. Deixamos nossos filhos, tudo. E mesmo assim você nos deixou desamparadas nessa floresta horrível".
Os devotos têm que se preparar para isso desde o início até o ponto que o nosso bhakti flua dia e noite como uma corrente de um rio de mel, aí o bhakti amadurece gradativamente de svarupa shakti, para shuddha sattva, prema bhakti e svarupa siddhi (até aqui o desenvolvimento é possível mesmo estando nesse corpo grosseiro) após vem o estágio de vastu siddhi (quando se nasce em Vrindavana no ventre de uma Gopi onde Krishna estiver executando seus passatempos) daí segue-se prema, sneha, mana, pranaya, raga, anuraga, anubhava e mahabhava (amor puro por Krishna, afeto, ciúme, conservar-se, apego, emoções espirituais dentro do coração, o mais elevado estágio de amor divino)   Naquilo que pusermos nossa energia iremos fazer progresso. Se você não puser toda sua energia na direção de Radha e Krishna, então como poderá vivenciar isso.

Esse é o manovista (desejo íntimo) de Caitanya Mahaprabhu.