sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Srila Sridhar Maharaj Ensina

O coração está cheio de diferentes amarras.  Nos amarramos com esta ou aquela idéia - milhares de idéias.  Estamos amarrados por:  “Gosto disso.  Gosto daquilo.  Gosto.”  Porém existe certo tipo de conhecimento que pode descender até nós internamente e que fará com que todas essas amarras sejam soltas de uma só vez.

Imediatamente descobriremos que tantas amarras são todas desnecessárias:  portanto soltem-nas, soltem todas.  São nossas inimigas.  Achávamos que eram amigas e queriam nos amarrar a elas.  Soltem!  Soltem!  Soltem!  Não são amigas - são todas inimigas - portanto todas amarras do coração devem ser rompidas.

#ConsciênciaDespertaPREMA
Raga-bhakti
Pérolas Devocionais do Jaiva Dharma 

Quando pessoas materialistas estão em con­tato com os objetos dos sentidos, elas naturalmente ficam profundamente atraídas por variedades infindáveis de des­frutes dos sentidos materiais. Este apego intenso no coração é chamado visaya-raga. Quando eles olham para a beleza de algum objeto, os olhos inquietam-se, e no coração, sur­ge uma atração (ranjakata) pela beleza do objeto e apego (raga) por ele.
Raga-bhakti é o estado no qual Krishna é o único objeto de raga. Srila Rupa Gosvami definou a palavra raga da seguinte maneira:

iste svarasiki ragah paramavistata bhavet tan-mayi ya 
bhaved bhaktih satra ragatmikodita
Bhakti-rasamrta-sindhu (1.2.272)

Raga é a insaciável sede de amor (prema-mayi-krsna), a qual desperta uma espontânea e intensa absorção
(svarasiki paramavistata) pelo objeto de afeição de uma pessoa. Ragamayi bhakti é realizar seva, tal como fazer guirlandas, com tal raga intensa.

Raga é a absoluta (parama) e exclusiva (svarasiki) absorção (avistata) em um objeto específico de adoração de uma pessoa. Quando a devoção por Krishna chega ao estágio de ragamayi, ela é chamada ragatmika-bhakti. Em resumo, pode ser dito que o intenso desejo por Krishna saturado com prema (prema-mayi) é chamado ragatmika-bhakti.

É auspicioso que a pessoa em cujo coração tal raga não tenha despertado se esforce por cultivar bhakti agindo de acordo com vidhi (regras e regulações dos Sastras). Os princípios que atuam em vaidhi-bhakti são medo, respei­to e reverência, enquanto que o único princípio ativo em ragatmika-bhakti é lobha, ou avidez, em relação à lila de Sri Krishna  

#ConsciênciaDespertaPREMA
Pérolas Devocionais do Jaiva Dharma 

No Jaiva Dharma, o shastra da Ciência da Alma, Srila Bhaktivinoda Thakur nos lega, entre milhares de outros, esse precioso ensinamento:

jiva kabhu jada naya, hari kabhu naya
hari saha jivacintya-bhedabhedamaya

"A jiva não é um produto da matéria inerte, nem é kevaladwaita, una por completo com Sri Hari. A jiva é inconcebivelmente igual e diferente de Hari."

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