quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Mais Um Néctar do Jaiva Dharma

Quando pessoas materialistas estão em con­tato com os objetos dos sentidos, elas naturalmente ficam profundamente atraídas por variedades infindáveis de des­frute dos sentidos materiais. Este apego intenso no coração é chamado visaya-raga. Quando eles olham para a beleza de algum objeto, os olhos inquietam-se, e no coração, sur­ge uma atração (ranjakata) pela beleza do objeto e apego (raga) por ele.
Raga-bhakti é o estado no qual Krsna é o único objeto de raga. Srila Rupa Gosvami definiu a palavra raga da seguinte maneira:
iste svarasiki ragah paramavistata bhavet tan-mayi ya bhaved bhaktih satra ragatmikodita
Bhakti-rasamrta-sindhu (1.2.272)

Raga é a insaciável sede de amor (prema-mayi-krsna), a qual desperta uma espontânea e intensa absorção
(svarasiki paramavistata) pelo objeto de afeição de uma pessoa. Ragamayi bhakti é realizar seva, tal como fazer guirlandas, com tal raga intensa.


Raga é a absoluta (parama) e exclusiva (svarasiki) absorção (avistata) em um objeto específico de adoração de uma pessoa. Quando a devoção por Krsna chega ao estágio de ragamayi, ela é chamada ragatmika-bhakti. Em resumo, pode ser dito que o intenso desejo por Krsna saturado com prema (prema-mayi) é chamado ragatmika-bhakti

‪#‎ConsciênciaDespertaPREMA‬