sábado, 25 de outubro de 2014

Mais um Néctar do JAIVA-DHARMA

Há cinco tipos de baddha-jivas – seres ou almas condicionadas aprisionadas no mundo material, a saber:  

acchadita-ceta­na - São  aquelas cujas cons­ciências estão completamente encobertas. São seres nos corpos de árvores, plantas, trepadei­ras, gramas, pedras e assim por diante, que se esqueceram do serviço a Krsna, e estão assim absortas nas qualidades ma­teriais de maya que não tem sequer um sinal de sua natu­reza senciente.

sankucita-cetana - São aquelas cujas consciências estão encolhidas ou retraídas.  Os animais, pássaros, cobras, peixes, aquáti­cos, mosquitos, várias criaturas similares têm consciência encolhida ou contraída. As consciências dessas jivas estão aparentes até certo nível, de um modo diferente das jivas no grupo anterior, cujas consciências estão completamente encobertas. Por exemplo, aquelas jivas que realizam ativi­dades tais como, comer, dormir, movimentar-se livremente, e brigar com os outros por coisas que considera sua proprie­dade estão neste nível de consciência. Elas também demonstram medo, e ficam iradas quando vêem injustiça. Porém, elas não têm conhecimento do mundo espiritual.

Há aquelas cujas consciências estão levemen­te germinadas (mukulita-cetana), outras com suas consciências desenvolvidas (vikasita-cetana); e outro grupo com consciência plenamente desenvolvida (purna-vikasita-cetana).

As jivas condicionadas com corpos hu­manos estão nestas três categorias: com a cons­ciência ligeiramente desperta (mukulita-cetana), com consciência desenvolvida (vikasita-cetana), e com consciência plenamente desenvolvida (purna- vikasita-cetana).

Geralmente, a raça humana pode ser di­vidida em cinco grupos: 1) ateístas imorais, 2) ateístas mo­rais, 3) teístas morais, que tem moralidade e fé em Isvara, 4) aqueles que estão ocupados em sadhana-bhakti, e 5) aque­les que estão ocupados em bhava-bhakti.

Aqueles que são ateístas conscientemente ou inconsciente­mente são os ateístas morais ou imorais. Quando uma alma ou jiva desenvolve um pouco de fé em Isvara, ela é chama­da um teísta moral. Aqueles que desenvolvem interesse em sadhana-bhakti de acordo com os princípios do shastra são chamados sadhana-bhaktas, e aqueles que desenvolveram algum amor puro por Isvara são chamados bhava-bhaktas.


Tanto os ateístas morais quanto os ateístas imorais têm ligei­ramente a consciência desperta; teístas morais e sadhana-bhaktas têm a consciência desenvolvida; e os bhava-bhaktas têm a consciência completamente desenvolvida. 

‪#‎ConsciênciaDespertaPREMA‬