Mais um Néctar do JAIVA-DHARMA
Há
cinco tipos de baddha-jivas – seres ou almas condicionadas aprisionadas no
mundo material, a saber:
acchadita-cetana - São aquelas cujas consciências estão
completamente encobertas. São seres nos corpos de árvores, plantas,
trepadeiras, gramas, pedras e assim por diante, que se esqueceram do serviço a
Krsna, e estão assim
absortas nas qualidades materiais de maya que não tem sequer um sinal de sua
natureza senciente.
sankucita-cetana - São aquelas cujas
consciências estão encolhidas ou retraídas. Os animais, pássaros, cobras, peixes, aquáticos,
mosquitos, várias criaturas similares têm consciência encolhida ou contraída. As
consciências dessas jivas
estão
aparentes até certo nível, de um modo diferente das jivas no grupo anterior, cujas
consciências estão completamente encobertas. Por exemplo, aquelas jivas que realizam atividades
tais como, comer, dormir, movimentar-se livremente, e brigar com os outros por
coisas que considera sua propriedade estão neste nível de consciência. Elas
também demonstram medo, e ficam iradas quando vêem injustiça. Porém, elas não
têm conhecimento do mundo espiritual.
Há
aquelas cujas consciências estão levemente germinadas (mukulita-cetana), outras com suas consciências
desenvolvidas (vikasita-cetana); e outro grupo com
consciência plenamente desenvolvida (purna-vikasita-cetana).
As jivas condicionadas com corpos
humanos estão nestas três categorias: com a consciência ligeiramente desperta
(mukulita-cetana), com consciência desenvolvida
(vikasita-cetana), e com consciência
plenamente desenvolvida (purna- vikasita-cetana).
Geralmente,
a raça humana pode ser dividida em cinco grupos: 1) ateístas imorais, 2)
ateístas morais, 3) teístas morais, que tem moralidade e fé em Isvara, 4) aqueles que estão
ocupados em sadhana-bhakti, e 5) aqueles que
estão ocupados em bhava-bhakti.
Aqueles
que são ateístas conscientemente ou inconscientemente são os ateístas morais
ou imorais. Quando uma alma ou jiva desenvolve um pouco de fé em Isvara, ela é chamada um teísta
moral. Aqueles que desenvolvem interesse em sadhana-bhakti de acordo com os
princípios do shastra são chamados sadhana-bhaktas, e aqueles que
desenvolveram algum amor puro por Isvara são chamados bhava-bhaktas.
Tanto
os ateístas morais quanto os ateístas imorais têm ligeiramente a consciência
desperta; teístas morais e sadhana-bhaktas
têm
a consciência desenvolvida; e os bhava-bhaktas têm a consciência
completamente desenvolvida.
#ConsciênciaDespertaPREMA
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