JIVA TATTVA
(O
Princípio do Ser)
"A jiva é
uma entidade completamente separada de apara-sakti, a qual contém oito
elementos, cinco elementos grosseiros – terra, água, fogo, ar e éter – e os
três elementos sutis – mente, inteligência e ego. Estes últimos três elementos
são especiais. O aspecto de conhecimento que está visível neles é material, e
não espiritual. A mente cria um falso mundo ao basear-se em seu conhecimento
dos objetos sensuais nas imagens e influências que ela absorve dos objetos
grosseiros no reino mundano. Este processo tem sua raiz em assuntos mundanos,
não no espírito. A faculdade que confia neste conhecimento para discriminar o
real e o irreal é chamada buddhi, que também tem sua raiz em assuntos mundanos.
O ego, ou o sentido de ‘eu-inferior’ que é produzido para aceitar o
conhecimento também é material, e não espiritual. Estas três faculdades juntas
manifestam a segunda forma da jiva, que age como a conexão entre a jiva e a
matéria, e é chamada ‘o corpo sutil’ (linga-sarira). Quando o ego do corpo
sutil da jiva condicionada torna-se mais forte, ele encobre o ego de sua forma
eterna. O ego na natureza eterna em relação ao sol espiritual, Krsna, é o ego
puro e eterno, e este mesmo ego manifesta-se novamente no estado liberado.
Todavia, quando o corpo eterno permanece encoberto pelo corpo sutil, a
auto-concepção material (jada-abhimana) surge dos corpos grosseiro e sutil e
permanecem fortes, e consequentemente o abhimana da relação com o espírito é
quase ausente. O linga-sarira é muito refinado, por isso a função do corpo
grosseiro o encobre. Deste modo, a identificação com a casta e assim por diante
do corpo grosseiro, surge no corpo sutil porque ele é encoberto pelo corpo
grosseiro. Embora os três elementos – mente, inteligência e ego – sejam
materiais, o abhimana do conhecimento é inerente neles, porque eles são
transformações contaminadas da função da alma (atma-vtti).
A forma espiritual atômica é livre de defeito, porque na sua forma diminuta, ela é intrinsecamente fraca, portanto, incompleta. O único defeito neste estado é que a forma espiritual da jiva pode ser encoberta através da associação com a poderosa maya-sakti. É dito no Srimad-Bhagavatam (10.2.32):
A forma espiritual atômica é livre de defeito, porque na sua forma diminuta, ela é intrinsecamente fraca, portanto, incompleta. O único defeito neste estado é que a forma espiritual da jiva pode ser encoberta através da associação com a poderosa maya-sakti. É dito no Srimad-Bhagavatam (10.2.32):
ye ‘nye
‘ravindaksa vimukta-maninas tvayy asta-bhavad avisuddha-buddhayah aruhya
krcchrena param padam tatah patanty adho ‘nadrta-yusmad-anghrayah
‘Ó Senhor de
olhos de lótus, não-devotos, tais como os jñanis, yogis, e renunciantes,
falsamente consideram-se liberados, mas a inteligência deles não é realmente
pura porque lhes falta devoção. Eles realizam severas austeridades e
penitências, e alcançam a posição que eles imaginam ser a liberação, porém eles
caem de lá numa condição muito baixa devido a negligência aos Seus pés de
lótus.’
Isto mostra que
a constituição da jiva irá sempre permanecer incompleta, independente do
elevado estágio que possa alcançar. Isto é inerente a natureza de jiva-tattva,
e é por causa disto que é dito nos Vedas que Isvara é o controlador de maya,
enquanto que a jiva permanece suscetível para ser controlada por maya em todas
as circunstâncias."
Jaiva-Dharma: A
Ciência da Alma, Prameya: Jiva-Tattva
Srila Bhaktivinoda Thakura
Srila Bhaktivinoda Thakura