sexta-feira, 20 de junho de 2014

'ADHIKARA'
(Elegibilidade-qualificação)

Quem tem adhikara para executar o Raganuga Sadhana tanto no aspecto Sambandhanuga ou Kamanuga? Shri Rupa Gosvami com clareza responde essa pergunta no Bhakti Rasamrita Sindhu. Antes de consultar suas declarações, contudo, vamos examinar, cuidadosamente, os seguintes versos do Cheitanya Charitamrita:

purbe braja vilasa, jei tin abhilase
jatne asvadan na haila
sri radhar bhava sar, apani kori angikara
sei tin bostu asvadila
apane kori asvadane sikhaila bhaktagane
prema chintamani prabhu dhani
nahi jane stan astan, jare na paya eka bindu
hena dhan bilailo sansare
aiche dayalu avatara, aiche data nahi ara
guna keha nare varnibare

Cc. Madhya 2

"Três desejos permanecem insatisfeitos na relação de Krishna com Radharani. Quando Gouranga deva aceitou o Radha Bhava para saborear essas doçuras, mas também para compartilha-las com Seus devotos; a partir daí Ele é a pedra de toque de Prema Vraja Bhakti. Não considerando tempo ou lugar, Mahaprabhu distribuiu esse tesouro a todos. Assim Ele é Data-Siromani - o Supremo Doador. As doçuras confidenciais de Vrindavana são tão secretas que mesmo o Senhor Brahma não pode saborear uma gota dessa doçura. Todavia, Gouranga derramou uma chuva dessas doçuras para as pessoas caídas da Kali Yuga! Será que esse karuna pode ser dado por algum outro avatara? Quem pode descrever as qualidades maravilhosas de Shri Cheitanya Mahaprabhu?"
Alguém pode perguntar: Pode ser verdade que Cheitanya Deva mostrou a misericórdia mais inacessível a todos, porém, quem é capaz de adotá-la? Na verdade nós podemos imaginar: por um lado os karmis estão muito ocupados com atividades fruitivas e gratificação dos sentidos. Por outro lado os jnanis estão em busca do conhecimento seco e liberação impessoal. Em relação aos bhaktas, mesmo eles usualmente ficam enredados nas práticas de Vaidhi bhakti. Assim quem irá aproveitar o param karuna de Gouranga? Shri Krishna Das Kaviraja responde essa pergunta na seguinte declaração:

kahibar katha nahe kahile keho na bhujaya
aiche citra caitanyer ranga
sei se bhujite pare, caitanya kripa jare
hoy tar das anudas sanga
Cc. Madhya 2

"A misericórdia de Shri Cheitanya Mahaprabhu está além da descrição, mesmo quando colocada em palavras a maioria das pessoas não conseguem compreender. A pessoa que vivencia o significado dos passatempos variados e assombrosos do Senhor, pode-se dizer que alcançou de fato, Sua misericórdia. Na realidade ele recebe a associação direta de Cheitanya Deva como o servo dos Seus servos."
Essa declaração do Kaviraja nos faz lembrar a declaração de Shri Krishna do Bhagavad Gita de que a pessoa deve conhecer a natureza transcendental do Seu nascimento e atividades a fim de alcança-lO (janma karma ca me divyam). Isso quer dizer que além do parama karuna do Senhor que está disponível a todos deve haver outro karuna mais especial, onde o Senhor revela o segredo de Sua aparição e lila ao sadhaka. A chuva pode cair em toda a parte, porém ela não vai beneficiar o oceano, as praias ou as pedras. Da mesma forma, o kripa inicial de Cheitanya Deva não frutificará no coração dos karmis, jnanis ou devotos neófitos a menos que o solo fértil de laula (avidez) seja acrescentado. Shrila Kaviraja Gosvami cita o seguinte:

krishna bhakti rasa bhavita matih
kriyatam yadi kuto pi labhyate
tatra laulyam api mulyam ekalam
janma kori sukritair na labhyaate
Cc. Madhya 8

"A disposição de se absorver plenamente nas doçuras não podem ser obtidas meramente pelas atividades piedosas nem por milhões de nascimentos. Ela pode apenas ser comprada por um único preço: laulam (avidez intensa). Onde estiver disponível a pessoa deve comprá-la imediatamente."
Laulam e o anteriormente discutido lobha são idênticos. Apenas quando lobha desperta o devoto se torna elegível para adotar Raganuga Sadhana. Nada mais é necessário. E Shri Rupa outra vez confirma essa mesma conclusão, nos seguintes dois slokas:

Tatra adhikari ragatmikaiknistha ye vrajavasi janadaya
tesam bhavaptaye lubdho bhavedatradhikaram (B.R.S. 1/2/291)

"Qualquer um que ouça sobre o nishta resoluto dos associados Ragatmika Vrajas de Krishna, e a partir dessa audição fica ansioso de alcançar essas doçuras - apenas ele é elegível para executar Raganuga bhakti sadhana."

‪#‎ConsciênciaDespertaPREMA‬