sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

QUEM PODE SER CHAMADO DE DEVOTO?

Primeiramente aqueles que têm devoção em Deus, Bhagavan,  são chamados de Bhaktas ou devotos em portugês. Srila Rupa Goswami escreveu — tad bhava bhavita svantah krsna-bhaktaitiritah (BRS 2.1.273)  “Aqueles cujos corações estão repletos de sentimentos por Krishna são chamados de Krishna-bhaktas ou devotos de Krishna”
  
 Utpanna ratayah samyak nairvighnyam anupahatah
Kkrsna saksat krtau yogyah sadhakah parikirtitah
(BRS 2.1.276)
   
 “Aqueles cuja  Rati (atração, apego) direcionada para Krishna está desperta, mas que ainda não se livraram dos obstáculos, e aqueles que estão qualificados para encontrar Krishna face-a- face são chamados de “sadhakas”
   
 Avijnatakhila kleshah Sada krsnashrita kriyah
Siddhah syuh santata prema Saukhyasvada parayanah
(BRS 2.1.280)
   
“Aqueles que estão livres de toda a miséria, tal como ignorância e consciência corpórea, que estão eternamente engajados em serviço a Krishna, e que estão sempre dedicados em saborear o  êxtase de amor por Krishna, são chamados de “siddhas” "

No Décimo-primeiro Canto do Srimad Bhagavatam o devoto mais elevado é descrito como segue:

sarva-bhutesu yah pasyed bhagavad-bhavam atmanah
bhutani bhagavaty atmany esa bhagavatottamah
(SB 11.2.45)
                    
 “Aquele que vê o Senhor Supremo em tudo e tudo vê no Supremo e que relaciona todas as coisas conscientes e inconscientes com o Supremo é o mais elevado de todos os devotos.

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Jaya Radhe! Quando você aponta seu dedo para alguém, três dedos se
apontam para você.  Esse foi o tema de um Hari-katha ao vivo no
Facebook. Se gostou compartilhe. Obrigado!

sábado, 2 de julho de 2016

Vamos abandonar essas atividades temporárias, em que nos vemos atados, e
adotar o Sanatana Dharma (ou Vaishnava Dharma) para irmos em direção da
nossa verdadeira morada?

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Sem os devidos cuidados, com nossa alimentação vegetariana ou vegana, corremos sérios riscos de ingerir excesso de carboidratros, e nos transformar em pessoas com sobre peso e muitas vezes obesos, resultando dai as consequentes doenças que tais estados geram: pressão alta, diabetes, AVC, etc. Compartilhe o vídeo em suas mídias sociais. Haribol


domingo, 29 de maio de 2016


JIVA TATTVA
(O Princípio do Ser)

"A jiva é uma entidade completamente separada de apara-sakti, a qual contém oito elementos, cinco elementos grosseiros – terra, água, fogo, ar e éter – e os três elementos sutis – mente, inteligência e ego. Estes últimos três elementos são especiais. O aspecto de conhecimento que está visível neles é material, e não espiritual. A mente cria um falso mundo ao basear-se em seu conhecimento dos objetos sensuais nas imagens e influências que ela absorve dos objetos grosseiros no reino mundano. Este processo tem sua raiz em assuntos mundanos, não no espírito. A faculdade que confia neste conhecimento para discriminar o real e o irreal é chamada buddhi, que também tem sua raiz em assuntos mundanos. O ego, ou o sentido de ‘eu-inferior’ que é produzido para aceitar o conhecimento também é material, e não espiritual. Estas três faculdades juntas manifestam a segunda forma da jiva, que age como a conexão entre a jiva e a matéria, e é chamada ‘o corpo sutil’ (linga-sarira). Quando o ego do corpo sutil da jiva condicionada torna-se mais forte, ele encobre o ego de sua forma eterna. O ego na natureza eterna em relação ao sol espiritual, Krsna, é o ego puro e eterno, e este mesmo ego manifesta-se novamente no estado liberado. Todavia, quando o corpo eterno permanece encoberto pelo corpo sutil, a auto-concepção material (jada-abhimana) surge dos corpos grosseiro e sutil e permanecem fortes, e consequentemente o abhimana da relação com o espírito é quase ausente. O linga-sarira é muito refinado, por isso a função do corpo grosseiro o encobre. Deste modo, a identificação com a casta e assim por diante do corpo grosseiro, surge no corpo sutil porque ele é encoberto pelo corpo grosseiro. Embora os três elementos – mente, inteligência e ego – sejam materiais, o abhimana do conhecimento é inerente neles, porque eles são transformações contaminadas da função da alma (atma-vtti).
A forma espiritual atômica é livre de defeito, porque na sua forma diminuta, ela é intrinsecamente fraca, portanto, incompleta. O único defeito neste estado é que a forma espiritual da jiva pode ser encoberta através da associação com a poderosa maya-sakti. É dito no Srimad-Bhagavatam (10.2.32):

ye ‘nye ‘ravindaksa vimukta-maninas tvayy asta-bhavad avisuddha-buddhayah aruhya krcchrena param padam tatah patanty adho ‘nadrta-yusmad-anghrayah

‘Ó Senhor de olhos de lótus, não-devotos, tais como os jñanis, yogis, e renunciantes, falsamente consideram-se liberados, mas a inteligência deles não é realmente pura porque lhes falta devoção. Eles realizam severas austeridades e penitências, e alcançam a posição que eles imaginam ser a liberação, porém eles caem de lá numa condição muito baixa devido a negligência aos Seus pés de lótus.’

Isto mostra que a constituição da jiva irá sempre permanecer incompleta, independente do elevado estágio que possa alcançar. Isto é inerente a natureza de jiva-tattva, e é por causa disto que é dito nos Vedas que Isvara é o controlador de maya, enquanto que a jiva permanece suscetível para ser controlada por maya em todas as circunstâncias."

Jaiva-Dharma: A Ciência da Alma, Prameya: Jiva-Tattva
Srila Bhaktivinoda Thakura

segunda-feira, 16 de maio de 2016

As Glórias do Srimad  Bhagavad-Gita

"Recitar, ouvir e estudar o Capítulo 1 do Bhagavad-Gita purifica completamente, levando aos Vaikunthas¹. Através de sua leitura, facilmente se cruza o oceano de misérias e se obtém serviço aos pés de lótus de Sri Krishna."

¹ o mundo espiritual, morada do Senhor Supremo, onde não existe ansiedade.

"O Capítulo 2 do Bhagavad-Gita leva aos pés de lótus de Sri Krishna e rapidamente proporciona Sua misericórdia; dentro em breve gera devoção por Sri Krishna e conhecimento completo sobre Ele. Lendo-o não se sente mais sede ou fome, e se obtém completa paz."

"O Capítulo 3 do Bhagavad-Gita livra antepassados pecaminosos da forma de fantasmas; libera todas almas enredadas no inferno, levando-as e ao leitor para Vaikuntha e o serviço a Sri Krishna, e proporcionando ainda um corpo igual ao de Sri Vishnu para ambos."

"O Capítulo 4 do Bhagavad-Gita proporciona devoção aos pés de lótus de Sri Vishnu, faz com que se renasça em família devota e faz perder todo desejo de desfrutar no mundo material."

"Quem ouve o Capítulo 5 do Bhagavad-Gita, mesmo sendo o mais pecaminoso, alcança Vaikuntha. Purifica todo corpo, de maneira que até quem tocar tal corpo se purificará e alcançará este objetivo."

 "O Capítulo 6 do Bhagavad-Gita concede logo serviço aos pés de Sri Vishnu, leva a alto estado de renúncia e devoção a Sri Krishna e dá poder. Ao ser ouvido, libera do mundo material."

"Por ouvir o Capítulo 7 do Bhagavad-Gita sente-se que os ouvidos foram enchidos de néctar divino. Libera de todas reações pecaminosas, levando aos pés de lótus de Sri Krishna. Libera também os antepassados de formas fantasmagóricas e dá um corpo igual ao de Sri Vishnu de quatro braços, levando a Vaikuntha."

"Sente-se grande êxtase por ouvir o Capítulo 8 do Bhagavad-Gita. Leva a pessoa e seus antepassados a Vaikuntha, onde ficam eternamente. Libera também da forma de rakshasa."

"O Capítulo 9 do Bhagavad-Gita leva aos pés de Sri Krishna e também liberta de toda situação amedrontadora. Afasta o pecado e a ofensa personificados. Permite sempre que se lembre de Krishna."

"O Capítulo 10 do Bhagavad-Gita é em si uma escada para o mundo espiritual. Melhora o corpo na próxima vida, liberando de pragas e situações kármicas. Quem ouve obtém o darshan (audiência) de Vishnu, mesmo sendo decaído ou viciado em tóxicos, ou assassino de brahmanas. E o próprio Senhor Shiva serve a quem sempre canta este capítulo."

"O Capítulo 11 do Bhagavad-Gita é cheio de glórias. Dá poder de liberar outros de pragas a quem o recita diariamente, e levá-los a Vaikuntha. Só ouvindo e recitando este capítulo é que se pode partir o nó apertado da roda da vida e morte. Capaz de destruir todas reações pecaminosas."

"O recitar diário do Capítulo 12 do Bhagavad-Gita dá poderes de chamar semideuses e até ressuscitar mortos (siddha-samadhi). Leva à devoção e aos pés de lótus dde Sri Krishna."

"Ouvir o Capítulo 13 do Bhagavad-Gita torna muito feliz. Ouvir repetidamente liberta até mesmo um chandala das reações pecaminosas. Proporciona uma forma igual a de Vishnu e leva aos Vaikunthas."

"O Capítulo 14 do Bhagavad-Gita energiza quem o canta a ponto de purificar até bestas, levando-as a planetas superiores. Leva a Vaikuntha e aos pés de Sri Krishna."

 "O Capítulo 15 do Bhagavad-Gita liberta animais que o ouvem, mesmo que meio verso, proporcionando forma igual à de Vishnu e leva a Vaikuntha."

 "O Capítulo 16 do Bhagavad-Gita dá paz e poder de apaziguar até elefantes loucos. Leva aos pés de Sri Krishna mesmo sendo o mais pecaminoso."

"O Capítulo 17 do Bhagavad-Gita é a única ajuda para quem está para morrer. Seu recitar diário leva aos pés de lótus de Sri Krishna."

"O Capítulo 18 do Bhagavad-Gita é mais elevado que os Vedas e concede ilimitado êxtase. Ao ser ouvido, destrói todos desejos materiais. Para o devoto puro é igual a néctar, a própria vida de Vishnu e consolo de Indra, semideuses e yogis. Afasta os mensageiros de Yamaraja. Nenhum outro recitar tão rapidamente elimina e liberta de pecados e misérias desse mundo, levando aos pés de lótus de Sri Krishna. Recitando sempre, proporciona o posto de Senhor Indra e posteriormente se vai a Vaikuntha, mesmo sem ter feito sacrifício."

 

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Jaya Radhe!  Vandana. Lindas orações para Sri Radha Krishna, Mahaprabhu e nossos amados gurudevas, da nossa linha fidedigna de sucessão discipular. Escute e medite ness extático vandana.   Haribol

terça-feira, 5 de abril de 2016

Jaya Radhe! A partir deste sábado, 9 de abril de 2016, pretendemos manter um Hangout semanal ao vivo. Para não perder os avisos das atividades, abra seu programa GOOGLE+ (Google Plus) e adiciona nosso id "Prema" como seu amigo. Esse programa aparecerá simultaneamente no Canal Prema do Youtube e no  GOOGLE+. Neste último você fica dentro "da sala virtual" comigo, facilitando  interação e perguntas.

quinta-feira, 17 de março de 2016


Jaya Radhe! Ai está mais um lindo bhajan para a playlist "MEUS BHAJANAS" do Canal Prema, no YouTube: Radha Jaya Jaya - um néctar para nossa mente e nossos ouvidos.

segunda-feira, 14 de março de 2016

A Jiva (ou o ser) está constantemente evoluindo? Ou pode também regredir em uma futura encarnação?  Conheça a posição alicerçada no conhecimento védico original e nos mestres auto-realizados, onde a especulação empírica não tem guarida.

 

quinta-feira, 10 de março de 2016

Os deveres prescritos de cada pessoa devem ser executados de acordo com a natureza de cada um (Bg-3.35).  Mas, muitas vezes, as atividades mundanas acabam conflitando com as obrigações espirituais em consciência espiritual elevada ou Consciência de Krishna. Como conciliar essas incompatibilidades?

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Os deveres baseados em sacrifício, caridade e austeridade nunca devem ser abandonados,  ensina-nos Bhagavan Sri Krishna na Bhagavad-gita. Tais deveres devem ser executados, pois servem para purificar os corações daqueles que são inteligentes, revela-nos a Pessoa Suprema.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016


Jaya Radhe! Estamos
postando mais um vídeo no Canal Prema na plataforma YouTube, com links em
diversos canais da Internet. Desta vez, nossos comentários são para  o verso 18-65 do Srimad Bhagavad-gita.  Se gostar, compartilhe e se escreva no nosso
canal Prema no YouTube.  “Quando lemos
todo o Gita e especialmente quando contemplamos os comentários de nossos
acaryas, vemos que existem no Gita cinco níveis de instruções.” (Srila Narayana
Maharaj).


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Jaya Radhe! Neste vídeo falamos um pouco sobre o ciclo de nascimento e morte na plataforma material. Haribol!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Jaya Radhe!  Esta postagem complementa o vídeo "Uma Pílula da Filosofia Védica #05!" que foi veiculado exclusivamente no meu Facebook.   Espero que ajude quem teve a dúvida suscitada naquela "pirula do Facebook", que nessa gravação eu respondo, assim como as de outros expectadores que possam ter tido a mesma questão.   Haribol!

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Nesta vídeo lemos um comentário nectário legado por Srila Sridhar Maharaj do verso 10, Cap X, do Srimati Bhagavad-gita.  Na primeira visita de Srila Prabhupada a Matha de Sridhar Maharaj,  em sua primeira viagem dos Estados Unidos de retorno à Índia, os dois amigos e irmãos espirituais sentaram e conversaram em bengali sobre esse verso por duas horas.  No dia seguinte, um dos primeiros discípulos americanos que acompanhava Srila Prabhupada perguntou-lhe sobre o que ele e Sridhar Maharaj conversavam tão animados.  Srila Prabhupada respondeu: "Não posso lhe falar sobre essa conversa porque você desmaiaria."  Anos mais tarde, meu mestre espiritual, Srila Govinda Maharaj, nos revelou o teor dessa conversa.  Eu falarei sobre isso em um próximo vídeo.
 


sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Jaya Radhe! Ai está a finalização do Cap III do Jaiva-dharma, um néctar de Bhativinodha Thakur. Nessa parte do  livro são abordados os diversos aspectos de Karma-yoga, que são atividades adotadas pela Jiva, buscando recompensas materiais que são naimittikas, ou seja temporárias ou circunstancias e que devem ser abandonadas. Haribol!
 

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Hare Krishna! Dando seguimento a leitura do Jaiva-dharma, de Srila Bhaktivinodha Thakur, estamos postando a primeira parte do Capítulo 3º, intitulado "Naimittika-dharma Deve Ser Abandonado".  Semana que vem postaremos a parte final desse capítulo. Repassar esse vídeo em suas redes sociais será de muita ajuda para divulgar esse seva (atividade devocional em Bhakti-yoga). Jaya Radhe, Jaya Gaura-nitai! 
 

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Atividades temporárias, realizadas circunstancialmente pelos seres vivos, que muitas vezes acreditam que é o seu serviço, seu dharma,  tais atividades.






sábado, 9 de janeiro de 2016

JAIVA-DHARMA – CAPITULO II – O NITYA-DHARMA DA JIVA É PURO E ETERNO

Com esse título postamos a Leitura #05 do Jaiva-Dharma, no Canal Prema do Youtube. É um capítulo muito nectário; agora se aprofunda e detalha os ensinamentos contidos no CAP I.  Vale a pena escutar e meditar nessas revelações confidenciais do sidhanta vaishnava.
Você também pode participar desse seva (atividade em bhakti-yoga) escutando a leitura inteira, compartilhando a divulgação que você está agora lendo em outros canais de mídias sociais em que você tenha uma conta e recomendando esse néctar para os seus amigos. Sente-se confortavelmente e prepare-se para DESFRUTAR DE 41 MINUTOS E MEIO DE PURO NÉCTAR. Jay Nitay Jay Nimai.

domingo, 3 de janeiro de 2016

JAIVA-DHARMA – CAPITULO UM – OS DHARMAS DA JIVA: O ETERNO E O
TEMPORÁRIO

Com esse título postamos a Leitura #04 do Jaiva-Dharma, no Canal Prema do Youtube. É um capítulo muito nectário; ele contém praticamente um resumo do significado do Livro.  Vale a pena escutar e meditar nas revelações confidenciais do sidhanta vaishnava.  Você também pode participar desse seva (atividade em bhakti-yoga) escutando a leitura inteira, compartilhando a divulgação que você está agora lendo em outros canais e mídias sociais em que você tenha uma conta e recomendando esse néctar para os seus amigos. Sente-se confortavelmente e prepare-se para DESFRUTAR DE 45
MINUTOS DE PURO NÉCTAR. Haribol