sábado, 31 de maio de 2014

 Néctar de Srila Sridhar Maharaj

Extraído de uma conversa informal de Srila Sridhar Maharaj, ocorrida em 18 de maio de 1982,
no Sri Caitanya Saraswat Math, Navadwip - Índia.

Pergunta do devoto: Maharaj, como deve ser o esforço do sadhaka na prática de vaidhi-bhakti?
Resposta de Sridhar Maharaj: Em vaidhi-bhakti o praticante deve seguir o programa como é recomendado nos Shastras e pelos Sadhus. Com o tempo, a pessoa irá de forma gradual encontrar seu próprio solo, e descobrir que está ganhando algum terreno. Isso vai encorajá-lo a continuar seu esforço em direção daquele reino mais elevado. E será ampliado quando ruchi (gosto consciente) se manifestar. Até o surgimento de ruchi o devoto pode submeter-se a algum programa pelo sadhu e shastra e obterá progresso com essa ajuda. Sravana-dasa (estágio de escutar), varana-dasa (estágio de seleção) até o apana-dasa, o devoto dar-se-á ao incômodo dos problemas da vida prática ou sadhana-dasa. Quando o plano da auto-realização ou apadana-dasa iniciar, ele próprio será a garantia de sua atividade. Sentirá isso por sí mesmo - bhava-bhakti - e não será tirado desta posição. Ele sentirá,”Estou vivenciando um típico romance de êxtase. De ruchi se progride para asakti (apego) e Bhava.
Através do serviço podemos obter coisas elevadas. Há muita coisa a ser considerada. Sacrifício, e ter. Pague por isso. Não o pagar em termos de dinheiro ou essas coisas. Mas em termos de sua própria pessoa. Render-se e ter. Dar, e conseguir. De como você dá, obterá algo similar.

ye yatha mam prapadyante
tams tathaiva bhajamy aham
mama varttmanuvarttante
manusyah partha sarvavasah

Efetivamente, disse o Senhor,”Não existe ninguém além de Mim; assim, mesmo que as pessoas paguem com coisas insignificantes, Eu dou-lhes na mesma proporção.” Portanto, tudo culmina em Seu dizer final. Este é o Seu jogo.”Mas, aqueles que seriamente Me querem eles também têm que pagar por isto.”Mas Ele é o Todo em Si mesmo. Ele dá inteiramente a si mesmo. Como Ele se dá, assim eles O conseguem. Mostre o seu pequeno capital você obterá Ele em retorno.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

         O Método de Shri Mahaprabhu Para Pregar Raganuga Bhakti

A questão que surge é como Cheitanya Deva outorgou Vraja Prema bhakti para as Jivas da Kali yuga? Como podem as pessoas contemporâneas como você e eu receber essa especial bênção hoje, mais que há quinhentos anos? A resposta está claramente esboçada na citação anterior do verso de Shrila Kaviraja Gosvami:

Rasa asvadite ami kaila avatara
Prema rasa asvadila vividha prakara
Raga marga bhakta-bhakti kore je prakare
Taha sikhaila lila acaran dvare
C.C. Adi-4

Tradução:

     “Eu vim para apreciar as doçuras transcendentais. Vou assim saborear muitas formas de Vraja prema rasa. Estabelecendo o exemplo no saborear dessas doçuras através de Meu lila, ensinarei Raganuga bhakti, mostrando o padrão de um Raganuga bhakta, pessoalmente.”
O mistério do aparecimento de Shri Gouranga jaz aqui. Levando Seus associados confidenciais com Ele, o Senhor provou uma e outra vez a essência de Vraja Prema. Seus pitorescos lilas podem roubar as mentes daquelas pessoas afortunadas que os ouvem. Ao mesmo tempo, Shri Gouransundara nos tornou elegíveis para compartilhar o gosto da divina rasa.

Apani korimu bhakta bhava angikar
Apani acari dharma shikaimu sabare
C.C. Adi-3

Tradução:
       Shri Cheitanya Mahaprabhu disse:
      “Eu assumirei o estado mental de um bhakta e assim fazendo, pregarei dharma ao mundo.”
Um ponto interessante aqui é que o Senhor pessoalmente atuou como um pregador de Raganuga bhakti; e assim fazendo assumiu o papel de Jagat Guru. No estado mental de um devoto, Shriman Mahaprabhu executou todos os processos de sadhana que tornam a pessoa elegível para saborear Vraja Prema bhakti, e também inspirou Seus associados para darem igualmente, tanto quanto possível um exemplo ideal para todos.
Através de Sua Rasa Lila e passatempos afins, Shri Krishna mostrou o que é estar aspirando ao reino espiritual, enquanto nosso Gouranga, apresentou os meios para se entrar naqueles passatempos. Com essa compreensão, os devotos podem naturalmente, ansiar as doçuras de Vrindavana e compreender a vantagem de adotar Rupanuga sadhana bhakti. Esse é o comportamento misericordioso de Gourasundara. Enquanto que no Vraja Lila a karuna do Senhor foi exibida em sua fase inicial, essa mesma karuna agora amadureceu o seu fruto nos passatempos de Gouranga.
Alguém pode indagar: ‘De que maneira se relacionam Kali-Yuga-Dharma e Hari Nama Sankirtana?”
A resposta para essa importante questão é que o Senhor não ensinou os princípios de Raga bhakti separados da prática de Harinama. Na verdade, Ele pessoalmente executou Sankirtana. Esse Sankirtana-yajna é exigido para quem seriamente deseja a completa misericórdia do Senhor. Que fique bem claro que Sankirtana é uma ramificação essencial tanto de Vaidhi quanto de Raganuga sadhanas. Na realidade kirtana assume um estilo distinto na tradição Raganuga que é mais poderoso para despertar prema no coração de seus praticantes. Esse siddhanta é apoiado por Shrila Sanatana Goswami em Seu Brihad Bhagavatamrita (2/5/219) como se segue:

Sad dhitad braja krida dhyan gana pradhanaya
Bhakhya sampadate prestha nama sankirtanojjvalam
Tasam braja kridanam bhagavad gokula lilanam dhyanam
Cintanam, ganam sankirtanam te pradhane mukhya
Jasyaastaya bhaktya nava prakaraya prema
Sampadyate susiddhanti genetuykya nama sankirtane
Praptehapi nija priyatama nama sankirtanasya
Premantaranga-tor sadhantvena punarbisesena nirdesha

Tradução:

“Pensamento, meditação e kirtana do Vraja Lila de Shri Krishna são chamados como ‘prema antaranga sadhana’ ou o melhor meio para despertar prema. Mais especificamente no que concerne a kirtana, os nomes do Ista-devata de alguém (os nomes do Senhor que atraem especificamente o coração do devoto) são mais efetivos no despertar de prema.”

terça-feira, 27 de maio de 2014



Cc-Madhya-lila 8/128

kiba vipra, kiba nyasi, sudra kene naya
yei krsna-tattva-veta, sei guru ´haya

"Quer alguém seja brahmana, sannyasi ou sudra — independentemente do que seja —, pode tornar-se mestre espiritual caso conheça a ciência de Krsna."

No seu longo comentário a esse importante verso do Sri Caitanya-caritamrta, Srila  Swami  Maharaj Prabhupada diz, entre outras coisas: "Como se afirma no Hari-bhakti-vilasa, não se deve aceitar iniciação de alguém que não esteja na ordem bramínica caso esteja presente um representante idôneo da ordem bramínica.  Esta instrução destina-se àqueles que dempendem inteiramente da ordem social mundana.  Se alguém compreende a  verdade da consciência de Krsna e seriamente deseja obter conhecimento transcendental para aperfeiçoar a sua vida, pode aceitar um mestre espiritual de qualquer status social, contanto que o mestre espiritual esteja plenamente versado na ciência de Krsna. Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur também afirma que, mesmo estando alguém na posição de brahmana, ksatriya, vaisya, sudra, brahmacari, vanaprastha, grhastha ou sannyasi, caso seja versado na ciência de Krsna, pode tornar-se mestre espiritual como vartma-pradarsaka-guru, diksa-guru ou siksa-guru. Aquele que primeiro da informação sobre a vida espiritual chama-se vartma-pradarsaka-guru ou mestre espiritual.  O mestre espiritual que dá iniciação, de acordo com as regulações dos sastras chama-se diksa-guru, e o mestre espiritual que dá instruções para a elevação do discípulo chama-se siksa-guru.

segunda-feira, 26 de maio de 2014


  Religião Verdadeira e Religiões Enganosas

No mundo de hoje, a maioria das religiões são, nas palavras do Shrimad-Bhagavatam, “religiões enganosas”.
O Shri Chaitanya-bhagavata também afirma: “Segundo o Shrimad-Bhagavatam, todas as idéias mundanas que se difundem em nome da religião não passam de uma forma de trapaça”.
Religião temporária (anitya-dharma) é aquele dharma cuja forma máxima de adoração ao Senhor é a oração em troca de pão e manteiga; cujo praticante muda de conduta, virando cristão, e depois hindu, e depois budista, e depois cristão de novo; e cujo praticante procura livrar-se de doenças do corpo, considerando-o a alma (o eu) e achando que sua alma é o Senhor.
Alimentar as pessoas com arroz e feijão baseados na concepção errônea de que elas são pobres; construir hospitais e centros educacionais ateístas crendo ser este o serviço mais elevado a Deus; pensar que a ocupação eterna, a ocupação temporária e todas as demais variedades de dharma são a mesma coisa; negligenciar a ocupação eterna da alma (nitya-dharma) e propagar o secularismo; sacrificar animais e pássaros inofensivos em nome do amor ao mundo; e servir ao homem e à nação – tudo isso é religião (ou dharma) temporário. Nenhuma dessas atividades jamais ocasionará bem-estar permanente para o mundo. No entanto, se considerarmos a religião eterna como sendo um templo – em outras palavras, como sendo nosso objetivo mais elevado –, poderemos aceitar esses outros dharmas parcialmente, mas somente como degraus para chegarmos a este templo da religião eterna.
Sempre que essas outras religiões contradizerem, cobrirem ou dominarem nitya dharma, ou seja, a ocupação eterna da alma, deverão ser abandonadas por completo. Moralidade, humanidade ou amor mundano desprovidos da função eterna da alma não faz o menor sentido e não são dignos de glorificação. O verdadeiro objetivo e o único propósito da humanidade e da moralidade é alcançar amor puro por Deus (krishna prema).
Se houver ao menos um praticante verdadeiro desta função eterna, nitya-dharma, que mantenha acesa a chama do cantar dos santos nomes de Deus, então, sua nação, linhagem e sociedade jamais haverão de se arruinar – mesmo depois que esta nação enfrente a opressão e a dominação de outro país, e tenha seus tesouros saqueados, suas escrituras transformadas em cinzas e sua cultura e propriedade destruídas. Este cantar dos nomes de Deus
Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare//Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

possibilita o bem-estar eterno do mundo e do país, sociedade, grupo social e o “eu” de cada um de nós.
Encerro repetindo a instrução final do Senhor Krishna, o fundador do dharma, como consta no Bhagavad-gita (18.66): “Abandone por completo todas as variedades de dharma relacionadas ao seu corpo e sua mente, e renda-se apenas e inteiramente a Mim (Deus). Hei de livrá-lo de todas as reações pecaminosas. Não tema”.

domingo, 25 de maio de 2014

je lagi avatra kahi se mula karan
prema rasa nirjasa korite asvadan
raga marga bhakti loke korite pracaran
rasika shekhar krishna param kuruna
ei dui hetu hoite icchar udgama
C.C. Adi-4

Tradução: "A razão principal para o aparecimento de Chaitanya Mahaprabhu é para saborear a essência de prema rasa e, assim fazendo, inaugurar a pregaçao de Raganuga Bhakti. Devido a que Shri Krishna é rasika shekara e param karuna maya, veio como o Senhor Gouranga para satisfazer esses dois objetivos."
Eu li a biografia de Srila Kesava Maharaj (guru de Srila Narayana Maharaj) e em 1999,  ou seja há 15 anos eu traduzi e extraí do texto esse passatempo e, naquela época,  postei num forum vaishnava:

"Esta é uma breve histórico do discipulo inciado em 1915 por Bhaktisidhanta Sarasvati, Srila bhakti Prajna Kesava Maharaja, como seu guru foi um nasthika brahmachari, que aceitou sannyasa em 1951 de Bhakti Raksaka Sridhar Maharaja.  Em 1943 juntamente com Srila Prabhupada fundou o Gaudiya Vedanta Samiti (onde o vice presidente atual é Narayana Maharaja) e mais tarde deu sannyasi a Srila Swami Prabhupada e se tornou seu guru-sanyasi. Ele ficou conhecido como o Acharya Leão porque em 9 de março de 1925 durante um parikrama em Navadvip, uma multidão atacou os devotos com  tijolos e todos temeram por suas vidas e Kesava Maharaja foi o único que permaneceu ao lado de Bhaktisidhanta (na época brahmachari com o nome Vinoda-bihari das), e percebendo o perigo, trocou de roupa com seu gurudeva Bhaktisidhanta e colocando sua própria vida em perigo, ao trocar a roupa de brahmachari pela de sanyasi. Com, esse passatempo de fato, ele, Kesava Maharaja, se tornou o primeiro sanyasi da missão. Kesava Maharaj se encontrou com Bhaktisidhanta logo após este ter completado um fenomenal voto de 10 anos, cantando 267 voltas por dia, equivalente a 1 bilhão de santos nomes, mostrando a importancia do cantar muito, muito, mas muito mesmo os santos nomes de Krishna."

sábado, 24 de maio de 2014

Os Passatempos de Krishna nos 8 Perídos do Dia



Palestra de Bhaktisidhanta Sarasvati Thakura no Radha kunda durante o Vraja mandala parikrama em 1932. Impresso na revista Gaudiya em 1934)

"Tanto tempo se passou e nós não falamos sobre lila. Por quê? Porque esse é o nosso bem mais confidencial. Esse é o nosso único sadhya (meta). Nós não podemos cometer o erro de pensar que anartha nivrtti (limpeza de apegos indesejáveis) é o nosso prayojana (objetivo). Alguém que pense assim nunca chegará a artha pavritti. Por isso, eu vou começar a falar sobre asta-kaliya lila. eu sei que vocês não estão preparados para ouvir sobre isso. Porém temos de saber que essa idéia transcendental existe na dimensão da devoção. Por isso o anartha nivriti é essencial. Após isso vem artha pravritti, ou seja, serviço conjugal puro a Radha e Krsna. Isso é realidade transcendental. Se nos mantemos afastados dessa realidade transcendental, então todos os nossos esforços desaguarão em nirvisesa-vad. Não passe seus dias só preocupado com anartha-nivrtti. Artha-pravrtti também é necessário. Anartha-nivrtti só é necessário até que se inicie o artha-pravrtti. Quando artha-pravrtti se apresenta, então anartha-nivrtti não é mais importante - artha-pravrtti se torna proeminente. Aqueles que cantaram hari-nama por 15 ou 20 anos têm de saber sobre asta kalyia lila. Esse assunto não é para principiantes, pois irão mal interpretar. "

Srimad Bhagavata Purana (10.33.40):

vikriditam vraja vadhubhir idamm ca
Visnoh sraddhanvito'nursnuyed atha varnayad ya
bhaktim param bhagavatim pratilabhya kamam
hrd rogam asv apahinoty acirena dhirah

"Qualquer um que com fé ouve ou descreve os passatempos de Vishnu com as mocinhas de Vraja alcançará a forma mais elevada de devoção a Deus, e ficará livre da doença da luxúria no coração rapidamente, alcançando a paz."

Se o devoto executa o astakaliya lila de Krishna com profunda concentração, o svarupa siddhi vai aparecer. O devoto deve aprender este bhajana de seu misericordioso Gurudeva, ou seja, o método que se prescreve para se poder entrar no Nitya lila de Shri Radha Krishna. O sadhaka (devoto aspirante) entra no grupo de Shri Radhika imaginando seu corpo de Gopi. Mesmo que tal devoto seja homem, deve possuir em sentimento um corpo espiritual de gopi. O método é se lembrar dos sentimentos que brotam na mente de Goura Chandra a cada instante, então o sentimento de Madhura rasa ou ujwala rasa vai surgir em nossas mentes. Bhaktivinodha Thakura pag. 286 do livro Sri Chaitanya sikshamrita

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Néctar de Srila Sridhar Maharaja

O Poder dos Santos Nomes
(Um passatempo de Bhaktiviunoda Thakur com seu filho Bhaktisiddhanta)

Há uma boa história que ilustra esse ponto.  Quando nosso mestre espiritual, Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Thakura, era um jovem menino, o pai e ele foram visitar o sagrado local de Kulinagrama, localizado no distrito de Hooghly perto de Calcutá.  Kulinagrama era o vilarejo onde o grande devoto Haridasa Thakura, bem como outros Vaisnavas famosos, costumavam viver, e foi o lar de quatro geraçöes de devotos.
Foram visitar aquele antigo local sagrado, e bem nos arrabaldes de Kulinagrama, quando estavam entrando no vilarejo, passaram por um velho templo.  De repente um velho saiu do templo e humildemente perguntou-lhes: "Por favor fiquem aqui esta noite.  De manhä poderäo entrar no vilarejo e tomar darshana de todos locais ali."  Bhaktivinoda Thakura e nosso Guru Maharaja, que na época era um jovem menino, passaram a noite na casa do templo.

Logo após   o cair   da noite,  enquanto estavam descansando, Bhaktivinoda Thakura experimentou algo incomum.  Percebeu que tijolos estavam sendo lançados de diferentes direçöes.  Pensou:  "Como isso pode estar acontecendo e porquê?  Quem jogaria tijolos grandes desse jeito?"  Entäo ficou um pouco apreensivo que talvez houvesse fantasmas morando ali, criando perturbaçöes.
Começou a cantar alto o Hare Krishna Maha-Mantra.  Após algum tempo, a perturbaçäo desapareceu, e Bhaktivinoda Thakura e Srila Bhaktisiddhanta passaram o resto da noite ali tranquilamente.

Pela manhä, entraram no vilarejo e começaram a visitar diferentes locais sagrados.  Após algum tempo, um dos cavalheiros locais notou-os e disse: "Entraram em nosso vilarejo cedo esta manhä.  De onde estäo vindo?  E onde passaram a noite?"  Bhaktivinoda Thakura explicou:  "Ficamos naquele templo bem do lado de fora do vilarejo."  Um deles disse:  "Oh!  Como puderam ficar ali?  Tantos fantasmas moram ali e jogam pedras e tijolos em qualquer um que passe pelo local de noite.  Como conseguiram ficar ali?"  Entäo Bhaktivinoda Thakura disse:  "Sim, é isso mesmo.  Mas quando percebi tal perturbaçäo ali, comecei a cantar alto o Hare Krishna Maha-Mantra, e subsequentemente o problema desapareceu."  Os homens do vilarejo entäo perguntaram a Bhaktivinoda:  "Quem és, e de onde estás vindo?"

Entäo ficaram sabendo que era Bhaktivinoda Thakura.  Já tinham ouvido falar dele, e alguns tinham lido seus livros.  Deram as boas vindas a ambos, e mostraram todos locais sagrados que ainda näo haviam visto.

Em dado ponto, disseram a Bhaktivinoda Thakura:  "O cavalheiro que antes era sacerdote daquele templo foi transformado em fantasma após seu desaparecimento.  Desde entäo, verificamos regularmente as perturbaçöes causadas por aquele fantasma.  Porque ele se tornou fantasma?  Como sacerdote daquele templo, costumava cantar regularmente o santo nome de Krishna.  Somos testemunhas de tal fato; todos nós já o ouvimos.  Porque ele foi transformado em fantasma?  Näo conseguimos entender isso.  Por favor explique."

Bhaktivinoda Thakura lhes disse que o sacerdote devia estar repetindo apenas as sílabas do nome.  O que produzia era apenas um som mayik, um som físico, de profundidade apenas labial.  Näo tinha essência espiritual; a vida do nome estava ausente quando estava cantando.  O sacerdote estivera cometendo ofensas ao santo nome (nama-aparadha), e como resultado se tornara fantasma. Eles perguntaram:  "Entäo como poderá ser libertado de tal condição miserável?"  Bhaktivinoda disse:  "Se ele encontrar um Sadhu fidedigno que tem uma conecçäo genuína com Krishna, e ele ouvir o verdadeiro nome dos labios dele, entäo poderá ser libertado de sua condiçäo fantasmagórica."

Bhaktivinoda Thakura lhes disse que o sacerdote devia estar repetindo apenas as sílabas do nome, o nama-akshara.  O que produzia era apenas um som mayik, um som físico, de profundidade apenas labial.  Näo tinha essência espiritual; a vida do nome estava ausente quando estava cantando.  Era nama-aparadha, cantar ofensivo.  Bhaktivinoda perguntou-lhes:  "Como era o caráter dele?"  Disseram:  "Näo era um homem bom.  Cometia muitos atos pecaminosos.  Isso nós sabemos.  Porém näo podemos negar o fato de que costumava cantar o nome do Senhor quase sempre.  Como poderia se tornar um fantasma?"

Bhaktivinoda Thakura explicou que o som físico do nome näo é o nome propriamente dito.  O sacerdote estivera cometendo ofensas ao santo nome (nama-aparadha), e como resultado se tornara fantasma.  Eles perguntaram: "Entäo como poderá ser libertado de tal condiçäo miserável?"  Bhaktivinoda disse:  "Se ele encontrar um sadhu fidedigno que tem uma conecçäo genuína com Krishna, e ele ouvir o santo nome, ou a devida explicaçäo do Bhagavad-gita ou Srimad-Bhagavatam dos labios dele, entäo poderá ser libertado de sua condiçäo fantasmagórica.  As escrituras mencionam que esta é a única maneira de tornar-se livre do enredamento da natureza material." Após esta discussäo, Bhaktivinoda Thakura e Bhaktisiddhanta Saraswati deixaram Kulinagrama.

A partir desse dia, todos problemas causados pelo fantasma no templo de Kulinagrama cessaram.  Os habitantes do vilarejo ficaram espantados.  Um deles disse:  "Esse sacerdote que tinha se tornado um fantasma deve ter sido libertado de sua condiçäo fantasmagórica após ouvir o santo nome cantado por Bhaktivinoda Thakura.  Quando a perturbaçäo começou, Bhaktivinoda cantou alto o nome; gradualmente, por ouvir o santo nome de Krishna de seus santos lábios, essa alma oprimida foi liberada de sua condiçäo como fantasma."

Depois disso, muitas pessoas viajavam para ver Bhaktivinoda Thakura. Diziam-lhe:  "Temos confiança em que és um grande Vaisnava - após ouvir o
santo nome de Krishna de seus lábios, um fantasma foi liberado."  Esta história foi publicada nos jornais, e Srila Bhaktisiddhanta Prabhupada costumava recontar a história que experienciara pessoalmente com Bhaktivinoda Thakura.