Néctar
de Srila Sridhar Maharaja
O
Poder dos Santos Nomes
(Um
passatempo de Bhaktiviunoda Thakur com seu filho Bhaktisiddhanta)
Há
uma boa história que ilustra esse ponto.
Quando nosso mestre espiritual, Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Thakura,
era um jovem menino, o pai e ele foram visitar o sagrado local de Kulinagrama,
localizado no distrito de Hooghly perto de Calcutá. Kulinagrama era o vilarejo onde o grande
devoto Haridasa Thakura, bem como outros Vaisnavas famosos, costumavam viver, e
foi o lar de quatro geraçöes de devotos.
Foram
visitar aquele antigo local sagrado, e bem nos arrabaldes de Kulinagrama,
quando estavam entrando no vilarejo, passaram por um velho templo. De repente um velho saiu do templo e
humildemente perguntou-lhes: "Por favor fiquem aqui esta noite. De manhä poderäo entrar no vilarejo e tomar
darshana de todos locais ali."
Bhaktivinoda Thakura e nosso Guru Maharaja, que na época era um jovem
menino, passaram a noite na casa do templo.
Logo
após o cair da noite, enquanto estavam descansando, Bhaktivinoda Thakura
experimentou algo incomum. Percebeu que
tijolos estavam sendo lançados
de diferentes direçöes. Pensou: "Como isso pode estar acontecendo e
porquê? Quem jogaria tijolos grandes
desse jeito?" Entäo ficou um pouco apreensivo
que talvez houvesse fantasmas morando ali, criando perturbaçöes.
Começou
a cantar alto o Hare Krishna Maha-Mantra.
Após algum tempo, a perturbaçäo
desapareceu, e Bhaktivinoda Thakura e Srila Bhaktisiddhanta passaram
o resto da noite ali tranquilamente.
Pela
manhä, entraram no vilarejo e começaram a visitar diferentes locais sagrados. Após algum tempo, um dos cavalheiros locais
notou-os e disse: "Entraram em nosso vilarejo cedo esta manhä. De onde estäo vindo? E onde passaram a noite?" Bhaktivinoda Thakura explicou: "Ficamos naquele templo bem do lado de
fora do vilarejo." Um deles disse: "Oh!
Como puderam ficar ali? Tantos
fantasmas moram ali e jogam pedras e tijolos em qualquer um que passe pelo
local de noite. Como conseguiram ficar
ali?" Entäo Bhaktivinoda Thakura
disse: "Sim, é isso mesmo. Mas quando percebi tal perturbaçäo ali, comecei
a cantar alto o Hare Krishna Maha-Mantra, e subsequentemente o problema
desapareceu." Os homens do vilarejo
entäo perguntaram a Bhaktivinoda:
"Quem és, e de onde estás vindo?"
Entäo
ficaram sabendo que era Bhaktivinoda Thakura.
Já tinham ouvido falar dele, e alguns tinham lido seus livros. Deram as boas vindas a ambos, e mostraram
todos locais sagrados que ainda näo haviam visto.
Em
dado ponto, disseram a Bhaktivinoda Thakura:
"O cavalheiro que antes era sacerdote daquele templo foi transformado
em fantasma após seu desaparecimento.
Desde entäo, verificamos regularmente as perturbaçöes causadas
por aquele fantasma. Porque ele se
tornou fantasma? Como sacerdote daquele
templo, costumava cantar regularmente o santo nome de Krishna. Somos testemunhas de tal fato; todos nós já o
ouvimos. Porque ele foi transformado em
fantasma? Näo conseguimos entender
isso. Por favor explique."
Bhaktivinoda
Thakura lhes disse que o sacerdote devia estar repetindo apenas as sílabas do
nome. O que produzia era apenas um som
mayik, um som físico, de profundidade apenas labial. Näo tinha essência espiritual; a vida do nome
estava ausente quando estava cantando. O
sacerdote estivera cometendo ofensas ao santo nome (nama-aparadha), e como
resultado se tornara fantasma. Eles perguntaram: "Entäo como poderá ser libertado de tal condição
miserável?" Bhaktivinoda
disse: "Se ele encontrar um Sadhu
fidedigno que tem uma conecçäo genuína com Krishna, e ele ouvir o verdadeiro
nome dos labios dele, entäo poderá ser libertado de sua condiçäo
fantasmagórica."
Bhaktivinoda
Thakura lhes disse que o sacerdote devia estar repetindo apenas as sílabas do
nome, o nama-akshara. O que produzia era
apenas um som mayik, um som físico, de profundidade apenas labial. Näo tinha essência espiritual; a vida do nome
estava ausente quando estava cantando.
Era nama-aparadha, cantar ofensivo.
Bhaktivinoda perguntou-lhes:
"Como era o caráter dele?"
Disseram: "Näo era um homem
bom. Cometia muitos atos pecaminosos. Isso nós sabemos. Porém näo podemos negar o fato de que costumava
cantar o nome do Senhor quase sempre.
Como poderia se tornar um fantasma?"
Bhaktivinoda
Thakura explicou que o som físico do nome näo é o nome propriamente dito. O sacerdote estivera cometendo ofensas ao
santo nome (nama-aparadha),
e como resultado se tornara fantasma.
Eles perguntaram: "Entäo
como poderá ser libertado de tal condiçäo miserável?" Bhaktivinoda disse: "Se ele encontrar um sadhu fidedigno que
tem uma conecçäo genuína com
Krishna, e ele ouvir o santo nome, ou a devida explicaçäo do Bhagavad-gita ou
Srimad-Bhagavatam dos labios dele, entäo poderá ser libertado de sua condiçäo
fantasmagórica. As escrituras mencionam
que esta é a única maneira de tornar-se livre do enredamento da natureza
material." Após esta discussäo, Bhaktivinoda Thakura e Bhaktisiddhanta
Saraswati deixaram Kulinagrama.
A
partir desse dia, todos problemas causados pelo fantasma no templo de Kulinagrama
cessaram. Os habitantes do vilarejo
ficaram espantados. Um deles
disse: "Esse sacerdote que tinha se
tornado um fantasma deve ter sido libertado de sua condiçäo fantasmagórica após
ouvir o santo nome cantado por Bhaktivinoda Thakura. Quando a perturbaçäo começou, Bhaktivinoda
cantou alto o nome; gradualmente, por ouvir o santo nome de Krishna de seus
santos lábios, essa alma oprimida foi liberada de sua condiçäo como
fantasma."
Depois
disso, muitas pessoas viajavam para ver Bhaktivinoda Thakura. Diziam-lhe: "Temos confiança em que és um grande
Vaisnava - após ouvir o
santo
nome de Krishna de seus lábios, um fantasma foi liberado." Esta história foi publicada nos jornais, e
Srila Bhaktisiddhanta Prabhupada costumava recontar a história que
experienciara pessoalmente com Bhaktivinoda Thakura.
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