A
Unidade e a Diversidade das Filosofias dos Quatro Acaryas das Quatro
Sampradayas
(Extraído do
Premapradipa, uma novela por Shrila Bhaktivinoda Thakura)
Naren Babu
perguntou humildemente:
- Babaji Mahashaya,
quantas são as escolas principais no vaishnavismo? Em que tópicos suas
filosofias concordam?
Babaji disse:
- No viashnavismo
existem, na verdade, quatro sampradayas,
Os nomes são: Shri-sampradaya,
Madhva-sampradaya, Vishnusvami-sampradaya e a Nimbarka-sampradaya.
Ramanujacarya, Madhvacarya, Vishnusvami e Nimbarkacarya são os pregadores
iniciais destas quatro filosofias. Todos eles nasceram no sul da Índia. Todas
as sampradayas concordam nos
seguintes pontos:
(1) O Senhor Supremo é o único sem um
segundo. Ele possui potências transcendentais e controla todas as leis.
(2) O Senhor Supremo tem uma maravilhosa
forma espiritual todo-auspiciosa. N’Ele todas as contradições são reconciliadas
maravilhosamente. Apesar d’Ele ter uma forma, Ele é todo penetrante. Apesar de
estar situado em um lugar, Ele está simultaneamente em todos os lugares.
(3) Tanto a criação animada quanto a
inanimada nascem de Suas energias. Ele é o criador, mantenedor e destruidor do
tempo, lugar e das leis.
(4) A constituição da entidade viva é
espiritual, mas pelo desejo do Senhor ela está condicionada pela natureza
material, e desta maneira desfruta ou sofre conforme as leis da natureza
material. No entanto, pelo processo de serviço devocional ela pode se libertar
das algemas materiais.
(5) Os caminhos de jñana e karma estão
cheios de dificuldades. Quando jñana
e karma servem aos propósitos de bhakti, não há discrepâncias. Mas,
diferentemente de karma e de jñana, bhakti é completamente independente.
(6) O dever da entidade viva é o de se
associar com os sadhus e discutir o
serviço devocional.
Texto maravilhoso explicando que o único caminho para a felicidade é se conectar com Krishna.
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