segunda-feira, 19 de maio de 2014


A Unidade e a Diversidade das Filosofias dos Quatro Acaryas das Quatro Sampradayas
(Extraído do Premapradipa, uma novela por Shrila Bhaktivinoda Thakura)

Naren Babu perguntou humildemente:
- Babaji Mahashaya, quantas são as escolas principais no vaishnavismo? Em que tópicos suas filosofias concordam?
Babaji disse:
- No viashnavismo existem, na verdade, quatro sampradayas,  Os nomes são: Shri-sampradaya, Madhva-sampradaya, Vishnusvami-sampradaya e a Nimbarka-sampradaya.   Ramanujacarya, Madhvacarya, Vishnusvami e Nimbarkacarya são os pregadores iniciais destas quatro filosofias. Todos eles nasceram no sul da Índia. Todas as sampradayas concordam nos seguintes pontos:
(1)    O Senhor Supremo é o único sem um segundo. Ele possui potências transcendentais e controla todas as leis.
(2)       O Senhor Supremo tem uma maravilhosa forma espiritual todo-auspiciosa. N’Ele todas as contradições são reconciliadas maravilhosamente. Apesar d’Ele ter uma forma, Ele é todo penetrante. Apesar de estar situado em um lugar, Ele está simultaneamente em todos os lugares.
(3)       Tanto a criação animada quanto a inanimada nascem de Suas energias. Ele é o criador, mantenedor e destruidor do tempo, lugar e das leis.
(4)       A constituição da entidade viva é espiritual, mas pelo desejo do Senhor ela está condicionada pela natureza material, e desta maneira desfruta ou sofre conforme as leis da natureza material. No entanto, pelo processo de serviço devocional ela pode se libertar das algemas materiais.
(5)       Os caminhos de jñana e karma estão cheios de dificuldades. Quando jñana e karma servem aos propósitos de bhakti, não há discrepâncias. Mas, diferentemente de karma e de jñana, bhakti é completamente independente.
(6)       O dever da entidade viva é o de se associar com os sadhus e discutir o serviço devocional.

Um comentário:

  1. Texto maravilhoso explicando que o único caminho para a felicidade é se conectar com Krishna.

    ResponderExcluir