NASCIDO PARA AMAR
(Palestra
proferida por Shrila Narayana Maharaja em 17 de maio de 1998 em Washington)
Atualmente tem
havido muitos discussões sobre qual o método de se alcançar o nosso objetivo
final (sadhya) e toda atenção está colocada nisso. Todavia, temos que decidir
primeiro, com clara compreensão, qual é o nosso objetivo.
Ora, primeiro
devemos decidir aonde vamos e depois é que vem o como chegar lá.
Por isso, Shrila
Krishna das Kaviraja no Cheitanya Charitamrita explicou primeiro prayojana (Adi lila –capitulo
3 e 4), ali está qual é o amor e afeição máximos na existência e após ele fala
sobre o método de se alcançar esse objetivo( excelso amor).
Obviamente o nosso
objetivo (prayojana) não é o darshan (visão) de Radha e Krishna .
Nunca. Muitos demônios tiveram essa visão. Não é o que buscamos. Nossa ânsia
reside no sentir amor e com esse amor servir a Radha e Krishna . O amor que
queremos florescer é o amor que as servas de Radha (manjaris) sentem. E essa é
a missão de Cheitanya Mahaprabhu, regar a semente do amor nessa direção de
serviço a Radha e Krishna .
Bhakti-yoga é
transcendental mesmo desde o início. Nós temos que nos preparar para o
objetivo, servir Radha e Krishna. Bhakti é chamada anyabhilasita sunyam.
Você embora esteja
executando serviço a Krishna , não consegue ver Krishna , nem sente alguma
percepção dEle. Ainda assim, você está aí cantando japa, lembrando um pouco
dEle, mas saiba que mesmo essa bhakti é transcendental. Estamos praticando
bhakti com nossos sentidos e corpo na associação com devotos mais qualificados.
Você olha para o
mundo e vê homens trabalhando arduamente, dia e noite em busca do prazer do
mundo, mas sabemos que eles nunca irão conseguir felicidade, por isso seguimos
cantando nossa japa e práticas devocionais.
Se não está
havendo resposta é porque nós não temos uma fé estabelecida. Por isso nossa
Bhakti é fraquinha.
A questão que
emerge em seguida é como melhorar a qualidade de nossa fé? É ouvindo a
glorificação dos devotos que possuem tal fé, é retornando a nossa natureza
original de amar, mudando nossos hábitos e colocando-nos no serviço de um shuddha Vaishnava, e pela influência de
tal vaishnava maya será erradica
rapidamente e você poderá servir a Suprema Personalidade de Deus feliz para
sempre.
Foi para isso que
Cheitanya Mahaprabhu veio, ele não veio para matar demônios e sim para nutrir
essa capacidade de amar e de sentir afeto. Todos nós temos que estar preparados
para isso.
Nós viemos da tatastha shakti (energia marginal),
assim a potência prema está inata,
não amadurecida, em uma forma constitucional coberta. Isso é fácil de constatar, se pensamos que
estamos separados de Krishna podemos tentar sentir isso. Todavia Mahaprabhu
destaca que nayanam galad asru dharaya, vadanam gadgada ruddhaya gira ...quando
esse dia chegará que ao cantar os nomes de Krishna chorarei pesarosamente e meu
corpo apresentará sintomas de amor (sattvika
bhavas). Essa é a percepção de que
se está realmente separado de Krishna. Nós apenas temos conhecimento intelectual
disto; estou separado de Krishna "e até posso querer chorar, mas as
lágrimas não vêem.
A propensão de
amar e de se zangar são manifestações do amor. Às vezes o amor se expressa na
zanga. Vemos Yashoda amamentando e acarinhando seu filho, Krishna , mas às
vezes a vemos puxando Suas orelhas. É a mesma coisa. Isso provém da natureza
própria da alma de amar.
Às vezes Krishna
desaparece da dança da rasa e as gopis ficam procurando por Krishna, como
alguém vai sentir o que é separação se não tiver contato direto. Se a mãe não
estiver ligada ao seu filho por amor, não poderá sentir nenhuma saudade quando
ele for embora.
A nossa situação
(de alma, jiva) é que nunca soubemos o que é o amor. Se uma criança se separa
de seus pais, tal criança necessariamente vai sentir saudades, o relacionamento
vai estar lá.
Se não há saudade
é porque o amor não existe e sem amor não há saudade. Assim temos que tentar
desenvolver esses sentimentos ouvindo todos os passatempos de Radha e Krishna e
Gouranga Mahaprabhu. Essa é a única maneira para progredirmos na direção do
amor. Essa é a misericórdia sem causa de Cheitanya Mahaprabhu. Por
isso temos que nos esforçar para chegar a uttama bhakti.
Krishna das Kaviraja escreveu
muitas literaturas vaishnavas, Cheitanya Charitamrita , Govinda Lilamrita etc.,
ele mesmo estava temeroso no início; são livros tão elevados, as pessoas não
serão capazes de compreender-los, todavia, ele sabia que se não escrevesse os
devotos sofreriam, por isso ele escreveu e considerou que não-devotos sequer
leriam esses livros, pois não teriam gosto por tal literatura e não se
sentiriam atraídos.
Qual o devoto que não sente
seu coração nutrido pelas histórias de Krishna na dança de rasa com as
gopis? Krishna estava dançando e
cantando, mesmo as semideusas com seus maridos estavam lá observando e tocando
instrumentos musicais a partir de seus veículos voadores.
A voz de Krishna se juntou a
voz de Lalita e das outras sakhis. O próprio Krishna começou a dançar como
nunca se havia visto e nunca se ouvira falar e doces canções emanavam. As tornezeleiras
e cintos badalavam seus sinos suavemente acalentando a mente das gopis com as
doçuras espirituais. Foi formado um círculo, as gopis batiam palmas. Então
Krishna cantou uma canção descrevendo o semblante de Shri Radharani e após, uma
depois da outra, as gopis dançavam, nem mesmo prema, a personificação do amor
divino, poderia descrever essa cena. Krishna estava em contato com cada uma
delas (união), de repente, desapareceu do meio das gopis na dança da rasa.
Todas as gopis estavam sofrendo de saudade e enlouqueceram totalmente, elas
diziam: Onde está Krishna ? O que ele
foi fazer? Só nos resta morrer!
Assim, elas choravam às
margens do rio Yamuna. Ali onde estavam não havia árvores, a lua iluminava as
areias brancas da praia. Todas se lamentavam:
- "Nós deixamos tudo por
Você, deixamos nossa mãe, nosso pai, irmãos e maridos. Deixamos nossos filhos,
tudo. E mesmo assim você nos deixou desamparadas nessa floresta horrível".
Os devotos têm que se preparar
para isso desde o início até o ponto que o nosso bhakti flua dia e noite como
uma corrente de um rio de mel, aí o bhakti amadurece gradativamente de svarupa
shakti, para shuddha sattva, prema bhakti e svarupa siddhi (até aqui o
desenvolvimento é possível mesmo estando nesse corpo grosseiro) após vem o
estágio de vastu siddhi (quando se nasce em Vrindavana no ventre de uma Gopi
onde Krishna estiver executando seus passatempos) daí segue-se prema, sneha,
mana, pranaya, raga, anuraga, anubhava e mahabhava (amor puro por Krishna,
afeto, ciúme, conservar-se, apego, emoções espirituais dentro do coração, o
mais elevado estágio de amor divino) Naquilo
que pusermos nossa energia iremos fazer progresso. Se você não puser toda sua
energia na direção de Radha e Krishna, então como poderá vivenciar isso.
Esse é o manovista (desejo
íntimo) de Caitanya Mahaprabhu.
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