sexta-feira, 16 de maio de 2014

A Temporariedade da Alegria e Tristeza


mātrā-sparśās tu kaunteya
śītoṣṇa-sukha-duḥkha-dāḥ
āgamāpāyino 'nityās
tāḿs titikṣasva bhārata
(Bhagavad-gita 2-14)
 Tradução
 
Ó filho de Kunti (Arjuna), o aparecimento temporário de felicidade e tristeza, e seu desaparecimento no devido curso, são como o aparecimento e desaparecimento das estações de inverno e verão. Surgem da percepção sensorial, ó descendente de Bharata (Arjuna), e a pessoa tem que aprender a tolerá-los sem se perturbar.


Iluminação: por Srila Bhaktivedanta Svami Prabhupada:


A pessoa no cumprimento correto do dever tem que aprender a tolerar os aparecimentos e desaparecimentos de felicidade e tristeza. Segundo a regra Védica, a pessoa tem que tomar banho de manhã cedo mesmo durante o mês de Magha (janeiro-fevereiro) [inverno no hemisfério norte]. Faz muito frio nessa época, mas apesar disso a pessoa que segue os princípios religiosos não hesita em tomar seu banho. Similarmente, a mulher não hesita em cozinhar dentro da cozinha nos meses de maio e junho [verão no hemisfério norte], a parte mais quente da estação do verão. A pessoa tem que cumprir seu dever apesar das inconveniências climáticas. Similarmente, lutar é o princípio religioso dos kshatriyas, e mesmo se tem que lutar contra alguns amigos ou parentes, não deve se desviar de seu dever prescrito. A pessoa tem que seguir as regras e regulamentos prescritos pelos princípios religiosos a fim de se elevar à plataforma do conhecimento porque somente por conhecimento e devoção que a pessoa pode se liberar das garras de maya (ilusão).

2 comentários:

  1. Pranamas Radhanti Maharaja, andei estudando as 3 misérias que a jiva enfrenta quando está "presa" no corpo material (adhyatmila, adhibhautika e adhidaivika). O que acontece com a jiva se o corpo adoece seriamente? Conhecemos uma devota que precisou ser internada num hospital e negou-se a alimentar-se com a comida de lá, a dieta que foi prescrita pela nutricionista do próprio hospital, uma dieta que incluia carnes, a devota pediu que uma pessoa de sua confiança preparasse bhoga e trouxesse prassada diariamente, isso gerou um problemão, com os dirigentes do hospital. Ou por exemplo um devoto que precise de ajuda de pessoas e seus princípios religiosos não sejam mais respeitados. Como ela fica, já que não pode fazer quase nada? Seus votos como lidar com uma situação assim se a instrução é clara de que devemos sob qualquer circunstância honrar nossos votos. Haribol!

    ResponderExcluir
  2. Jaya Didi!

    Infelizmente alguns hospitais estão colocando a dieta como parte integrante do tratamento, sem levar em consideração os hábitos alimentares dos vegetarianos e veganos. Esses demônios consideram os vegetarianos como sendo pessoas ignorantes e extravagantes. À despeito das centenas de "provas científicas" de que a ingestão de carne é contrária à constituição humana e que gera muitos males incuráveis, como o câncer; eles sucumbem ante uma cultura ocidental estúpida e uma indústria de abate cruel e implacável. Se a pessoa se apresenta como devoto, ai sim que a situação piora, eles vão considerar o paciente um radical, retardado estúpido e fundamentalista Só alguns poucos hospitais respeitam a dieta vegetariana do devoto. Mas são bem raros.
    No início das atividades de Srila Prabhupada no ocidente, ele adoeceu e os devotos o levaram para um hospital. O tratamento imposto a Srila Prabhupada foi um desrespeito incrível e um mar de ofensas para o devoto puro de Krishna. È absolutamente verdadeiro que tal tratamento não seria jamais oferecido a algum lider de Igreja Cristã. Mesmo muito abatido Srila Prabhupada ordenou a um devoto acompanhante que o retirasse do hospital. Acredita que tiveram que locomover Srila Prabhupada, contrariando as ordens do Diretor demôníaco que disse que "dali o velhinho não saia de jeito nenhum". Mas ele fugiu e logo em seguida voltou à Índia para se tratar com a medicina ayurvédica do seu país.
    Para ajudar no bem-estar da devota, alguém responsável ou amigo dela deve procurar o Ministério Público e exigir que esse hospital respeite seus hábitos alimentares e sua religião sem constrangê-la. As vezes precisamos ir à corte para lutar pelos nossos direitos, ensinava Srila Prabhupada.
    .............
    Objetivamente à sua pergunta, o que acontece com a Jiva?
    Se a devota for sincera em suas práticas devocionais Krishna não a abandonará NUNCA.Note que eu escrevi sincera e não PERITA. Mesmo que as atividades da devota não sejam aquela perfeição, isso não conta. A sua sinceridade de propósitos sim, conta e muito (Ensinamento legado por Sridhara Maharaj). Cheita-gura, ou Paramatma está dentro do coração de todos. Não estamos desamparados.

    Com afeto,




    ResponderExcluir