Aparadha, Ofensa Aos Vaishnavas
O desenvolvimento etimológico da
palavra aparadha é radhat arthat
aradhanat-apagatah, que significa “estar distanciado da adoração”.
As ofensas cometidas aos pés de
lótus dos Vaishnavas, os devotos,
distanciam qualquer pessoa do serviço devocional ao Senhor Supremo.
Contudo,
no sentido mais elevado, aparadha
significa ser removido do serviço de Sri
Radha. Todos os serviços divinos a Krishna
são conduzidos sob Sua direção. Ofender os servos de Srimati Radharani é tornar-se incompatível com Seu serviço. Todo o
objetivo da Consciência de Krishna é radha-dasyam, o divino serviço a Sri Radha, e ofensa aos pés de lótus dos Vaishnavas torna a pessoa incompatível
com tal serviço.
O
Senhor é excessivamente protetor de seus devotos (bhakta vatsalya) e não tolera nenhuma ofensa contra eles. Esses
excelsos devotos possuem devoção (bhakti)
e podem despertá-la em nossos corações.
Bhakti é o único meio para atrair Krishna, que é um escravo da devoção. O
mesmo se diz de Sri Cheitanya Mahaprabhu.
O Cheitanya Bhagavata declara:
“Uma
pessoa pode alcançar o abrigo de Mahaprabhu
somente pela graça de um Vaishnava superior.
As práticas religiosas e mesmo o cantar dos Santos Nomes sem devoção são
inúteis.”
Srila
Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada
escreve em seu comentário:
“Sem o desenvolvimento de um espírito de
serviço, o canto do Santo Nome é em vão. A verdadeira devoção somente pode ser
cultivada quando alguém recebe as bênçãos de um devoto imaculado.”
Vrindavana Dasa Thakura diz:
“Se
uma pessoa comete uma ofensa aos pés de lótus de uma Vaishnava, muito embora possa ter recebido a misericórdia de Krishna, ela nunca alcançará o amor
divino, prema.”
Srila
Prabhupada escreve:
“Mesmo sendo um Vaishnava, se alguém comete ofensa aos Santos Nomes,
torna-se inadequado para render devoção sem vestígio de interesse pessoal.
Apesar de parecer estar sendo favorecida pelo Senhor, pois continua fazendo um
espetáculo de canto sem dificuldade, Krishna
está, de fato, muito desgostoso com tal pessoa por causa do seu
antagonismo em relação aos devotos. Para abandonar a ofensa contra o nome do
Senhor (nama aparadha), devemos,
primeiramente, abandonar a propensão de encontrar defeitos nos devotos (sadhu-ninda)”.
A
respeito da frase “muito embora tenha recebido a misericórdia de Krishna” (Krishna kripa hoileo), Srila
Sarasvati Thakura comenta:
“As pessoas podem pensar que, como um ofensor
pareça continuar o canto sem dificuldade, o Senhor ainda deve estar
favorecendo-o; contudo, tal pensamento é incorreto. O Senhor não está sequer
levemente tocado por essa devoção fingida.”
O
autor do Sri Cheitanya Bhagavata, Vrindavana Dasa Thakura, diz que essas
declarações não são apenas suas; são o veredicto dos Vedas. Srila Bhaktisiddhanta
Sarasvati Thakura não tolera nenhum desrespeito aos Vaishnavas genuínos. Sri
Cheitanya Mahaprabhu também condena enfaticamente qualquer insulto dirigido
aos devotos Vaishnavas.
Para
compreender a seriedade da ofensa aos devotos (vaishnava-aparadha), devemos apreender a natureza multifacetada e
multidimensional da Suprema Personalidade de Deus, Sri Krishna Cheitanya Mahaprabhu.
Mahaprabhu é a fonte de todas as
encarnações na Kali-yuga, e é o
liberador de todas as almas. Ele é Krishna, o filho de Maharaja Nanda, plenamente embelezado com o brilho e o humor de Sri Radha.
Estraído do livro Coração de Krishna (Srila B.P. Puri Maharaj)
Sri Chaytania Mahaprabhu Ki! Jay!
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