A
forma do Senhor Jagannatha
Certa noite Si Krishna dormia no Seu palácio em Dvaraka (atual
Gujarat), quando as rainhas ouviram Krishna gritar: ‘Onde está Radha, minha
querida?’
Assim Sri Krishna começou a chorar e o choro era tão intenso que
Rukmini, a chefe das Rainhas, tocou Seus pés acordando-O. Elas perguntaram por que Ele chorava e por quem?
Sri Krishna sentiu-se envergonhado em responder e simplesmente
disse que não sabia o porquê, nem se lembrava do que se tratava e voltou a
dormir.
As Rainhas, naturalmente, não ficaram satisfeitas com essa
resposta evasiva.
Elas conversaram entre si:
- ‘Bem, o que pode ser isso, quem pode ser essa senhora afortunada
que conseguiu capturar o coração de nosso Senhor? Ela deve ser milhares de
vezes mais agradáveis do que todos nós. Nós todas somos princesas de sangue
real em nossas veias, não somos inferior a nenhuma mulher neste mundo. Como
pode ocorrer que nosso Senhor tenha se apaixonado por outra mulher? Isso é
muito estranho. Ele pensa nela durante o dia e sonha com ela a noite. Que
beleza será esta que nos atira nas sombras e ganha o coração de Krishna?’
Rukmini, então, contou que ouviu falar de uma tal de Radharani,
uma camponesa de Vrindavana que Krishna se apaixonara antes de vir para a cidade.
Talvez Ele estivesse pensando nela e não a esquecera mesmo na
companhia de todas as rainhas.
Satyabhama a mais espirituosa entre as rainhas dizia que não era
possível que ele preferisse uma guardiã de ovelhas a galáxia de princesas de
seu próprio harém. Sugeria que procurassem Rohini, a primeira ministra de
Krishna em Dvaraka, pois ela estava em Vrindavana e sabia de tudo que havia
acontecido lá.
A manhã chegou. Sri
Krishna banhou-se e foi atender a Corte. Ele retornou, sentou-se para o almoço
com Uddhava, o primeiro ministro em Dvaraka, e Seus amigos, descansou um pouco
e após saiu para as audiências da tarde. Este era o momento em que as Rainhas
tinham sua folga e aproveitaram-se disso para ir a Rohini.
Elas eram mulheres e estavam com sua feminilidade ferida e com a
curiosidade feminina aguçada ao máximo.
Rohini concordou em contar tudo, mas advertiu-as para que alguém ficasse
vigiando no caso da aproximação de Krishna ou Balarama.
Concordando elas colocaram Subhadra, a irmã de Krishna como
sentinela na porta para que não deixasse que seus irmãos, Krishna e Balarama
entrassem até o fim da reunião. A mãe
Rohini sentou no centro e as rainhas a sua volta.
O encanto do encontro era tanto que Krishna e Balarama foram
correndo para o local onde encontraram Subhadra como sentinela.
Eles pediram para que Subhadra os deixasse passar, mas ela os
avisou que havia recebido uma ordem de mãe Rohini e ninguém poderia passar
naquele momento.
Eles tiveram que obedecer e ficaram ali ouvindo a deliciosa
conversa da mãe com as rainhas.
Quando Rohini começou a descrever a Rasa Lila, Krishna
dançando com Radha e as gopis, sinais e sintomas de amor se manifestaram no
físico de Krishna e Balarama e ao ver isso, torrentes de lágrimas correram
pelos olhos de Subhadra.
Todos os três caíram em prantos lágrimas copiosas de amor de
alegria.
Rohini começou a explicar o auto esquecimento do amor de Radha e
Balarama não mais pode se conter. Ele ficou perdido, os seus membros se
retraíam.
Rohini falava a cena do prazeroso romance e Sri Krishna também
ficou do mesmo modo perdido e Suas mãos e pés se retraíram para dentro de Seu
corpo.
Todos os três ficaram paralisados e a própria arma do Senhor Krishna,
a Sudarshna, derreteu-se e ficou a distância.
Neste instante chegava Narada com o propósito de ver o Senhor de
Dvaraka.
Ele adentrou no harém e foi até a porta e viu algo incompreensível
ficando totalmente perplexo.
O que seria aquilo? Aquelas
formas sem mão ou pernas?
Nisso, Rohini mudava o tema da conversa e falava do sofrimento de
Radha após a separação. Eles quatro, Krishna, Balarama, Subhadra e a Sudarshna
voltaram à forma original.
Narada iniciou suas preces ao Senhor e o Senhor agradecido lhe
disse que poderia pedir qualquer bênção.
Narada lhe pediu que explicasse o que ele vira e pediu ainda que
essas formas se manifestassem na Terra para que fosse vista por todos sem
discriminação.
Sri Krishna lhe concedeu a bênção dizendo que se manifestaria em
madeira em Puri atendendo ao pedido do Rei Indradyumna e o pedido de Devi
Vimala para que fizesse arranjos para a livre distribuição de mahaprasada.
Esta é a origem da manifestação da forma quádrupla do Senhor
Jagannatha.”
(Extraído da biografia de Sri Radharamana Charan Das Babaji
Maharaj, sannyasa guru de Barha Baba foi Gourahari Das Babaji,
que por sua vez, foi discípulo de Sri Jagannatha Das Babaji)
Simplesmente lindo.
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