quarta-feira, 22 de outubro de 2014

GURU GAYATRI MANTRA
AIM GURUDEVAYA VIDMAHE KRISHNANANDAYA DHIMAHI TANNO GURU PRACHODAYAT

O canto desse mantra auxilia a fixar a atenção no que está sendo adorado assim ele desperta a apreciação pelo mestre espiritual podendo realizar a forma feminina do guru pelo poder desse mantra.
A forma de meditação no Guru depende da maturidade do devoto, ou seja, sua realização. Os principiantes vêem o Guru como o próprio Krishna, depois de algum tempo, compreenderão que o Guru é o representante de Krishna dotado de poder, e finalmente o discípulo compreenderá a identidade eterna do Guru como uma serviçal de Radha, ou seja, o discípulo meditará na forma manjari do seu gurudeva, compreendendo que o Guru está no campo de Lalita Sakhi servindo sob as ordens de Rupa manjari no nikunja auxiliando os romances amorosos de Radha-Madhava. Assim o Guru se revela em uma forma variada.
Srila Vishvanatha Thakura cujo nome do seu corpo eterno como uma mocinha serviçal de Radha é Vinoda-vallari manjari mostra em sua canção ao Guru esse conceito de nikunja-yuno rati keli siddyai "Meu gurudeva como uma auxiliar assiste as gopis nos passatempos íntimos conjugais de Radha-Madhava".
Quase a totalidade absoluta dos acharyas da Gaudiya sampradaya está em madhura rasa, ou seja, são eternas mocinhas em manjari bhava, por isso, enquanto se canta esse gayatri, o sadhaka deve meditar na forma de seu Guru em siddha Svarupa, ou seja, como uma manjari.
AIM ou AING - é o bija mantra ou semente que contém a energia do mantra dentro de si com a potência de invocar uma energia especifica tanto dentro quanto fora da pessoa que o pronuncia. Especificamente AIM invoca a potência do conhecimento divino.
Assim a palavra aim descreve o Guru como a fonte do conhecimento transcendental que se origina em Baladeva, o mestre original. Aim também se refere à Radha que se expande como Divya Sarasvati. Uma das missões do Guru é ensinar o discípulo a saborear bem aventurança. Aqui se usa o mula mantra, ou seja, a combinação de bijas que é não diferente da deidade a que se refere.
Esse mantra de forma geral é usado como INVOCAÇÃO ou chamamento seja do Guru ou do Senhor usado na adoração ou puja.
KRISHNANANDAYA - indica o humor do serviço amoroso do Guru a Radha.

Meditação

O sadhaka implora por pela misericórdia do guru com a revelação das identidades do Guru, Gauranga e Radha Giridhari. E medita como o mestre espiritual está outorgando grande bem aventurança a Shrimati Radharani por meio de vários serviços.
O primeiro mantra ao Guru no Gayatri é AIM (AING) GURAVE NAMAH ou o Guru MANTRA onde o discípulo se aproxima presta reverências e se oferece ao Guru.
Misticamente o que se dá é a transferência da shakti do Guru ao discípulo, do seu utsaha (entusiasmo).
Antes de cantar o Guru-gayatri o sadhaka deve meditar no Senhor Cheitanya sentado em um trono dourado e rodeado por Shri Nityananda, Gadadhara e Seus associados íntimos. Meditação na forma do guru no Gaura Lila:
A forma do Guru é refulgente e suave como o brilho de um milhão de luas. Suas duas mãos outorgam bênçãos e concedem destemor ao discípulo rendido. Ele está vestido com uma roupa e uma guirlanda de flores brancas, com decorações de chandana pelo seu corpo. Seu rosto reflete paz interna e satisfação. Ele sempre está absorto na felicidade de Gaura Bhajana. Seu corpo é sat-chit-ananda, com belos olhos de lótus e uma tez dourada refulgente na sua idade eterna de kishora. Ele é um resoluto seguidor de seu próprio gurudeva e do parampara, fiel ao caminho mostrado por Shri Rupa Gosvami. Ele está sempre ansioso para executar todos os tipos de Bhagavat seva, e satisfaz os desejos de seus discípulos. Desse modo, em um estado purificado e límpido o sadhaka deve fixar sua mente em smaranam, ou seja, a lembrança da forma de seu gurudeva. 

Nota:

Shri Jiva Gosvamipada, no seu Bhakti Samdarbha 286 e Anu ou Krama Samdarbha 11/27/29 descreve duas formas do Guru, isto é, o Vyasti Guru e o Samasti Guru.
jha eva bhagavanatra vyasti rupataya bhaktavatarivena
Shri Guru rupo bartate, as eva tatra samastirupataya
svabamapradese sakhad avatartvenapi tadrupo bartate
Tradução: O Senhor Supremo outorga misericórdia às jivas na forma do Guru de duas maneiras: como Vyasti Guru, que descende ao mundo material como um Bhakta Avatara do Senhor e como Samasti Guru que é um Avatara direto do próprio Senhor que permanece do lado esquerdo de Shri Cheitanya Mahaprabhu no yoga pita, no mundo espiritual.
Para uma explicação mais clara podemos dizer que o diksha Guru de uma pessoa é o Vyasti Guru. O Vyasti Guru é o representante do Samasti Guru. Segundo os atos piedosos, karma e conhecimento adquiridos as diversas jivas possuem níveis diferentes de elegibilidade para se aproximarem do Senhor Supremo. Por esta razão, o Vyasti Guru pode assumir várias formas como Bhakta Avatara para elevar as jivas. A forma do Samasti Guru, contudo, permanece eternamente a mesma. Essa forma eterna do Guru no Gaura Lila foi descrita no verso anterior.

Em uma plataforma abaixo de Mahaprabhu e seus associados fica o Guru parampara, todos vestidos de branco em uma forma kishori (jovens e belos meninos) e mentalmente o sadhaka adora seu gurudeva  e o Guru parampara com guirlandas, flores etc., depois se canta o Guru-gayatri.

‪#‎ConsciênciaDespertaPREMA‬

Nenhum comentário:

Postar um comentário