GURU GAYATRI MANTRA
AIM
GURUDEVAYA VIDMAHE KRISHNANANDAYA DHIMAHI TANNO GURU PRACHODAYAT
O canto desse mantra auxilia a fixar a atenção no
que está sendo adorado assim ele desperta a apreciação pelo mestre espiritual podendo
realizar a forma feminina do guru pelo poder desse mantra.
A forma de meditação no Guru depende da maturidade
do devoto, ou seja, sua realização. Os principiantes vêem o Guru como o próprio
Krishna, depois de algum tempo, compreenderão que o Guru é o representante de
Krishna dotado de poder, e finalmente o discípulo compreenderá a identidade
eterna do Guru como uma serviçal de Radha, ou seja, o discípulo meditará na
forma manjari do seu gurudeva, compreendendo que o Guru está no campo de Lalita
Sakhi servindo sob as ordens de Rupa manjari no nikunja auxiliando os romances
amorosos de Radha-Madhava. Assim o Guru se revela em uma forma variada.
Srila Vishvanatha Thakura cujo nome do seu corpo
eterno como uma mocinha serviçal de Radha é Vinoda-vallari manjari mostra em
sua canção ao Guru esse conceito de nikunja-yuno rati keli siddyai "Meu
gurudeva como uma auxiliar assiste as gopis nos passatempos íntimos conjugais
de Radha-Madhava".
Quase a totalidade absoluta dos acharyas da Gaudiya
sampradaya está em madhura rasa, ou seja, são eternas mocinhas em manjari
bhava, por isso, enquanto se canta esse gayatri, o sadhaka deve meditar na
forma de seu Guru em siddha Svarupa, ou seja, como uma manjari.
AIM ou AING - é o bija mantra ou semente que contém
a energia do mantra dentro de si com a potência de invocar uma energia
especifica tanto dentro quanto fora da pessoa que o pronuncia. Especificamente
AIM invoca a potência do conhecimento divino.
Assim a palavra aim descreve o Guru como a fonte do
conhecimento transcendental que se origina em Baladeva, o mestre original. Aim
também se refere à Radha que se expande como Divya Sarasvati. Uma das missões
do Guru é ensinar o discípulo a saborear bem aventurança. Aqui se usa o mula
mantra, ou seja, a combinação de bijas que é não diferente da deidade a que se
refere.
Esse mantra de forma geral é usado como INVOCAÇÃO
ou chamamento seja do Guru ou do Senhor usado na adoração ou puja.
KRISHNANANDAYA - indica o humor do serviço amoroso
do Guru a Radha.
Meditação
O sadhaka implora por pela misericórdia do guru com
a revelação das identidades do Guru, Gauranga e Radha Giridhari. E medita como
o mestre espiritual está outorgando grande bem aventurança a Shrimati Radharani
por meio de vários serviços.
O primeiro mantra ao Guru no Gayatri é AIM (AING)
GURAVE NAMAH ou o Guru MANTRA onde o discípulo se aproxima presta reverências e
se oferece ao Guru.
Misticamente o que se dá é a transferência da
shakti do Guru ao discípulo, do seu utsaha (entusiasmo).
Antes de cantar o Guru-gayatri o sadhaka deve
meditar no Senhor Cheitanya sentado em um trono dourado e rodeado por Shri
Nityananda, Gadadhara e Seus associados íntimos. Meditação na forma do guru no
Gaura Lila:
A forma do Guru é refulgente e suave como o brilho
de um milhão de luas. Suas duas mãos outorgam bênçãos e concedem destemor ao
discípulo rendido. Ele está vestido com uma roupa e uma guirlanda de flores
brancas, com decorações de chandana pelo seu corpo. Seu rosto reflete
paz interna e satisfação. Ele sempre está absorto na felicidade de Gaura Bhajana.
Seu corpo é sat-chit-ananda, com belos olhos de lótus e uma tez dourada
refulgente na sua idade eterna de kishora. Ele é um resoluto seguidor de seu
próprio gurudeva e do parampara, fiel ao caminho mostrado por Shri Rupa
Gosvami. Ele está sempre ansioso para executar todos os tipos de Bhagavat
seva, e satisfaz os desejos de seus discípulos. Desse modo, em um estado
purificado e límpido o sadhaka deve fixar sua mente em smaranam,
ou seja, a lembrança da forma de seu gurudeva.
Nota:
Shri Jiva Gosvamipada, no seu Bhakti Samdarbha 286
e Anu ou Krama Samdarbha 11/27/29 descreve duas formas do Guru, isto é, o Vyasti
Guru e o Samasti Guru.
jha eva bhagavanatra vyasti rupataya
bhaktavatarivena
Shri Guru rupo bartate, as eva tatra
samastirupataya
svabamapradese sakhad avatartvenapi tadrupo bartate
Tradução: O Senhor Supremo outorga misericórdia às jivas
na forma do Guru de duas maneiras: como Vyasti Guru, que descende ao
mundo material como um Bhakta Avatara do Senhor e como Samasti
Guru que é um Avatara direto do próprio Senhor que permanece do lado
esquerdo de Shri Cheitanya Mahaprabhu no yoga pita, no mundo espiritual.
Para uma explicação mais clara podemos dizer que o diksha
Guru de uma pessoa é o Vyasti Guru. O Vyasti Guru é o
representante do Samasti Guru. Segundo os atos piedosos, karma e
conhecimento adquiridos as diversas jivas possuem níveis diferentes de
elegibilidade para se aproximarem do Senhor Supremo. Por esta razão, o Vyasti
Guru pode assumir várias formas como Bhakta Avatara para elevar as jivas.
A forma do Samasti Guru, contudo, permanece eternamente a mesma. Essa
forma eterna do Guru no Gaura Lila foi descrita no verso anterior.
Em uma plataforma abaixo de Mahaprabhu e seus
associados fica o Guru parampara, todos vestidos de branco em uma forma kishori
(jovens e belos meninos) e mentalmente o sadhaka adora seu gurudeva e o
Guru parampara com guirlandas, flores etc., depois se canta o Guru-gayatri.
#ConsciênciaDespertaPREMA
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