Vaishnava Aparadha
Srila Bhakti Promode Puri
Maharaja, do Livro: O Coração de Krsna
O desenvolvimento etimológico da palavra aparadha é
radhat arthat aradhanat-apagatah, que significa "estar distanciado da
adoração".
As ofensas cometidas aos pés de lótus dos
Vaishnavas, os devotos, distanciam qualquer pessoa do serviço devocional ao
Senhor Supremo.
Contudo, no sentido mais elevado, aparadha significa
ser removido do serviço de Sri Radha. Todos os serviços divinos a Krishna são
conduzidos sob Sua direção. Ofender os servos de Srimati Radharani é tornar-se
incompatível com Seu serviço. Todo o objetivo da Consciência de Krishna é
radha-dasyam, o divino serviço a Sri Radha, e ofensa aos pés de lótus dos
Vaishnavas torna a pessoa incompatível com tal serviço.
O Senhor é excessivamente protetor de seus devotos
(bhakta vatsalya) e não tolera nenhuma ofensa contra eles. Esses excelsos
devotos possuem devoção (bhakti) e podem despertá-la em nossos corações.
Bhakti é o único meio para atrair Krishna, que é um
escravo da devoção. O
Mesmo se diz de Sri Cheitanya Mahaprabhu. O
Cheitanya Bhagavata declara:
"Uma pessoa pode alcançar o abrigo de
Mahaprabhu somente pela graça de
um Vaishnava superior. As práticas religiosas e
mesmo o cantar dos Santos
Nomes sem devoção são inúteis."
Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada escreve
em seu comentário:
"Sem o desenvolvimento de um espírito de
serviço, o canto do Santo Nome é
em vão. A verdadeira devoção somente pode ser
cultivada quando alguém recebe as bênçãos de um devoto imaculado."
Vrindavana Dasa Thakura diz:
"Se uma pessoa comete uma ofensa aos pés de
lótus de uma Vaishnava, muito embora possa ter recebido a misericórdia de
Krishna, ela nunca alcançará o amor divino, prema."
Srila Prabhupada escreve:
"Mesmo sendo um Vaishnava, se alguém comete
ofensa aos Santos Nomes, torna-se inadequado para render devoção sem vestígio
de interesse pessoal.
Apesar de parecer estar sendo favorecida pelo
Senhor, pois continua fazendo um espetáculo de canto sem dificuldade,
Krishna está, de fato, muito desgostoso com tal pessoa por causa do seu
antagonismo em relação aos devotos. Para abandonar a ofensa contra o nome do
Senhor (nama aparadha), devemos, primeiramente, abandonar a propensão de
encontrar defeitos nos devotos (sadhu-ninda)".
A respeito da frase "muito embora tenha
recebido a misericórdia de Krishna" (Krishna kripa hoileo), Srila Sarasvati Thakura
comenta:
"As
pessoas podem pensar que, como um ofensor pareça continuar o canto sem
dificuldade, o Senhor ainda deve estar favorecendo-o; contudo, talpensamento
é incorreto. O Senhor não está sequer levemente tocado por essa
devoção fingida."
Vrindavana Dasa adverte-nos contra termos uma visão
superficial dos devotos, quando nos limitamos a seus aspectos externos. Tal
atitude condenada:
"A fim de nos ensinar o absurdo que é julgar os
devotos por suas características externas, de acordo com raça, cor, família ou
outras considerações, o Senhor Supremo fez arranjos para Haridasa Thakura
nascer na seção inferior da sociedade. Todas as
escrituras enfatizam que se um devoto fidedigno aparece mesmo em circunstâncias
sociais inferiores, ainda assim ele deve ser adorado por todos.
O Vaishnava pode nascer em qualquer família ou seção
da sociedade, ainda assim ele é a pessoa mais elevada conforme o
mandamento das escrituras."
Deus é o protetor de todas as entidades vivas e Ele
não pode tolerar insultos e desrespeito dirigidos os Seus devotos.
Extremamente cuidadoso com o bem-estar de Seus queridos devotos, Ele recusa-Se a
aceitar qualquer adoração daqueles que os menosprezam. O Senhor ama
tanto Seus devotos que não apenas aceita alimento e presentes deles,
como, às vezes, chega a furtar suas oferendas, enquanto rejeita as oferendas
de um não devoto.
Num passatempo, Krishna estava muito ansioso para
comer arroz quebrado feito pela esposa de Vidura, e ignorou a festa real
programada por Duryodhana. Do mesmo modo, o Senhor não pôde resistir em comer
um bocado de arroz inflado oferecido por Sudhama. Ele
disse:
"Ó, brâmane, que coisas maravilhosas você
trouxe de sua casa? Mesmo uma pequena oferenda de um devoto é uma grande festa
para Mim; enquanto uma festa de um não devoto não pode Me dar nenhuma
satisfação. Tudo o que Me for oferecido com amor Eu aceitarei com
amor."
Sriman Mahaprabhu cita do Itihasa-Samuccaya,
registrado por Srila Krishnadasa Kaviraja:
"Uma pessoa pode aprender todos os Vedas, mas
se não tem devoção, como pode ser Meu devoto? Ao passo que uma pessoa nascida
na mais baixa seção da sociedade, se tem devoção, é muito querida para Mim.
Todo respeito deve ser demonstrado a tal alma elevada. Suas oferendas devem ser
aceitas por todos, pois ela é tão digna de adoração quanto Eu sou.
"Mahaprabhu também cita o Hari-bhakti-sudhodaya:
"Os pecados de um brâmane são reduzidos a
cinzas pelo fogo poderoso de Krishna-bhakti. Ao passo que um erudito védico ateu
é ridicularizado. Qualquer pessoa desprovida de devoção pode nascer
numa grande família ou nação, ter amplo conhecimento das escrituras, executarem
atividades ou
cantar mantras védicos; mas essas atividades são
como ornamentos num corpo morto. Apenas os tolos ficarão
impressionados."
Quando Mahaprabhu foi abraçar Haridasa Thakura, com
toda a humildade Haridasa lhe disse:
"Meu querido Senhor, por favor, não me toque.
Eu sou o mais caído, o mais baixo entre os homens."
Mahaprabhu respondeu:
"Eu desejo tocá-lo simplesmente para que
possa purificar-Me. Você é tão imaculado; é como se a todo o momento estivesse se
banhando em todos os rios sagrados, visitando todos os lugares de
peregrinação e executando todos os sacrifícios, austeridades e caridade
imagináveis. Você é ainda mais exaltado do que qualquer brâmane ou sannyasi."
#ConsciênciaDespertaPREMA
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