Descoberto
manuscrito de Srila Gurudeva:
Upadesavali
(Instruções Essenciais) – PARTE DOIS
3) A natureza constitucional, svarupa-gata-dharma, dos seres vivos é o
serviço a Bhagavan. Por causa de uma
circunstância particular as entidades vivas esqueceram-se de servir Bhagavan e, desde tempos imemoriais, elas caíram
no ciclo de nascimento e morte, onde nascem envolvidas pelas três misérias da
existência material.
Pela
misericórdia de Bhagavan ou de seus bhaktas, as entidades vivas podem seguir o
caminho de Bhagavad-bhakti, e então novamente se situarem na sua svarupa-dharma
onde elas experimentarão a bem-aventurada rasa de servir Bhagavan.
4)
O canto congregacional dos nomes de Sri
Hari, harinama-sankirtana é o sadhana mais elevado, prática disciplinada e
sadhya, meta dos seres vivos.
5)
harernama
harernama harenama evakevalam
kalau
nastyeva nastyeva nastyeva gatiranyatha
"Nesta era de desavenças
e hipocrisias, o único meio de salvação é cantar o santo nome, cantar o santo
nome, cantar o santo nome do Senhor. Não há outra maneira, não há outra
maneira, não há outra maneira."
6)
Vrajendranandana Sri Krsna é a
manifestação última do Supremo Absoluto. Ele é o oceano de doçuras nectárias e
possuidor de todas as potências.
7)
Vrajendranandana Sri Krsna está além de
Maya; Ele é o reservatório de todas as qualidades transcendentais; Ele é um
oceano da misericórdia incondicional sem causa, e Ele é bhakta-vatsala,
afetuoso com Seus devotos.
8)
Transcendental a Maya, a forma transcendental
intrínseca de Vrajendranandana Sri Krsna é de um jovem dançarino que se veste
com roupas de menino vaqueirinho segurando uma flauta.
9)
Fé firma em Sri Gurudeva é a espinha
dorsal do bhajana. Sem servir ao sad-guru e dele receber sua misericórdia,
nunca alguém poderá ingressar no reino
de bhakti.
10)
O mestre espiritual bona fide é perito e
realizado na literatura Védica; Ele é possuidor
da realização completa em Bhagavan; ele está à parte dos objetos dos sentidos
materiais; e ele é a jóia suprema dos devotos que estão sempre absortos em
cantar os nomes de Bhagavan. Aceitando o abrigo de tal sad-guru é possível ingressar
na prática de sudha-bhakti, o serviço devocional puro, caso contrário não.
11) Esforçar-se em agradar as mentes dos desfrutadores
dos sentidos; acumular objetos materiais e permanecer absorto no gozo
dos sentidos; fomentar o desejo de realizar o céu ou a liberação — estas não
são as características de um mestre espiritual genuíno. Deve-se permanecer
distante de tais impostores (os quais estão engajados nas atividades acima
enquanto posam de gurus).
12) Krisna-prema é o primeiro e
único objetivo final para todas as entidades vivas.
13)
O Srimad-Bhagavatam é a evidência impecável para toda
a humanidade.
14)
A adoração de Krishna pelas Vrja-gopis é
a mais elevada forma de adoração.
15)
A adoração a Deus só é possível na forma
humana de vida. Outras espécies vivem para o único propósito de gozo. Para
aqueles que estão na forma humana de vida é auspicioso adorar Bhagavan desde a
infância.
16)
O primeiro e único dharma na Kali-yuga é
o canto congregacional dos santos nomes de Bhagavan. Pelo desempenho de
sankirtana, os seres vivos podem facilmente obter auspiciosidade. Abandonando
sankirtana, aqueles que instruem os outros e que estão pessoalmente inclinados
a realizar sacrifícios, austeridades, yoga e cultivo de jnãna (a concepção que
se funde com o Brahman) — todas as atividades dessas pessoas são em vão. Isto é
o que as escrituras proclamam.
17)
Se você almeja o seu próprio bem-estar,
nunca critique os bhaktas. Criticando os
Vaishnavas sua destruição é inevitável.
18)
A causa raiz de bhakti é ouvir hari-katha
enquanto em sat-sanga. Sem sat-sanga os seres vivos nunca podem alcançar
auspiciosidade
Assina, Sri
Bhaktivedanta Narayana
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