Quem é Autoridade na Ciência
Védica?
No capítulo 15, texto Sete do Bhagavad-gita, o mais conhecido
compêndio de instruções védicas em todo o planeta, Sri Krsna, o Supremo Absoluto (ou Deus, na linguagem ocidental), instrui:
sarvasya caham hridi sanisvisto
mattah smritir jñanam apohanm ca
"Estou sentado no coração de
todos os seres vivos, e de Mim (DEUS) vem
a recordação, o conhecimento e o esquecimento."
No verso acima está descrita a
intuição pura, e ela é muito importante para quem manipula a ciência védica. Mas ela deve ser adequadamente
compreendida. Podemos definir a intuição
como uma orientação sutil vinda do interior, da Superalma divina localizada
dentro do nosso coração.
É por essa razão que o Bhagavad-gita e muitos outros textos
antigos afirmam que o instrutor seja uma pessoa religiosa de hábitos limpos, e
que pratique algum tipo de sadhana ou
exercício purificador, tal como a recitação diária dos mantras recebido de seu guru (mestre), cuja prática o tornará
receptivo às instruções vindas do Supremo Absoluto, que se manifesta como
Superalma no seu coração.
Os textos sagrados também alertam
que o conhecimento védico só pode ser revelado por um mestre genuíno que esteja
numa sucessão discipular fidedigna, em sânscrito denominada de parampara.
Ao contrário do método ocidental,
cujo aprendizado é feito usando os seus sentidos imperfeitos (não purificados),
os estudantes da ciência védica recebem a instrução de forma distinta através
da iniciação, momento em que o guru (mestre
espiritual) concede diksa (conexão)
ao discípulo e vai paulatinamente lhe transferindo shakti (poder espiritual,
energia espiritual), na medida em que o discípulo avança em sua purificação
praticando com sinceridade o seu sadhana (práticas devocionais) e cumprindo com
votos feitos ao mestre no dia da sua iniciação.
O estudo acadêmico da ciência
védica, de acordo com os próprios vedas, e corroborado pelos mestres védicos,
não confere autoridade e nem conhecimento fidedigno a tal praticante. O que dizer do aprendizado retirado de
livros, de fontes duvidosas, ou de cursinhos preparatórios de caráter puramente
mercantil?
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Autor: Swami B. S. Radhanti Maharaj é discípulo de
Srila Govinda Maharaj, que é discípulo de Srila Sridhar Maharaj, que é
discípulo de Sirla Saraswati Maharaj, que é discípulo de Srila Gaurakishora
Dasa Babaji, que é discípulo de Srila Bhaktivinoda Thakur, que é discípulo de
Srila Jaganatha Dasa Babaji..., e assim por diante, numa sucessão que se
iniciou há 5.000 anos com o próprio Sri Krsna e foi restabelecida no século XV
pelo mais magnânimo de todos avatares, Sri Chaitanya Mahaprabhu, conhecido como
Gauranga, o Avatar Dourado de Amor Divino.
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