sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Raga-bhakti
Pérolas Devocionais do Jaiva Dharma 

Quando pessoas materialistas estão em con­tato com os objetos dos sentidos, elas naturalmente ficam profundamente atraídas por variedades infindáveis de des­frutes dos sentidos materiais. Este apego intenso no coração é chamado visaya-raga. Quando eles olham para a beleza de algum objeto, os olhos inquietam-se, e no coração, sur­ge uma atração (ranjakata) pela beleza do objeto e apego (raga) por ele.
Raga-bhakti é o estado no qual Krishna é o único objeto de raga. Srila Rupa Gosvami definou a palavra raga da seguinte maneira:

iste svarasiki ragah paramavistata bhavet tan-mayi ya 
bhaved bhaktih satra ragatmikodita
Bhakti-rasamrta-sindhu (1.2.272)

Raga é a insaciável sede de amor (prema-mayi-krsna), a qual desperta uma espontânea e intensa absorção
(svarasiki paramavistata) pelo objeto de afeição de uma pessoa. Ragamayi bhakti é realizar seva, tal como fazer guirlandas, com tal raga intensa.

Raga é a absoluta (parama) e exclusiva (svarasiki) absorção (avistata) em um objeto específico de adoração de uma pessoa. Quando a devoção por Krishna chega ao estágio de ragamayi, ela é chamada ragatmika-bhakti. Em resumo, pode ser dito que o intenso desejo por Krishna saturado com prema (prema-mayi) é chamado ragatmika-bhakti.

É auspicioso que a pessoa em cujo coração tal raga não tenha despertado se esforce por cultivar bhakti agindo de acordo com vidhi (regras e regulações dos Sastras). Os princípios que atuam em vaidhi-bhakti são medo, respei­to e reverência, enquanto que o único princípio ativo em ragatmika-bhakti é lobha, ou avidez, em relação à lila de Sri Krishna  

#ConsciênciaDespertaPREMA

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