Raga-bhakti
Pérolas Devocionais do Jaiva Dharma
Pérolas Devocionais do Jaiva Dharma
Quando pessoas materialistas estão em contato com
os objetos dos sentidos, elas naturalmente ficam profundamente atraídas por
variedades infindáveis de desfrutes dos sentidos materiais. Este apego intenso
no coração é chamado visaya-raga. Quando eles olham para a beleza de algum objeto, os olhos
inquietam-se, e no coração, surge uma atração (ranjakata) pela beleza do objeto e apego (raga) por ele.
Raga-bhakti é
o estado no qual Krishna é o único objeto de raga. Srila Rupa Gosvami definou a palavra raga da seguinte maneira:
iste svarasiki ragah paramavistata bhavet tan-mayi ya
bhaved bhaktih satra ragatmikodita
bhaved bhaktih satra ragatmikodita
Bhakti-rasamrta-sindhu (1.2.272)
Raga é a insaciável sede de amor (prema-mayi-krsna), a qual desperta uma espontânea e intensa
absorção
(svarasiki paramavistata) pelo objeto de afeição de uma pessoa. Ragamayi
bhakti é
realizar seva, tal como fazer guirlandas, com tal raga
intensa.
Raga é a absoluta (parama) e exclusiva (svarasiki) absorção (avistata) em um objeto específico de adoração de uma pessoa. Quando a
devoção por Krishna chega ao estágio de ragamayi, ela é chamada ragatmika-bhakti. Em resumo, pode ser dito que o intenso desejo por Krishna saturado com prema (prema-mayi) é chamado ragatmika-bhakti.
É auspicioso que a pessoa em cujo coração tal raga não tenha despertado se esforce por cultivar bhakti agindo de acordo com vidhi (regras e regulações dos Sastras). Os princípios que atuam em vaidhi-bhakti são medo, respeito e reverência, enquanto que o único princípio
ativo em ragatmika-bhakti é lobha, ou avidez, em relação à lila de Sri Krishna
#ConsciênciaDespertaPREMA
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