Somos
Todos Um
-
uma farsa ateísta -
Desafortunadamente,
tenho lido com freqüência em diversas redes sociais da Internet a frase “Somos
Todos Um”; encontrei até site e blog com esse nome além dos inúmeros vídeos
veiculados no Youtube a divulgar essa sedutora doutrina para aquelas pessoas
com tendências ateístas. É o maivadismo levando
os seus tentáculos até entre os assim chamados espiritualistas e universalistas
brasileiros. Mesmo Shancaracharya, maior expoente da divulgação desse
pensamento, no final da sua vida disse que estava enganando seus seguidores por
um propósito necessário e que na verdade todos deveriam adorar e se render a Sri
Hari, a Pessoa Suprema — Srila Prabhupada, Srila Sridhara Maharaj, Srila
Narayana Maharaj e outros grandes mestres da nossa sampradaya frequentemente fazem
referência a esse lado quase oculto de Sri Shancariacharya, que é o próprio
Shiva, maior devoto de Krishna (Deus Pessoa).
Essa
idéia do “Somos Todos Um” é condenada por todos os grandes mestres da sabedoria
védica e vaishnava, iniciando por Sri Chaitanya Mahaprabhu, que é o próprio
Krishna que descendeu para nos ensinar a importância do harinama sankirtana, o
cantar dos santos nomes de Deus, passando por Srila Bhaktivinoda Thakur,
considerado por todos o sétimo goswami, um dos maiores mestres da Consciência
de Krishna da era moderna, também um santo de elevada erudição, assim aceito e
reconhecido por aqueles que o sucederam. Satcitananda Bhaktivinoda Thakur foi um dos
pioneiros nos tempos atuais a denunciar e combater vigorosamente esse ateísmo disfarçado
de espiritualidade elevada.
Ele,
no seu livro Jaiva Dharma, a maravilha das maravilhas entre as literaturas
vaishnavas, cita o ensinamento do nosso amado avatar dourado Sriman Mahaprabhu,
no Sri Caitanya-caritamrita – Madhya 20.108:
Jivera
svarupa haya-krsnera nitya-dasa
krsnera
tatastha-sakti bhedabheda prakassa
“A
natureza constitucional da jiva (do ser) é ser uma serva eterna de Krishna
(Deus como Pessoa). Ela é a potência marginal de Krishna, e uma manifestação
simultaneamente igual e diferente d’Ele.”
Nosso
Thakur e sétimo goswami usou este sloka do Sri Caitanya Caritmrta como Bija-mantra
(semente germinadora) do seu Jaiva Dharma, a jóia rara de nossa literatura
Vaishnava.
Não
vou me estender explicando todas as nuances desse sloka famoso porque tudo que
tinha a ser dito a respeito está à disposição daquelas almas com o necessário
sukrti para ter acesso a esse grandioso e definitivo shastra (livro sagrado).
Vou
me ater apenas à palavra “bhedabheda”, que é à base de nossa filosofia e que
significa “simultaneamente igual e diferente”.
Nós
somos partes e parcelas de Krishna, ou sua energia marginal – tatastha shakti;
em outras palavras somos uma centelha do Supremo Absoluto ou usando a definição
da cosmologia judaico-cristã, somos filhos de Deus. Um filho é parte e parcela
do seu genitor. Portanto somos igual a ele na constituição, nas qualidades.
Por
outro lado, embora sejamos qualitativamente igual a Deus, somos quantitativamente
extremamente menores e, portanto, diferentes. Somos diminutos Isvaras, não
podemos controlar os outros e nem saber o que se passa com cada Jiva em
particular, com cada ser individualmente. Krishna Deus, que se multiplica em
muitos como Superalma dentro do coração de todos e em cada átomo, sabe. Para
isso ser melhor assimilado e mais uma vez ajudando as mentes ocidentais, cito uma máxima judaico-cristã: Deus está no céu, na terra e em todo lugar.
Para finalizar pergunto: como
podemos ser uno ou igual a Deus se nem sequer conseguimos ainda realizar o
primeiro degrau do conhecimento transcendental: “não somos o corpo”, ou seja,
nem sequer sabemos quem somos?
Com
afeto
Quando vejo a menção a Todos Somos Um geralmente é como se fosse um chamamento a amar ao outro como a si mesmo. Sou meio/muito desligada dos assuntos que realmente não me interessam então nunca pensei nessa frase sendo realmente levada para o aspecto espiritual...
ResponderExcluirPara amar o outro como a si mesmo, não podemos estar uno com o outro. Somos seres eternamente individuais. Dois trilhos jamais se cruzam ou se unem, mas estão o tempo todo lado a lado. O primeiro passo é amar a pessoa de Deus. Quem a Deus ama, ama todos os seres. Temos que ser o trilho que anda ao lado da pessoa amada até o fim do caminho.
ExcluirNo grupo "Bhakti Yoga e o Néctar de Srila Narayana Goswami Maharaja, nosso amado Swami Prabhupada está falando: (Últimas postagens) ..."Se aprendermos a amar e satisfazer a Deus, então todos e tudo estarão satisfeitos simultaneamente, todos ao seu redor estarão bem e você também se sentirá totalmente satisfeito e "realizado".
ResponderExcluirSrila Gurudeva Kijay! Swami Prabhupada Ki jay! Guru parampara Ki jay! Radhanti Maharaj Ki jay!
Jaya Didi. É isso mesmo. Nesse ponto há uma unanimidade entre todos os acharyas, sejam os predecessores sejam os contemporâneos. O nosso amor tem que ser dirigido ao centro orgânico, nas palavras de Sridhar Maharaj. Se você satisfaz o centro (Deus) tudo o mais será satisfeito e realizado.
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