terça-feira, 29 de dezembro de 2015

As pessoas não estão mais praticando os princípios que regulam suas atividades, conforme foram estabelecidos para os seres humanos por Svayambhuva Manu, filho do Senhor Brahma. Esta é a razão da nossa situação degradante nessa era de desavenças e
querelas, conhecida como Kali Yuga. Nesse vídeo vamos falar um pouco desses princípios e convidar a todos a adotá-los como metas de vida, ao menos para quem pretenda estabelecer-se em consciência espiritual elevada ou Consciência de Krishna.


quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Jaya Radhe!  Apresentamos a terceira leitura do Jaiva-Dharma (as partes anteriores estão disponíveis na playlist de mesmo nome no Canal Prema); Neste ponto encerramos a bela introdução dada ao Shastra por Srila kesava Goswami Maharaj.
 

domingo, 13 de dezembro de 2015

COMO SER NOTIFICADO PELO YOU8TUBE A CADA POSTAGEM

O Facebook,  Youtube, Instagran, etc ... são enfaticamente denominadas MÍDIAS SOCIAIS, ou seja, elas agem profissionalmente visando apenas lucro, dinheiro. Os usuários muitas vezes não sabem que seus “amigos ou seguidores virtuais” s enxergam o que você faz, se você pagar para isso.  Do contrário, apenas no máximo 10 pessoas verão ou tomarão conhecimento das suas postagens. Não basta adicionar o CANAL PREMA (ou outro canal qualquer do Youtube) para receber informações sobre novas postagens. Particularmente, como não pretendo pagar nada para essas mídias, eu informo por vários canais possíveis a cada novo vídeo postado, o que me dá um trabalho extra muito intenso.  Por isso, hoje estou postando um vídeo ensinando como se faz para contornar esse problema e ser SEMPRE INFORMNADO a cada novo vídeo postado.  Serve também para os outros canais que cada um segue no Youtube.  Por favor, assistam e compartilhem.
 


quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Jaya Radhe.  Estamos colocando a sua disposição a segunda leitura do JAIVA-DHARMA no Canal PREMA do YouTube, de um dos mais extáticos dentre os shastras produzidos por Srila Bhaktivinodha Thakur, o Sétimo Goswami de Vrndavana. Nesse post, em especial, seremos beneficiados com uma iluminação perfeita, escrita como introdução a terceira edição em Hindi´por Srila Bhakti Prajnana Keshava Maharaj. Um néctar ....

 

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Primavera de Vrindavana

A famosa descrição da primavera de Vrindavana feita por Shri Jayadeva Gosvami, na sua obra Gita Govinda. Cheitanya Mahaprabhu e Seus priya bhaktas costumavam cantar em êxtase esses versos durante o holi lila de Navadvipa.

 
Lalita labanga-lataparisilana komala malaya samire
Madhukara nikara karambita kikila kujita Kunja kutire
Viharatir harir iha sarasa vasante
                 Nrtyati yuvati -janena samam Sakhi virahi janasya durante

"Ei Sakhi! Com a influência refrescante da primavera as parreiras Lalita Labanga se atiram na brisa gentil. As abelhas madhura madhukara (que levam mel) estão zunindo e os kokilas cantam enquanto os Kunja kutiras se enchem com sua doce alegria. Essa estação rasamaya atormenta aqueles que estão separados de seus amores. Mas veja só, Krishna está dançando e desfruta de intercâmbios amorosos com as venturosas Vraja yuvatis.

unmada madana manoratha pathika badhu-jana janita vilap
alikula kusuma -samuha nirakula bokula kalape
viharati harir iha sarasa vasante
nrtyati yuvati-janena samam Sakhi virahi janasya durante

"Durante o vasamta todas as jovens e belas donzelas apaixonadas (prema vati sundari taruni) se sentem desprezadas enquanto se lamentam pelo vihara de seu amor e as abelhas se ocupam extraindo pólen das flores bokula florescentes. Mas veja só, Krishna está dançando e desfruta de intercâmbios amorosos com as venturosas Vraja yuvatis."

mrgamada saurabha rabhasa vasamvada nava dala mala tamale
yuva-jana hrdaya vidarana manasija nakha ruci kumsuka jale
viharati harir iha sarasa vasante
nrtyati yuvati janena samam Sakhi virahi janasya durante

"As novas folhas tamala espalham a fragrância do almíscar e as flores palasha florejantes como as unhas do Cupido, estão despedançando os corações de todas as mocinhas. Mas veja só, Krishna está dançando e desfruta de intercâmbios amorosos com as venturosas Vraja yuvatis."

madana mahipati kanaka danda ruci kesara kusuma vikase
nilita silimukha patali patala krta smara trna vilase
viharati harir iha sarasa vasante
nrtyati yuvati janena samam Sakhi virahi janasya durante

"A florejante naga keshara são o abrigo dourado de Madhana e as flores patali envoltas por abelhas formam uma aljava. Mas veja só, Krishna está dançando e desfruta de intercâmbios amorosos com as venturosas Vraja yuvatis."

vigalita lajjita jagad avalokana tgaruna karuna krta hase
virahi nikrntana kunta mukhakrti ketaki danturitase
viharati harir iha sarasavasante
nrtyati yuvati janena samam Sakhi virahi janasya durante

"Ao ver o recato do mundo desaparecer, os limoeiros sorriem com novos brotos. As belas flores ketaki enfloram por toda parte. Mas elas são lanças que atingem as mocinhas afligidas por desejos românticos. Mas veja só, Krishna está dançando e desfruta de intercâmbios amorosos com as venturosas Vraja yuvatis."

madhavika parimala lalite navamalikayati sugandhau
muni manasam api mohana karini tarunakarana bandhau
viharati harir iha sarasa vasante
nrtyati yuvati janenasamam skhi virahi janasya durante

"A delicada fragrância da madhavi e da nava mallika vivificam a atmosfera. Esta estação rouba as mentes dos munis e sábios, porém ela é a genuína amiga de todos os jovens amantes. Mas veja só, Krishna está dançando e desfruta de intercâmbios amorosos com as venturosas Vraja yuvatis."

sphurad atimukta lata parirambhana pulakita mukuli cute
vrndavana vipine parisara parigata yamuna jala pute
viharati harir iha sarasa vasante
nrtyati yuvati janena samam Sakhi virahi janasya durante

"Devido ao terno abraço das madhavis, as mangueiras se arrepiam de êxtase com seus botões que germinam. E a neblina do Yamuna umedece a floresta. Mas veja só, Krishna está dançando e desfruta de intercâmbios amorosos com as venturosas Vraja yuvatis."

Shri jayadeva bhanitam udayatu Hari carana smriti saram
Sarasa vasante samaya vana varnanam anugtamadana vikaram
Viharati harir iha sarasa vasante
Nrtyati yuvati janena samam Sakhi virahi janasya durante

"À primavera segue-se Ananga, pois ela incita desejos amorosos, Shri Jayadeva diz: "essa descrição cheia de rasa da primavera de Vrindavana desperta a meditação quanto a essência da vida, ou seja, os pés de lótus de Shri Govinda. Mas veja só, Krishna está dançando e desfruta de intercâmbios amorosos com as venturosas Vraja yuvatis.


Nota: A Sakhi de Radhika recita para Ela esses versos enquanto elas se escondem por detrás da folhagem observando Krishna e Suas travessuras primaveris.
 

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Ai está a primeira parte da leitura do Jaiva-Dharma, que corresponde a opinião sobre o livro dada por seu tradutor para o Hindi, Srila BV Narayana Goswami Maharaj. Esta parte compreende alguns textos da introdução do livro, para a terceira edição.   A leitura prosseguirá em todas as quartas-feiras, sendo liberada em torno das 20h no Youtube. Espero que os amigos do Canal Prema apreciem.  SBS Radhanti.


sábado, 28 de novembro de 2015

Aqui discutimos sobre algumas escrituras, e os praticantes das mais variadas religiões inspiradas nessas Escrituras Sagradas.  Também colocamos nossa posição sobre os muçulmanos devido aos problemas acontecidos nos últimos tempos. 



quinta-feira, 26 de novembro de 2015


Jaya Radhe!  Ai está mais um vídeo postado no Canal Prema.  Nele estamos apresentando um conteúdo baseado nos ensinamentos de Srila Sridhara Maharaj, que apresenta um comentário elevadíssimo e muito confidencial, trazido para nós através de um sonho de Bhaktivinoda Thakur.  Assista e compartilhe se gostar.  Haribol!
 


sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Mais um vídeo no Canal Prema abordando um dos temas confidencias do Bhagavad-gita  “Raja-guhya-yoga”. Quem é o Pai do Universo, a Mãe, o Outorgador dos frutos das ações, o Antepassado, o Objetivo de todos os Vedas?  Assista, comente e faça suas perguntas (nesse caso diretamente no Youtube) o vídeo Krishna é Tudo ... Tudo é Krishna!

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

QUEM PODE SER CHAMADO DE BHAKTA?

Primeiramente aqueles que têm devoção em Deus, Bhagavan,  são chamados de Bhaktas. Srila Rupa Goswami escreveu — tad bhava bhavita svantah krsna-bhaktaitiritah (BRS 2.1.273)  “Aqueles cujos corações estão repletos de sentimentos por Krishna são chamados de Krishna-bhaktas ou devotos de Krishna”
 
Utpanna ratayah samyak nairvighnyam anupahatah
Kkrsna saksat krtau yogyah sadhakah parikirtitah
(BRS 2.1.276)
 
 “Aqueles cuja  Rati (atração, apego) direcionada para Krishna está desperta, mas que ainda não se livraram dos obstáculos, e aqueles que estão qualificados para encontrar Krishna face-a-face são chamados de “sadhakas”
 
 Avijnatakhila kleshah Sada krsnashrita kriyah
Siddhah syuh santata prema Saukhyasvada parayanah
(BRS 2.1.280)
  
 “Aqueles que estão livres de toda a miséria, tal como ignorância e consciência corpórea, que estão eternamente engajados em serviço a Krishna, e que estão sempre dedicados em saborear o  êxtase de amor por Krishna, são chamados de “siddhas”.”
  
No Décimo-primeiro Canto do Srimad Bhagavatam o devoto mais elevado é descrito como segue:
  
sarva-bhutesu yah pasyed bhagavad-bhavam atmanah
bhutani bhagavaty atmany esa bhagavatottamah
(SB 11.2.45)
  
 “Aquele que vê o Senhor Supremo em tudo e tudo vê no Supremo e que relaciona todas as coisas conscientes e inconscientes com o Supremo é o mais elevado de todos os devotos."

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

domingo, 1 de novembro de 2015






Nesse vídeo abordamos a questão das propensões que as entidades vivas manifestam no vai-e-vem (samsara) neste plano material.  Falamos também dos nossos votos,  conhecidos como regras e regulações dos quatro princípios a serem observados para tentar atingir nossa meta suprema: Krishna Prema – amor puro por Deus. 



sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Há muitos sofrimentos na plataforma material. São sofrimentos causados pelos mais diversos agentes e eles estão agrupados em três tipos principais. Nesse vídeo discutimos sobre esse tema e como se livrar dessas dificuldades.
 

 
 

terça-feira, 20 de outubro de 2015


No Capítulo 15 do Bhagavad-gita,  Purusottama Yoga   ou A compreensão da Pessoa Suprema, Krishna ensina: “Situo-me como Antaryami no coração de todas as entidades vivas. A lembrança e o conhecimento também vêm de mim. Sou o objetivo único do conhecimento védico. Sou a origem, o compilador e o conhecedor do Vedanta.”

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Quem concede inteligência refinada para essas grandes almas que estão sempre servindo a Suprema Personalidade de Deus, Bhagavan Krishna?  E que também vivem sempre a cantar em êxtase os santos nomes do Senhor?  Como se obtém tal inteligência?
 

sexta-feira, 9 de outubro de 2015




Como Ser Livre
Ser Livre é o desejo de todos, porém na plataforma material estamos sempre presos a comportamentos sociais, profissionais, religiosos, políticos, etc. que nos obrigam a servir os mais variados tipos de pessoas materialistas. Apoiado nas escrituras védicas, aqui nesse vídeo, especialmente no Bhagavata Purana e no Srimad Bhagavad-gita, podemos entender que a almejada liberdade só pode ser alcançada quando nos voltamos para Sri Krishna, a Pessoa Suprema, de quem estamos esquecidos desde tempos imemoriais.
 

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Jaya Radhe!  Mais um vídeo curtinho, porém de conteúdo muito grande no CANAL PREMA abordando a questão da maneira como as pessoas realizam o Supremo bsoluto.  Observa-se que, ao contrário dos Vaishnavas ou devotos de Krishna, os assim ditos religiosos, universalistas, espiritualistas e outros segmentos aqui no ocidente tendem a ver Deus como uma entidade sem forma, impessoal ou uma espécie de energia superior. Na Índia há, em linha similar, os seguidores de Shankaracariya e outras manifestações que buscam o Brahman Imanifesto.  Isto foi discutido no Bhagavad-gita, onde o próprio Krishna nos ilumina nesse tema.


segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Pelo desejo de Bhagavan, Sri Krsna dasa Kaviraja Gosvami, um querido associado de Sri Gauranga, assimilou a essência das instruções de Bhagavan Sri Gauracandra no Sri Caitanya-caritamrta. Isto está expresso no seguinte verso:
jivera svarupa haya krsnera nitya dasa - krsnera tatastha-sakti bhedabheda prakasa
Sri Caitanya-caritamrta, Madhya (20.108)
 
 A condição natural da jiva é a de ser uma serva de Krsna. A jiva é a potência marginal de Krsna, e uma manifestação simultaneamente igual e diferente d’Ele.  (Srila B.P. Keshava Maharaj)
 


quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Este é o segundo vídeo em que alertamos os vegetarianas, veganos e devotos de Krishna sobre os perigos da dieta rica em carboidratos de metabolização difícel para o organismo humano.  É bom refletirmos sobre isso para evitarmos uma série de doenças relacionadas aos maus hábitos alimentares.
 

sábado, 26 de setembro de 2015

Os Três  tipos de Objetivos
(baseado em ensinamentos de Srila Sridhara Maharaj)

Porque a alma é uma partícula de consciência, ela é dotada de livre arbítrio.  Eliminando o livre arbítrio, só resta a matéria grosseira.  Sem independência, a alma não consegue progredir do cativeiro à liberação, e sua salvação final seria impossível.  Mas seu espírito de exploração é uma força alheia, um intoxicante — um erro de cálculo que envolve sua independência.

Os objetivos de vida podem ser analisados cientificamente como sendo de três tipos:  exploração, renúncia, e dedicação.  A tendência mais comum é daqueles ocupados na exploração de outras pessoas, espécies, ou elementos, para gozo dos sentidos mundano.  Estas pessoas desejam elevar-se materialmente no atual meio-ambiente, e portanto são descritas como elevacionistas.  Uma classe mais sóbria descobre as severas reações iguais e opostas das atividades mundanas, e assim se ocupam na renúncia ao mundo, em busca de um equilíbrio comparável a um sono profundo, sem sonhos.  Ao permanecerem desacordados para o mundo, eles esperam escapar de suas reações e sofrimentos concomitantes. Portanto a meta deles é liberação, e são conhecidos como salvacionistas ou liberacionistas.  Porém através da interpretação correta das Escrituras Reveladas feita por devotos sábios como Sri Sanatana Goswami, Sri Jiva Goswami, e Sri Ramanuja, os devotos da Divindade sabem que as atividades da exploração bem como da renúncia são não só infrutíferas, como também prejudiciais ao verdadeiro progresso.

O plano normal, saudável, e feliz  é na vida de dedicação.  Sem explorar ou emprestar qualquer coisa do meio-ambiente, e sem tentar renunciar artificialmente ao mesmo, quem for sincero em sua dedicação naturalmente entra em contato com um plano de vida mais elevado e mais sutil.  Através de sua prontidão em dar e servir, a pessoa alcançará uma sociedade mais elevada e conseguirá um mestre apropriado.  O espírito de desfrutar nos força a nos associar com uma seção inferior, a fim de controlar e desfrutar,  o espírito de renúncia seduz  mesmo os eruditos pela sua superioridade “prestigiosa” em relação à exploração.  Portanto isto é mais perigoso, assim como uma meia-verdade é mais perigosa que uma inverdade,  Como é difícil acordar alguém do mais profundo sono possível, os liberacionistas poderão permanecer por tempo incalculável em sua cela de liberação não-diferenciada.  Porém a existência mais elevada convidará ao serviço a pessoa que desejar dedicar-se puramente sem remuneração.

Seva — serviço, dedicação, é o summum bonum dos ensinamentos da escola Vaishnava, o terceiro plano da vida onde cada unidade é um membro dedicando num todo orgânico.  Num ajuste normal destes, a todos se assistem mutuamente em seu serviço ao centro, o recipiente mais elevado, a entidade mais elevada.  Tudo está existindo para satisfazer a Ele, porque Ele tem que possuir esta qualificação para ser o Absoluto.  Ele é a causa primordial de todas causas — e tudo existe para Ele, para satisfazê-Lo.

Um conceito rido de mera “ausência de morte não pode conceder-nos qualquer conhecimento de algo positivo, mas somente liberta do lado negativo.  Se a imortalidade significa ”nenhuma influência da mortalidade”, o que então, é seu conceito positivo?  Qual será a natureza, movimento, e progresso daquilo que é imortal?  Sem esta compreensão, imortalidade é só uma idéia abstrata.  Porque não parece demonstrar os sintomas da morte, uma pedra seria ”mais imortal que seres humanos, e as entidades conscientes seriam ”mortais”, aos quais a imortalidade seria eternamente negada.  Qual é, então, este conceito positivo de imortalidade?  Como é que os imortais são “imortais”?  Qual é a realidade positiva na imortalidade  Como se pode virar imortal?  A pessoa deve buscar sua localização intrínseca na ordem universal.  Não será suficiente tentar resolver só o lado negativo da vida que é cheia de sofrimento — nascimento, morte, fraqueza e doença.  Devemos saber que existe um conceito de vida pelo qual vale a pena viver.  Este lado positivo tem sido totalmente negligenciado nas visões religiosas em geral.

A ”imortalidade propalada pelas escolas de Budha e Shankaracharya não leva  à vida positiva.  Suas metas são o maha-nirvana e brahma-sayujya respectivamente.  A teoria budista é que após a liberação, nada permanece.  Eles almejam à extinção absoluta da existência material (prakriti-nirvana),   a teoria da liberação monista de Shankaracharya é perder-se a individualidade ao “tornar-se uno com o aspecto não-diferenciado do Absoluto.  Isto é, eles desejam a extinção no Brahman (brahma-nirvana).  Eles postulam que, quando a tríade daquele que vê, daquilo que é visto, e do ato de ver (drasta-drsya-darshana), ou quando o conhecedor, o cognoscível, e o conhecimento (jnata-jneya-jnana) culminam num ponto, a tríade é destruída (triputi-vinasa) e nada mais resta.

A ação e reação material cessam no Viraja, o rio da passividade, o qual se localiza na margem superior deste mundo ilusório (mayika), acima do Viraja está o destino dos Shankaritas — o estagio de ”abcissa” ou o plano não diferenciado de Brahman, chamado Brahmaloka, o qual está situado na borda inferior do reino espiritual.  Ambas são ideias vagas de “imortalidade negativa”. Brahmaloka é um estagio marginal ou “amortecedor a meio caminho entre os mundos espiritual e material, Composto de inumeráveis almas, é um plano imortal destituído de variedade específica (nirvishesha), Possui positividade somente no sentido de que é um plano de existência, um pano de fundo (kastha), porém por si só carece do desenvolvimento positivo da existência variada (kala), A natureza do pano de fundo é a unidade, e o desenvolvimento tecido por cima dele necessita pluralidade ou uma natureza diferenciada (kala-kasthadi rupena parinama-pradayani — Candi, Markandeya Purana).

No Bhagavad-gita (15.16), são descritas existências mutáveis (ksara- e imutáveis (aksara), representando o pessoal e o impessoal, o desenvolvimento e a base, ou conceitos diferenciados e não diferenciados de existência geral, O mutável é representado pela multidão de seres vivos encarnados, enquanto que o aspecto imutável é a grande extensão do Absoluto todo-acomodante, o Brahma (8.3), Na análise da ação mundana, a forma mais sutil de ação passada não frutificada, anterior à tendência presente (o estagio de muda ou broto- de pecado, tem sido definido (B.r.s, Purva 1.23- como incognoscível, indistinto, e de origem inaveriguável (kuta), O imutável aspecto Brahma do Absoluto é da mesma forma definido como sendo unidimensional — indefectível, não específico, e de nenhuma cor, som, ou gosto definido, uma incógnita e incognoscível, um estagio ”não compreensível da existência (kuta), Porém o Senhor Supremo, Krishna, está acima tanto da existência mutável como da imutável, e assim Suas glórias são cantadas através dos Vedas e no mundo como Purushotama, a Suprema Personalidade (Bg.15.18), Sri Shukadeva Goswami afirma que no plano mais remoto e distante, encontramos o Senhor Krishna∫  Ele está em toda parte — a fonte de todos os conceitos (vidura-kasthaya, Bha, 2.4.14),  Ele não pode ser eliminado.

Portanto, a “imortalidade de escolas impersonalistas tais como dos budistas, Shankaritas, etc., não oferece vida positiva,  Porém no Vaishnavismo, a imortalidade é existência positiva, dinâmica,  Acima do Brahman não-diferenciado, aspecto do Absoluto, a existência transcendental, variada começa no primeiro vislumbre do céu espiritual, no plano conhecido como o Reino positivo de Deus, primeiro Vaikuntha, então Ayodhya, Dvaraka, Mathura, e finalmente, acima de tudo, Goloka,  Transcendendo as áreas vagas de ”imortalidade negativa às quais os impersonalistas aspiram, os devotos — os Vaishnavas — dedicam-se à vida de eterno serviço devocional ao Senhor Supremo do reino transcendental (Bg, 18.54),  Embora a alma possa adaptar-se mal ao estado caído de existência nos planos da exploração e da renúncia, ela é em sua essência adaptável à vida positiva no Reino de Deus,  E, plenamente desabrochada, ela alcança o reino de Goloka (svarupe sahara haya golokete sthiti — Sri Sri Krsnera Astotara-satã-nama).

 

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Neste vídeo eu fujo um pouco da minha característica costumeira que é a filosofia védica vaishnava para desta vez abordar saúde e alimentação. Eu fiz, ao longo de minha vida, muitas incursões nos estudos das terapias e nutrição ayurvédicas, que trabalha com as doshas, ou biotipo de cada pessoa.  Por isso, e devido as pesquisas que tenho realizado nos últimos tempos, não me sinto desconfortável para falar de alimentação e saúde neste e no próximo vídeo que complementará essa abordagem. Acho uma boa idéia também, um tema, onde cada um pode fazer sua própria pesquisa e avaliação.
 

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Jaya Radhe!  Mais um lindo vídeo de canção devocional para a Playlist do CANAL PREMA, desta vez com o PRANAM MANTRA de meu amado gurudeva, Srila Govinda Maharaj, na voz dos Gandharvas.  Agradeço ao grupo, na pessoa do Govardhana Prabhu (o solista do grupo) que autorizou o uso desse vídeo em nosso canal no Youtube. O Vídeo inicia com o próprio Srila Gurudeva entoando o Vandana.  Muito devocional e extático.
 

sábado, 12 de setembro de 2015

Como os que me acompanham sabem, estou criando uma playlist que estou chamando de Meus Bhajans, no CANAL PREMA do youtube.  Ai está a linda Avatara Vara, espero que gostem.
 

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Mais um bhajan na playlist do Canal PREMA, NAMASTE NARASIMHA, uma linda canção para Nrsimha Deva, o protetor dos devotos de Krishna!
 

domingo, 6 de setembro de 2015





O Conhecimento védico
original só pode ser vivenciado pela revelação do mestre espiritual fidedigno.
Os Vedas estão na plataforma absoluta porque vem do Supremo Absoluto Sri
Krishna.  Por outro lado, o conhecimento
humano ordinário, seja ele científico, religioso ou filosófico, está na
plataforma relativa, portanto, falho e temporário precisando ser revisto todo
tempo.



sábado, 29 de agosto de 2015

Este é um vídeo antigo, mostrando parte de um kirtana no Gaura Purnima, acontecido no dia 7 de março de 2004, na antiga sede do Sri Krishna Caitanya Mahaprabhu Ashram, de Porto Alegre. Alguém na época contou a presença de 83 pessoas em uma sala comercial, onde estávamos alojados. Naquele dia atenderam o convite um Padre da Igreja Católica, um sanyasi da Sociedade da Vida Divina, Padmana Maharaj (que hoje abandonou a ordem de sanyasi), alguns devotos e dezenas de amigos simpatizantes da Consciência de Krishna.  Foi inesquecível!

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Uma linda oração, em forma de canção, na playlist  "Meus Bhajans", do canal Prema.  Ouça VANDANA, um néctar para os ouvidos e coração!
 

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

domingo, 16 de agosto de 2015

Mais uma linda página devocional para a Playlist MEUS BHAJANS do canal
Prema do Youtube. Trata-se da canção Yasomati Nandana, legado do sétimo
goswami, Srila Bhaktivinoda Thakur.  Essa versão com devotos da Bengala é
um néctar.  Escute clicando na imagem abaixo:

sexta-feira, 14 de agosto de 2015



Mais uma linda canção Vaishnava, dentre as inúmeras que estão no meu computador, e uma das quais fará parte da playlist do Canal Prema intitulada "Meus Bhajans"
 

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Neste vídeo do Canal Prema, o segredo da felicidade é revelado.  Quer ser feliz?   É o que todos querem, não é mesmo?  Saiba como assistindo esse vídeo.

 

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Parte final do excelso ensinamento de Srila Bhaktivinoda Thakur.  O sectarismo religioso é considerado a 11ª aparadha, ou o grande impedimento no avanço da vida espiritual. 

 

Parte final do excelso ensinamento de Srila Bhaktivinoda Thakur.  O sectarismo religioso é considerado a 11ª aparadha, ou o grande impedimento no avanço da vida espiritual. 

 

domingo, 9 de agosto de 2015

Vou apresentar uma série dos meus  bhajans favoritos,  iniciando por Jaya Radhe Jaya Krishna, interpretado por Candrakanta dd e Suchanda dd.  Um néctar para despertar almas adormecidas.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

A Origem do Sectarismo, é baseado no Sri Brahma-samhita, um trabalho do nosso sétimo Goswami de Vrindavana, Srila Bhaktivinoda Thakura.  A segunda parte será disponibilizada pela programação do Youtube na próxima 2ª feira, dia 10.08.15.
 

segunda-feira, 3 de agosto de 2015





Os devotos de Krishna em geral,  e alguns espiritualistas que assistem o canal PREMA em particular,
frequentemente
escutam sobre as dez namoaparadhas, ou os dez impedimentos para que o
devoto possa alcançar a meta mais elevada: Krishna-prema. Segundo o
Krishna-samhita e os ensinamentos de Srila Bhaktivinodha Thakur, com
base nesse shastra, há uma décima-primeira ofensa ou aparadha.  Assista
esse vídeo e saiba qual é ela.

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Um vídeo abordando a questão do hábito de encontrar defeitos nos outros e a consequente prática do criticismo ...
 

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Evolução, a Brincadeira de Krishna
  

Este é o primeiro de uma série de vídeos que eu estou chamando de PostCast Devocional. As postagens serão realizadas todas as sextas-feiras, programadas no YOUTUBE para serem liberadas às 20 horas. O texto dessa sexta-feira foi escrito por mim e publicado em alguma mídia da Internet há uns quatro ou cinco anos. Para o conteúdo, eu me inspirei em nectáreos ensinamentos de Srila B. R. Sridhar Goswami Maharaj. ...Espero que gostem. No futuro, se der certo esse programa, tenciono encaixar textos extraídos do “JAIVA DHARMA”. Por fim, peço aos amigos que costumeiramente assistem os vídeos que posto no Canal PREMA, usem o espaço apropriado do YOUTUBE e deixem seus comentários, que serão muito apreciados e importantes, como sempre!






quarta-feira, 22 de julho de 2015


Ateísmo, Homofobia e os Vedas - PARTE FINAL
 

As escrituras védicas revelam a existência de quatro eras ou yugas: Satya-yuga, Treta-yuga, Dvapara-yuga e Kali-yuga. A primeira dura 1.728.000 anos, a segunda 1.296.000 anos, a terceira 864.000 anos e a última 432.000. Todas estão relacionadas com Sanatana Dharma ou retidão de princípios e deveres. Em Satya-yuga predomina a virtude e a sabedoria; os princípios éticos são 100% respeitados. Na Treta-yuga, começa a penetração do vício e o dharma começa a decair. Em Dvapara-yuga degrada-se ainda mais. Por fim, na Kali-yuga, as virtudes são totalmente perdidas, restando muito poucos que mantém sua reta conduta.











Ateísmo, Homofobia e os Vedas - PARTE FINAL
 

As escrituras védicas revelam a existência de quatro eras ou yugas: Satya-yuga, Treta-yuga, Dvapara-yuga e Kali-yuga. A primeira dura 1.728.000 anos, a segunda 1.296.000 anos, a terceira 864.000 anos e a última 432.000. Todas estão relacionadas com Sanatana Dharma ou retidão de princípios e deveres. Em Satya-yuga predomina a virtude e a sabedoria; os princípios éticos são 100% respeitados. Na Treta-yuga, começa a penetração do vício e o dharma começa a decair. Em Dvapara-yuga degrada-se ainda mais. Por fim, na Kali-yuga, as virtudes são totalmente perdidas, restando muito poucos que mantém sua reta conduta.










terça-feira, 21 de julho de 2015

Vídeo PROGRAMADO no Youtube para o dia 20/07/15 às 20 horas.
Título: ATEÍSMO, HOMOFOBIA E OS VEDAS - 1ª PARTE

As escrituras védicas revelam a existência de quatro eras ou yugas: Satya-yuga, Treta-yuga, Dvapara-yuga e Kali-yuga. A primeira dura 1.728.000 anos, a segunda 1.296.000 anos, a terceira 864.000 anos e a última 432.000. Todas estão relacionadas com Sanatana Dharma ou retidão de princípios e deveres. Em Satya-yuga predomina a virtude e a sabedoria; os princípios éticos... são 100% respeitados. Na Treta-yuga, começa a penetração do vício e o dharma começa a decair. Em Dvapara-yuga degrada-se ainda mais. Por fim, na Kali-yuga, as virtudes são totalmente perdidas, restando muito poucos que mantém sua reta conduta.
Abaixo o link do vídeo:

segunda-feira, 13 de julho de 2015

VÍDEO NOVO NO CANAL PREMA!!!

Neste vídeo falamos da relação existente ente a religiosidade ou não religiosidade. Teísmo e ateísmo.
A relação da Shuda Bhakti-yoga praticada pelos devotos vaishnavas com esses temas muito abordados pela ala jovem, em diversos canais do YOUTUBE.

segunda-feira, 6 de julho de 2015


Jaya Radhe!  Este vídeo aborda o verso 25 do Cap. IX do Srimad Bhagavad-gita, onde Krishna, a Pessoa Suprema, esclarece que cada tipo de adoração levará o adorador a um final específico.  Hare Krishna!
 





sexta-feira, 3 de julho de 2015

Um pouco da história do nosso Avatar Dourado, Sri Chaitanya Mahaprabhu,
baseado em um texto escrito por Srila Bhativinodha Thakur, no século
XIX.  PARTE FINAL

quarta-feira, 1 de julho de 2015


Segunda Parte da história do nosso Avatar Dourado, Sri Chaitanya Mahaprabhu, baseado em um texto escrito por Srila Bhativinodha Thakur, no século XIX.

 

sexta-feira, 26 de junho de 2015

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Este é o primeiro vídeo, de uma série de perguntas, que foram recentemente formulada por participantes novatos em Consciência de Krishna do grupo ‎Bhakti Yoga e o Néctar de Srila Narayana Goswami Maharaja, pagina do Facebook criada, mantida e administrada pela amiga Vrajesvari Devi Dasi. A pergunta em questão foi: POR QUE KRISHNA É AZUL?

segunda-feira, 15 de junho de 2015

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Karma-yoga? Jñãna-yoga? Dina ou Raja-yoga? Mantra-yoga?  Qual é a melhor entre tantas yogas?
 

 

sábado, 6 de junho de 2015

Um  vídeo curtinho, com menos de 7 minutos, falando sobre um dos mais importantes votos das regras e regulações dos devotos de Krishna.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Terra Chata ou Redonda?


  COM A PALAVRA SRILA PRABHUPADA:

 — Srila Prabhupada, ouvi dizer que antes do advento ciência as pessoas estavam com a impressão de que este mundo era quadrado. Não é mesmo? 

— Devotos: Chato 

— Prabhupāda: Chato. chato, isto mesmo. Mas nos śāstras vedicos, já há milhões de anos, a Terra é mencionada como sendo bhū-gola que ignifica redonda. Acabei de ver isto. E esses patifes dizem que antigamente as pessoas não eram tão inteligentes. Como inteligentes, pois eles estavam pensando que este mundo é plano?. E aqueles que falaram milhões de anos antes deles afirmando que a Terra que é redonda, eles tinham menos inteligência? Acabei de ver isto. Bhū, gola. Significa terra redonda ... Bhū-gola! Do mesmo modo, jagad-abḍa. Abda meio-redonda, de forma oval. Abḍa quer dizer meio oval. Jagad-abḍa. O universo tem a em forma de ovo. E podemos ver também, o céu é redondo. Ele é o muro do universo." — Srila prabhupada – palestra do bhagavad gita 1.43 -- Londres, 30 de julho de 1973 Para poupar tempo e resolver um problema temos que aceitar a autoridade, a verdadeira autoridade. Esse é o processo vedico" Srila prabhupada palestra do bhagavad gita 2.8-12 -- Los Angeles, 27 de novembro de 1968. 

sábado, 23 de maio de 2015

Da mesma forma que postamos vídeos abordando os quatro
versos essenciais do Srimad Bhagavad-gita, hoje iniciamos
a primeira postagem sobre os quatro versos essenciais do
Srimad Bhagavatam, o Purana Imaculado:

domingo, 26 de abril de 2015

Como obter água saudável (pH 7,5-8) 

  Utilizar Filtro de Barro, facilmente encontrável em Porto Alegre (e Mercado Livre);
 Colocar duas ou  três pedras de dalomita, tamanho cascalho, (filtro de 5l);   
   1 colherinha rasa de cafezinho com bicarbonato de sódio PA para cada 5l de água;
   1 colherinha rasa de cafezinho com cloreto de magnésio PA para cada 5l de água;
  1 gota de Anticlor para cada litro d’agua (para retirar o cloro e flúor);  
  Pode-se usar pequenos magnetos em torno da torneirinha do filtro (Mercado Livre).
 
Não precisa usar água engarrafada.  Pode ser da torneira.
 
O Cloreto de Magnésio e o Bicarbonato de Sódio devem ser P.A (Para análise).   Eu comprei o meu CLORETO DE MAGNÉSIO P.A  no Laboratório Delaware, rua Morretes, 366 (em Porto Alegre (trecho entre Assis Brasil e Sertório). Inconveniente: Só vendem em embalagem com 500 gramas. Bem barato.  Este eu recomendo mesmo assim.
  
Bicarbonato de Sódio de Supermercado não serve.
 
Água com pH abaixo de 7 é ácida, o que torna o corpo vulnerável a várias doenças como câncer, AIDS e outras.
 
Para complementar os bons cuidados com a saúde só use sal marinho, sal dos Himalaias ou flor de sal.
 
Faça alimentos saudáveis, ofereça com amor e devoção a Krishna (Deus) e mantenha o veículo da Jiva (corpo) em bom estado de conservação.  :-)


quarta-feira, 15 de abril de 2015



Orientações para o Jejum do Ekadasi


O Ekadasi é o décimo primeiro dia lunar (Tithi) das quinzenas brilhante (shukla paksha) ou escura (krishna paksha) de cada mês lunar do Calendário Védico (também chamado Panchang). Nestes dias se observa jejum de feijões e cereais.
Esse jejum pode ser praticado de diversos modos e com variados propósitos, mas a essência é comer com simplicidade, de modo que se possa gastar tanto tempo quanto possível em atividades espirituais. Apenas para efeito didáticos, toda essa variedade de formas foi dividida em 4 níveis crescentes, de acordo com a consciência, facilidades e controle dos sentidos do praticante. Também é possível fazer combinações das orientações encontradas nos diversos níveis, adaptando-as ao tempo, lugar e circunstâncias específicos do praticante.
Assim, é importante enfatizar que não é propósito deste documento determinar regras e obrigações. Apenas apresenta uma linha de avanço geral, mais comum, para aqueles interessados em como fazer o jejum de Ekadasi na prática. Informações específicas quanto à origem e propósito do Ekadasi, bem como histórias, exemplos e resultados de se seguir esse jejum, podem ser encontradas na literatura vaishnava.


Ekadasi Nível 1 – Iniciante (curiosos, simpatizantes, devotos iniciantes)
Quem deseja avançar na vida espiritual (e mesmo na material), ou simplesmente deseja experimentar o jejum para fins de saúde ou melhora da qualidade de vida, pode começar com as orientações abaixo.
Alimentos que podem ser consumidos no Ekadasi:
- Todas as frutas (frescas e secas, verdes ou maduras);
- Todas as nozes (e óleos feitos das nozes);
-  Todos os legumes (abóbora, abobrinha, pepino, etc.);
-  Todas as verduras (repolho, couve, alface, etc.);
-  Todas as raízes (batatas, mandioca, macaxeira, rabanete,  cenoura, etc.);
-  Trigo mourisco;
-  Azeitonas;
- Coco;
-  Amendoim;
-  Óleos de girassol, oliva, amendoim e caroço de algodão;
- Todos os açúcares (da cana, de beterraba, demerara, etc.);
-  Todos os leites e seus derivados (queijo, iogurte, coalhada, requeijão, ghee, etc.).

Temperos que podem ser usados em Ekadasi:

- Sal;
- Gengibre;
-  Temperos verdes (coentro verde, hortelã verde, salsinha verde, etc. - menos cebolinha verde e alho poró, por serem tamásicos);
-  Curcuma (Açafrão-da-Índia);
-  Pimenta preta.

Alimentos que não devem ser consumidos, por “quebrarem” o Ekadasi:
1 – Nenhum dos cinco tipos de cereais, conforme definidos na cultura védica, isto é, nenhuma das variedades de:
       a) Arroz;
       b) Trigo;
       c) Cevada;
       d) Grãos (feijões, grão-de-bico, ervilhas, lentilhas, milho, etc.);
       e) Mostarda e gergelim.
2- Nenhum dos produtos compostos de cereais:
       a) Cereais quebrados (xerém de milho, arroz quebrado, ervilha partida, etc);
       b) Grão não-maduros e vagens (espiga de milho verde, milheto, vagem de feijão, feijão verde, etc).
       c) Cereais em flocos (flocos de aveia, flocos de arroz, etc.).
3- Nenhum dos produtos derivados de cereais:
       a) Farinhas de cereais (farinha de trigo, farinha integral, farinha de rosca, etc.);
      b) Pós de cereais (pó de cevada, pó de arroz, etc);
       c) Óleos de cereais (óleo de soja, óleo de milho, óleo de gergelim);
       d) Amidos (amido de milho, etc.).
4- Nenhum dos alimentos que contenham cereais ou seus derivados em sua composição:
       a) Comidas feitas com cereais (pão, comidas de milho, macarrão, biscoitos, bolos, tahine, doces de cereais, pipoca, arroz inflado, etc.);
       b) Alimentos feitos com, ou contendo, algum tipo de derivado de cereal em sua composição (isto é, contendo amidos, temperos de grãos, óleos de cereais, etc.), tais como, por exemplo:
               i) Frituras em óleos derivados de cereais;
              ii) Margarinas e frituras com margarinas;
             iii) Refrigerantes; 
             iv) Doces com amidos; 
              v) Sorvetes; 
             vi) Misturas prontas para milk-shakes, sucos dietéticos, etc.; 
            vii) Certos requeijões, iogurtes, sucos industrializados, etc.;
           viii) Certas sopas com: grãos, macarrão, ou temperos compostos de grãos, etc.; 
             ix) De modo geral, os alimentos industrializados (se for consumi-los, veja a composição e ingredientes na embalagem).

Temperos NÃO usados em Ekadasi:
- Sementes de gergelim
- Sementes de cominho
- Sementes de mostarda
- Cardamomo
-Sementes de Papoula
- Sementes de Kalonji
-Sementes de Ajwain
     
Ekadasi Nível 2 – Intermediário (devotos mais estritos)
Para os devotos que desejam ser mais estritos, especialmente levando-se em conta o controle dos sentidos e o voto de bramacarya (celibato), tanto para os solteiros quanto para os casais.Aplicam-se todas as orientações anteriores para o nível 1, complementadas pelas que seguem abaixo.
Alimentos restringidos durante Ekadasi:
  • Vegetais picantes como pimentas, pimentão, berinjelas (aumentam o apetite);
  • Todos os vegetais frondosos (por serem muito protéicos):  
  • Couve-flor;
  • Brócolis;
  • Espinafre;
  • Repolhos;
  • Ervas frondosas - como a salsa, as folhas do caril, as folhas de neem, etc;
  • Saladas;
  • Vegetais Indianos:
    • Karela (melão amargo, ou melão de São Caetano);
  • Loki;
  • Parmal;
  • Toroi;
  • Kunli;
  • Drumsticks (baquetas);
  • Okra (tipo de quiabo);
  • Flor de bananeira.
·  Mel (por ser muito energético);
·  Queijos comerciais (por estarem sujeitos a adulteração com algum tipo de farinha).
Temperos NÃO usados em Ekadasi:
  • Sementes de gergelim;
·  Sementes de cominho;
·  Pimenta preta;
·  Curcuma (açafrão-da-Índia);
·  Assafétida;
·  Feno grego;
·  Sementes de mostarda;
·  Tamarindo;
·  Funcho;
·  Aipo;
·  Sementes de Papoula;
·  Sementes de Kalonji;
·  Sementes de Ajwain;
·  Cardamomo;
·  Noz-moscada;
·  Cravo-da-índia;
·  Temperos em pó em geral (por estarem sujeitos a adulteração com algum tipo de farinha).
No caso de quebra indevida do Ekadasi:
Parar imediatamente de comer o alimento “contaminado” com grãos (devido à presença de papa-purusha), e:
  • Continuar o jejum como pretendido inicialmente (melhor); ou
  • Da quebra em diante, fazer o jejum no nível mais básico - nível 1.
Obs.: Pode-se recuperar o resultado advindo de seguir corretamente esse Ekadasi que foi quebrado, por seguir estritamente o Pandava Nirjala Ekadasi seguinte. 
 
Ekadasi Nível 3 – Avançado (devotos seriamente interessados no benefício espiritual de observar o voto de Ekadasi)

Para os devotos que estejam seriamente interessados em seguir o voto de Ekadasi, com vistas ao benefício espiritual advindo de tal prática.Aplicam-se todas as orientações anteriores para os níveis 1 e 2, acrescentando-se as que seguem abaixo.
Orientações suplementares para quem quiser seguir Ekadasi mais estrita e seriamente:
  • Preferencialmente não comer nada no Ekadasi;
  • Se possível, também não beber nada, nem mesmo água;
  • Tentar permanecer acordado durante todo o período do Ekadasi, inclusive por toda a noite (do brahma-muhurtha antes do nascer do sol no dia do Ekadasi até o horário de quebra de jejum no dia seguinte);
  • Evitar atividades materiais para o sustento corpóreo (trabalho formal, negócios, etc.) e de gozo dos sentidos (brincadeiras, jogos, diversões, futilidades, etc.).
  • Durante o período do Ekadasi, procurar não se distrair com amenidades ou divertimentos, permanecendo o máximo de tempo possível ativamente ocupado em Consciência de Krishna (leitura, adoração, pregação, kirtana, bhajana, aratik, etc.);
  • Pelo menos uma vez por ano, no Pandava Nirjala Ekadasi, fazer o jejum completo, não tomando nem mesmo água (nir jala = nem água).
Fazendo o voto de Ekadasi:
O devoto interessado em fazer o voto formal deve, no dia do Utpanna Ekadasi (o primeiro Ekadasi do ciclo de 24), na frente das Deidades, propor qual dos tipos de jejum ele fará até o próximo Utpanna Ekadasi. Os quatro tipos principais são:
  • Observar jejum até o meio-dia, fazer uma refeição sem grãos e observar jejum até o dia seguinte, quebrando o jejum dentro do horário estabelecido;
  • O mesmo que o acima, porém observando jejum até às 16 horas;
  • Jejum completo até o dia seguinte;
  • O mesmo que o acima, mas permanecendo acordado a noite toda cantando os santos nomes (japa, bhajana, kirtana);
Existem outros tipos de jejum ainda, tais como comer apenas frutas, ou tomar só leite ou outros líquidos (sucos, água, etc.). 

Ekadasi Nível 4 – Mais Completo

Corpo e mente são muito difíceis de controlar. Não é incomum propostas da mente para, de alguma forma, “compensar” o dia de austeridade e auto-controle, através da busca de satisfação desmesurada dos sentidos no dia anterior ao Ekadasi, no seguinte, ou até em ambos.  Para os devotos que desejem seriamente praticar o auto-controle com vistas ao avanço espiritual, aplicam-se todas as orientações anteriores para os níveis 1, 2 e 3, acrescentando-se as que seguem abaixo.

Orientações suplementares para quem quiser seguir Ekadasi com preparação prévia e auto-controle durante e no dia seguinte.

Deve-se observar o Ekadasi apenas para a satisfação do Senhor Supremo. O significado da palavra upavasa (jejum) é viver próximo. No dia de Ekadasi deve-se se afastar de todas as espécies de atividades pecaminosas, abandonar todas as espécies de atividades domésticas (caseiras) e de gratificação dos sentidos, e permanecer próximo ao Senhor.
No dia anterior ao Ekadasi, deve-se:
  • Deixar a cama macia e dormir no chão;
  • Comer somente uma vez;
  • Beber água somente uma vez;
  • Permanecer arrumado e limpo;
  • Controlar os sentidos;
  • Não ter atividade sexual;
  • Evitar comer:  
    • Em pratos de bronze;
    • Comer alimentos fortes, tais como urad-dahl (tipo de lentilha), lentilhas-vermelhas, grão-de-bico, kondo (um certo tipo de grão), arroz pré-cozido, espinafre e mel;
    • Fora de casa (na casa de outra pessoa, etc.).
    •  
No dia do Ekadasi deve-se:

· Levantar cedo pela manhã, antes do Brahma-muhurta, e oferecer reverências ao Supremo Senhor Hari;
·  Tomar banho (de chuveiro - o mais básico, até um banho em um rio – o melhor). Uma pessoa piedosa deve assim, ao se banhar, abandonar toda sua ira e cobiça;
·  Adorar o Senhor Keshava com devoção e oferecer a ele alimentos saborosos;
·  Oferecer uma lamparina no Templo do Senhor;
·  Ouvir as glórias do Ekadasi da boca de um brahmana, e então dar a ele suficiente caridade;
·  Ouvir e falar sobre as glórias do Senhor Krishna;
·  Permanecer acordado durante a noite enquanto canta as glórias transcendentais de Krishna;
·  Jejuar, ou então, pelo menos, não comer os cinco tipos de grãos acima indicados;
·  Evitar (mesmo nas suas forma mais sutis, leves ou ingênuas):
  • Jogos de azar;
  • Espalhar rumores;
  • Procurar erros nos outros;
  • Pregar para pessoas espiritualmente desinteressadas;
  • Irar-se, mentir, enganar, roubar, etc.
  • Atividade sexual;
  • Associar-se com pessoas de baixa classe, pecaminosas ou ateístas.
·  Evitar também:
  • Praticar esportes;
  • Dormir, cochilar, soneca, etc.;
  • Mascar nozes de betel ou suas folhas;
  • Escovar os dentes.
  •  
No dia posterior ao Ekadasi deve-se:
  • Adorar o Senhor Hari com devoção, oferecendo-Lhe folhas de Tulasi;
·  Dar caridade aos brahmanas;
·  Não comer:
·  Mais de uma vez;
·  Em pratos de bronze;
·  Alimentos muito fortes, tais como urad-dahl (tipo de lentilha), lentilhas-vermelhas e mel;
·  Fora de casa (na casa de outra pessoa, etc.);
·  Alimentos de alguma forma contaminados.
·  Não praticar qualquer atividade sexual;
·  Não barbear o rosto, raspar a cabeça ou se depilar;
·  Não passar óleo no corpo de alguém ou no próprio;
·  Não mentir;
·  Não participar de trabalho ou exercício extenuante.

Citação do Nectar da Devoção (Bhakti Rasamrta Sindhu), pág. 63 - Observando o jejum no Ekadasi:

No Brahma Vaivarta Purana é dito que aquele que observa jejum no Ekadashi está liberado de todos os tipos de reações das atividades pecaminosas e avança na vida piedosa. O princípio básico é não apenas jejuar, mas incrementar o amor e a fé por Govinda, ou Krsna. A razão real para se observar o jejum no Ekadashi é minimizar as demandas do corpo e ocupar nosso tempo no serviço do Senhor por cantar ou praticar serviço similar. A melhor coisa a fazer nos dias de jejum é lembrar dos passatempos de Govinda e ouvir Seus santos nomes constantemente. 

Quebrando um Ekadasi rapidamente:

Se você observar um jejum completo (sem mesmo beber água), você não necessita quebrá-lo com grãos. Você pode quebrá-lo com caranamrita ou fruta. Se você observar o Ekadasi comendo frutas, vegetais, etc., então ele deve ser quebrado no dia seguinte tomando grãos no horário especificado no calendário Vaisnava.

Pessoas que não devem fazer jejum estrito no Ekadasi:

  • Pessoas com problemas de fígado, coração, pulmão, estômago ou rins;
  • Pessoas insanas ou muito perturbadas (ansiosas, preocupadas, etc.);
  • Crianças, idosos e grávidas.
Todos devem, porém, observar o jejum de feijões e cereais.Aqueles que forem, por qualquer motivo, incapazes de observar o jejum de Ekadasi (nem mesmo o jejum de grãos), podem obter alguns dos resultados de observar Ekadasi simplesmente por ouvir e divulgar suas glórias (falar, cantar, etc.).
 
Considerações adicionais:  

O sal para o Ekadasi teve ser tomado de um pacote novo ou limpo.
Soja não é considerada muito adequada para alimentação humana, por ser muito protéica. Se consumir, seja moderado.
Lentilhas (urad-dhal, masura dhal) também são tão protéicas que não são consideradas alimento para vegetarianos, e não podem ser oferecidas as deidades. Se for comer, coma no máximo uma vez por semana.
Grão-de-bico é também muito protéico. Quando consumir, bastam uns poucos grãos por dia.
Os queijos vendidos comercialmente estão sujeitos a muitos tipos de adulteração com farinhas de cereais. Se for usar queijo no Ekadasi (e não quiser correr riscos de adulterações), dê preferência a fazer seu próprio queijo fresco a partir do leite.
Alguns não recomendam tomates no Ekadasi. Alguns argumentam que não é um vegetal tradicional indiano, não sendo usado nem mesmo nos dias normais, quanto mais no Ekadasi. Outros se referem à dificuldade de cultivo, que exige muito agrotóxico, por ser uma fruta muito delicada. O tomate não é um legume, mas sim uma fruta, da mesma família das beringelas, pimentões, pimentas. Mas quanto a aumentar o apetite, não temos confirmação. Talvez seja o caso de algumas variedades. 
No Ekadasi cozinha-se para as deidades como nos dias normais (Krishna não precisa fazer Ekadasi: este é um benefício para nós, entidades vivas condicionadas).
Embora os vaishnavas devam aceitar todos os tipos de alimentos oferecidos ao Senhor (e em especial a maha-prasada), no Ekadasi não se deve aceitar nem mesmo a maha-prasada (embora possa-se guardá-la para comer no dia seguinte).
No Sat-Tila Ekadasi (ocorre normalmente no mês de janeiro) pode-se consumir preparações feitas com gergelim, sendo, nesse dia, muito auspicioso dá-lo, prepará-lo ou comê-lo. O gergelim pode ser preparado de qualquer forma, puro ou como ingrediente de diversas preparações.
Ekadasi tem horário para início e finalização (quebra de jejum). Os dias, no calendário védico, iniciam-se ao nascer do Sol. Assim, pode-se considerar que o jejum, efetivamente, inicia-se no Brahma-muhurtha (antes da alvorada) no dia do Ekadasi, e termina após o nascer do sol do dia seguinte, quando deve-se tomar alguma prasada para “oficialmente” encerrar o jejum. O horário para essa quebra oficial do jejum é variável, sendo determinado por cálculos astronômicos e não devendo ser ultrapassado.
Devido às orientações ayur-védicas quanto a alimentação (que contra-indicam comer tarde de noite ou de madrugada), em geral, observa-se o jejum do pôr-do-sol do dia anterior ao Ekadasi até 48 minutos (variável) depois do nascer-do-sol do dia posterior ao Ekadasi. Especialmente o horário de quebra de jejum deve ser respeitado, sendo determinado por cálculos astronômicos e estando registrado nos calendários vaishnavas.
Mahadvadasi é observado como Ekadasi.
Srila Prabhupada sempre orientou seus seguidores a observar Ekadasi através do jejum de grãos e feijões. O jejum total nunca foi estimulado por Srila Prabhupada. Ao invés de acentuar várias austeridades severas, ele pôs maior ênfase no serviço (que às vezes é impedido pelo jejum, e, ainda mais, muitas vezes impedido por vários dias, devido a se permanecer acordado a noite toda). Por isso, Srila Prabhupada somente insistiu em 4 dias de jejum completo por ano (para certos Dias de Aparecimento) e orientou a comer de forma muito simples nos Ekadasis. O jejum total (e, opcionalmente, para cada Ekadasi) é um vrata (um voto) opcional, e é algo bom, caso inspire um sentimento mais profundo de amor por Krishna.


#ConsciênciaDespertaPREMA  #prema