sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Smarana
(Lembrança)


Todos shastras indicam que a doença da existência material tem como causa o esquecimento de Deus e por isso para que se revele um remédio que cura essa doença foram trazidos os ensinamentos de smarananga Bhakti, ou seja a devoção cuja essência é a lembrança do Senhor.
Desde tempos imemoriais a alma se esqueceu do Senhor e assim tem se comportado de modo avesso a Ele. Essas almas por isso estão desprovidas de todo o conhecimento transcendental prisioneiras da condição de vida material. A conseqüência disso é que elas estão à mercê das triplas misérias da existência que arde como um fogo devorador passando pelo nascimento, morte, velhice e doença, perambulando esquecida de uma a outra espécie de vida. O único meio de acabar com esse esquecimento do Senhor é através da constante lembrança dEle.
O Bhagavad Gita diz: "Oh Arjuna, para aquele que se lembra constante e exclusivamente de Mim, Eu sou facilmente obtenível. Tal pessoa é o maior dos yogis."
"Aquele que fixamente se lembra de Mim sem desvio Me alcançará. Eu pessoalmente lhe darei o que falta e preservarei o que ele tem. Portanto, sempre lembre-se de Mim."
Menciona-se no Padma Purana que a lembrança do Senhor é o princípio maior acima de todas as regras e proibições. "Sempre se lembre do Senhor Vishnu e nunca se esqueça dEle, essa é a máxima maior acima de todas as regras e proibições."
Da mesma forma que os ministros devem obediência ao presidente, todas as regras e proibições das escrituras são subservientes ao lila Smarana. Na realidade existe apenas uma única regra que é lembrar do Senhor e uma única proibição que é o esquecimento dEle.
No Shrimad Bhagavatam 10.18.11, Shrila Jiva Gosvami Pada comenta: "O Senhor se dá diretamente aos devotos que se lembram de Seus pés de lótus. E o Senhor fica submisso a eles, ou seja, Ele fica sob o controle daqueles devotos que se lembram dEle."
Depreende-se disso que a lembrança de Shri Hari é a própria forma de vital de todo sadhana. E a fim de se praticar esse ítem de bhakti chamado Smarana é absolutamente necessário que a mente esteja fixa e concentrada. Enquanto a sujeira da lembrança de outras coisas não estiver sido removida do coração, ainda não se alcançou a qualificação para a prática de sadhana. Para adentrar nesse sadhana de Shri Harinama Sankirtana nenhum ritual purificatório é necessário, nem há regras e regulações, assim Harinama Sankirtana é executado como auxiliar do item de Smarana com a finalidade da purificação do coração.

#ConsciênciaDespertaPREMA  #Prema

3 comentários:

  1. Maravilha de texto! Harinama Sankirtana Ki jay! Acho que a doença mais horrível talvez seja o tal Alzheimer, nos casos graves a mente fica toda atrapalhada... como lembrar de Krsna e se a pessoa esquecer que Krsna existe?... Credo, nem pensar... Optar por satisfazer completamente a Gurudeva é algo muito especial. Ountem ouvi de Gour Govinda Maharaja, não existe rendição parcial, superficial...só existe rendição total ao Guru e assim, só a partir daí se fala em prema bhakti. Haribol!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaya Radhe! Recebi hoje um relatório do Google de que essa foi a publicação mais acessada dentre todas que aqui postei. Haribol!!

      Excluir
  2. Seria o que os cristãos falam sobre "estar em constante oração"? Haribol!

    ResponderExcluir