terça-feira, 31 de março de 2015

 
"No encontro de Sri Chaitanya Mahaprabhu com Vallabha Bhatta, 
o Senhor ensina":

yesam samsmaranat pumsam sadyah suddhyanti vai grhah
kim punar darsana-sparsa-pada-saucasanadibhih

"Qualquer pessoa pode purificar seu lar imediatamente, por lembrar personalidades exaltadas, o que falar de vê-las diretamente, tocar seus pés de lótus, lavar seus pés de lótus, ou oferecer um lugar para sentar". Cc (Antya 7.10)

#ConsciênciaDespertaPREMA  #Prema

sábado, 28 de março de 2015

                                         Mais um Néctar de Srila Sridhar Maharaj

O que é consciência de Krishna? Consciência de Krishna significa verdadeiro amor e beleza Verdadeira amor e beleza tem que predominar: não o egoísmo ou a exploração. Geralmente, sempre que vemos a beleza pensamos que ela deve ser explorada, mas na verdade beleza é o explorador, a beleza é o mestre, e a beleza é o princípio controlador.

E o que é amor? Amor significa sacrifício pelos outros. Não devemos pensar que o sacrifício deva ser explorado por nós. Quem deve ser o recipiente do sacrifício? Nosso grupo? Não. Estamos no grupo daqueles que se sacrificam: o grupo negativo predominado, o grupo de Mahãbhava. 0 princípio subliminar do amor é o sacrifício, mas sacrifício para quem? E quem é o beneficiário? 0 amor é o beneficiário. Todos devem contribuir com o centro, mas ninguém deve tirar energia dali. "Morra para viver." Com este espírito, devemos nos unir e trabalhar para o verdadeiro amor e beleza.

#ConsciênciaDespertaPREMA  #Prema

sexta-feira, 27 de março de 2015

Srila Sridhar Maharaj descreve assim Sri Caitanya Mahãprabhu no Prema Dhãrma Deva Stotram:

ãtma-siddha-sãva lila-púrna-saukhya-laksanam
svãnubhãva-matta-nrtya-kirtanãtma-vantanam
advavaika-laksya-purna-tattva-tat-paratparam
premá-dhãma-devam-eva naumi  gaura-sundaram

“A concepção mais elevada da Verdade Absoluta também deve ser a forma mais elevada de ãnanda, êxtase. A dança de Mahãprabhu indica que Ele é pleno de êxtase, e Seu kirtana é a distribuição deste rasa. Assim, se procurarmos saber cientificamente quem é Mahãprabhu, não poderemos concluir nada além de que Ele é a Realidade última. Ele está louco em saborear Seu próprio néctar interno. e Sua dança é a exteriorização de Seu êxtase transcendental. E Ele está cantando, distribuindo-o aos outros. Assim, estudando muito de perto o caráter de Sri Caitanya Mahãprabhu, podemos apenas concluir que Ele é a Suprema Verdade Absoluta, em Sua expressão mais completa e dinâmica”.

#ConsciênciaDespertaPREMA  #Prema

domingo, 22 de março de 2015

Um exame geral de Bhakti
(Em formato simples para leigos)

 
A tradição de raganuga-bhakti da escola Gaudiya Vaishnava é, entre muitas religiões devocionais da Índia, a única em seus aspectos. Neste texto, estudaremos os mistérios deste belo caminho de compreensão do amor extático pelo Senhor Supremo, também conhecido como prema.
Esta apresentação em formato simples, para ser entendida por não-iniciados, está baseada principalmente nos trabalhos de Sri Rupa Gosvami, Sri Jiva Gosvami, Sri Krishna Das Kaviraja, e Srila Visvanatha Cakravarti.
 
A palavra  “raganuga” literalmente significa ”seguir com apego amoroso” devoção amorosa direcionado a Deus.
Bhakti é dividida em três importantes categorias de acordo com o desenvolvimento.
  

O estagio inicial de pratica (sadhana) é o momento em que o aspirante começa a cultivar seu relacionamento com Deus. Pratica é compreendida da seguinte forma:
“Aquilo que é realizado através dos sentidos funcionais e através do qual o amor devocional é obtido, chama-se devoção em pratica (sadhana-bhakti). O aparecimento de um perfeito sentimento eterno dentro do coração é conhecido como estagio de perfeição pura”.
 
Com o amadurecimento da pratica, um especifico sentimento de amor (bhava) surge no coração do sadhaka.
  
“Uma distinta manifestação de divina existência, similar ao raio do sol de prema,  suavidade da consciência misturada com diferentes emoções puras – define-se como bhava.”
  
Sentimentos iniciais de amor a Deus são de cinco tipos, (1) pacifico, relacionamento neutro, (2) afeição de um servo, (3) afeição de amigo, (4) afeição de parente, (5) afeição de consorte, esposa ou amante. Com o cultivo continuo de um destes sentimentos, uma refrescante e maravilhosa experiência de amor a Deus (prema) é despertada.
   
“Quando Bhava suaviza o coração, este o capacita com uma abundância de sentimentos de posse em relação a Ele, sendo de natureza extremamente intensa, os sábios denominam isto de prema”
   
Deus, sendo o reservatório infinito de amor, é naturalmente o objeto de variedades de sentimentos amorosos individuais. Ele aparece para cada um em uma forma particular da qual o devoto sincero anseia por Seu darsana (visão). 
 
#ConsciênciaDespertaPREMA  #Prema

quinta-feira, 19 de março de 2015

Jaya Radhe.  As segundas e quartas-feiras (e eventualmente às sextas-feiras) nós apresentamos um Hari-katha no Youtube ao vivo, via Hangout. Nesta última quarta-feira, dia 18 de março, a participante assídua, divulgadora e colaboradora do programa deixou nos comentários duas perguntas bem relevantes que resolvemos responder com essa postagem no blog. Muito obrigado por tudo e por suas perguntas Vrajesvari didi e ai vão nossas respostas. (RM)

PERGUNTA: Só complementando, agente não precisa da mente pra identificar o que é bom o que é ruim Agente em tatastha sakti não temos mente... Como identificamos o que é bom no mundo material nessa condição? 

R.: A Jiva não entra nessas considerações de bom e ruim quando está na posição não-diferenciada no tatashta-shakti. Ela apenas sente a necessidade de saber sobre si mesma, CIT, e de desfrutar, que é um sentimento natural da jiva. Esse sentimento de desfrutar a empurra para o plano material cósmico.

PERGUNTA: Eu não consigo entender isso, quando estamos no tatastha sakti, o que nos atrai no mundo material? Como nos sentimos atraídos se estamos lá, como partículas, sem noção deste mundo material, o que nos atrai?  O que faz agente se identificar com a energia material? E é assim instantaneamente?  Agente entra no mundo material imediatamente no ventre de uma entidade viva?  Maharaj acho isso muito difícil de compreender ... 

R.: A resposta para essa pergunta tomamos de Srila Sridhar Maharaj em seu Livro “A Busca de Sri Krishna, A Realidade, O Belo”:   “Desde tempos imemoriais, o homem tem indagado sobre a origem da alma. Neste breve capítulo, Sridhara Mahãrãja responde esta mais vital de todas as questões: "Quem sou eu? De onde vim?"
"Como a alma aparece primeiramente neste mundo? De que estágio de existência espiritual ela cai no mundo material?" Esta é uma questão muito ampla, que requer alguma informação básica.
Existem duas classes de almas, jivas, que vêm a este mundo, Uma classe vem dos planetas Vaikuntha pela necessidade de nitya-lila, os eternos passatempos de Krsna. Outra vem por necessidade constitucional.
O brahmaiyoti, o plano marginal não-diferenciado. é a fonte de infinitas almas jiva, partículas espirituais atômicas de caráter não-diferenciado . Os raios do corpo transcendental do Senhor são conhecidos como brahmajyoti, e uma partícula de um raio do brahmajyoti é a jiva. A alma jiva é um átomo naquela refulgência, e o brahmajyoti é o produto de um número infinito de átomos jiva.
Geralmente. as almas emanam do brahmajyoti, que é vivo e crescente. Dentro do brahmajyoti, o equilíbrio delas é de alguma forma perturbado, dando início ao movimento. Da não-diferenciação inicia-se a diferenciação. De um simples lençol de consciência uniforme, surgem unidades conscientes individuais. E porque a jiva é consciente ela é dotada de livre-arbítrio. Assim. da posição marginal elas escolhem o lado da exploração ou o lado da dedicação.
Krsna bhuli sei jiva anadi bahirmukha. Anadi significa aquilo que não tem começo. Quando entramos na terra da exploração, adentramos no fator tempo, espaço e pensamento. E, quando viemos para explorar, a ação e reação começam na terra negativa do empréstimo. Embora lutemos por nos tomar mestres, na verdade nos tornamos perdedores.
Os servos de Goloka e Vaikuntha também são vistos como estando dentro da jurisdição de brahmanda o universo material, mas isto é apenas uma brincadeira, lila. Eles vêm do plano superior apenas para participar dos passatempos do Senhor e então retomam. As almas caídas vêm da posição marginal dentro do brahmajyoti, e não de Vaikuntha.
A primeira posição de uma alma no mundo material será como a de Brahma, o criador. Então seu karma pode levá-la para o corpo de urna besta corno o tigre, onde ela é cercada de uma mentalidade de tigre, ou para o corpo de uma árvore ou trepadeira, onde diferentes impressões podem cercá-la. Dessa maneira, unia pessoa se envolve em ação e reação. O caso é complexo; é desnecessário analisar os detalhes da história de um átomo particular. Estamos interessados corri a coisa em geral: como a transformação da concepção material brota da consciência pura.”

#ConsciênciaDespertaPREMA   #Prema

sábado, 14 de março de 2015


Shridhara Maharaja nos ensinou que “O que nos interessa são os que estão acordando para a dimensão interna da personalidade divina do conceito de Sri Guru. Não devemos identificar nosso guru com a aparência física que percebemos com nossos sentidos externos. Nossa identificação interna com Ele vai ser esclarecida na medida do crescimento de nossa visão. Quando nossa visão aumenta e toma forma saindo do aspecto material em direção a dimensão transcendental, a aparência de Sri  Guru também muda correspondentemente. A não ser que se abandone a visão material, o que veremos será baseado na concepção de corpo físico. E, forçar a concepção material para que entenda a Divindade é um crime, é ignorância , é um erro. Temos que nos libertar da armadilha de identificar a realidade com a forma física que se apresenta aos nossos olhos. É necessário eliminar o conceito externo, temos que adentrar na dimensão interna, e isto será de suma importância para um discípulo progressivo, se temos a intenção de fato de chegar a dimensão interna da realidade”.

#ConsciênciaDespertaPREMA    #Prema